A palavra do líder
Reflita comigo:
- O líder deve dar a primeira, ou a última palavra?
- Você é um líder que dá a última palavra?
- Os líderes com quem você tem trabalhado fazem uso da última palavra?
- Ou deixam a coisa esfriar, perdendo momentos ricos de aglutinação de pensamentos e esforços?
Algum tempo atrás, participei de uma reunião de trabalho, que durou todo o dia. Era uma sessão final de um trabalho de Planejamento Estratégico, em que o Diretor Executivo fez, de maneira serena e compartilhada, a apresentação do que havia sido desenvolvido pela diretoria da empresa.
Naquele momento, era hora de compartilhar com os gerentes o que havia sido discutido e definido no nível estratégico da empresa. A reunião tinha como objetivos principais, a apresentação do que havia sido definido, e a captura de opiniões e sugestões, por parte dos gerentes, de detalhes que porventura houvessem sido esquecidos, e que pudessem ser acrescentados.
Durante o dia haviam ocorrido discussões ricas, profundas, e, às vezes, inquietantes. Mas foram todas conduzidas com maestria pelo Diretor que, além de competência técnica, demonstrou capacidade de moderação e articulação.
Concluída a última discussão do dia, enquanto alguns fechavam bolsas e computadores, e outros já se dirigiam para a saída, o Diretor solicitou que todos se acomodassem em seus lugares, onde haviam passado todo o dia, e fez o fechamento do dia de trabalho.
Comentou a importância daquele dia, ressaltando ser um marco na vida da empresa, a relevância daquele trabalho que, feito da maneira como havia sido feito, representava algo inédito na vida da organização, e que mantido o elevado nível de dedicação e responsabilidade que havia sido aplicado até aquele instante, sentia que iria mudar, fortemente, os destinos do grupo empresarial.
E eu fiquei a pensar: caramba, que belo exemplo de liderança!
Não bastasse todo o trabalho do dia, bem como do que havia sido desenvolvido até aquele instante, o Diretor fechou, com chave de ouro, aquela etapa de trabalho, com um belo exemplo do papel que um líder deve ter: a última palavra!
Sabemos que, dentre as habilidades de um líder, encontram-se: saber ouvir; ter capacidade de persuasão; ser democrático, participativo e equilibrado; conseguir potencializar o melhor das pessoas; entre tantos outros itens que podemos listar.
Mas geralmente os “manuais de liderança” não citam a “última palavra”.
Você talvez possa entender que estou defendo que a última palavra é a ordem final do líder, mas não é este o sentido.
Não. A última palavra não é a ordem final, necessariamente.
O que defendo aqui é que o exercício da liderança requer, em determinados momentos, que o Líder dê o tom final, para um assunto, decisão ou projeto em curso. É sempre oportuno que ele faça o fechamento, indicando o caminho a ser seguido pelas pessoas que compõem sua equipe.
Agora!
É como o famoso “agora” de Napoleão Bonaparte.
Uma das características de Napoleão era que, segundos antes de iniciar um ataque, ele, após ter discutido toda a estratégia e táticas com seus generais, reservava-se o direito de dar a ordem final de ataque, pronunciando a palavra “Agora!”, momento em que transmitia o ápice da energia a seus comandados, que, seguiam rumo ao inimigo.
Assim como a tão declamada forma de expressar a ordem de avanço, de Napoleão, quando pronunciava a palavra “Agora”, existem certos momentos em que uma palavra, uma sentença, ou mesmo a conclusão de uma sessão de trabalho representam, se não o ápice, pelo menos o arremate final para que as coisas aconteçam.
E é, neste momento, que o líder deve dar a palavra final.
O líder que sabe dar a última palavra
Para dar a palavra final a seus liderados, o verdadeiro líder deve entender os aspectos a seguir.
É neste momento que o líder deve resgatar o que foi compartilhado, discutido e acordado, a fim de proporcionar condições de motivação para cada um dos envolvidos num projeto.
É neste momento que o líder deve reafirmar o que foi discutido, decidido e definido antes com sua equipe.
É neste momento que o líder deve resgatar tudo o que motivou um projeto, alavancando os esforços para os resultados futuros.
É neste momento que o líder deve olhar nos olhos de cada liderado, passando a energia necessária para que cada um entenda seu papel e possa contribuir para aquilo que se pretende mudar, evoluir.
É neste momento que o líder deve, após ter demonstrado toda sua habilidade em ouvir, discutir e definir, sem impor, ressaltar o que se faz necessário para os encaminhamentos futuros.
É neste momento que o líder deve, após ter agido com muita simplicidade e flexibilidade, demonstrar convicção em torno do que precisa, e será feito.
Como dar a última palavra
Podemos chamar de “Roteiro para uma boa liderança que sabe o que diz”.
Por fim, como deve agir o líder, ao dar a palavra final?
- Quando for conduzir uma reunião, ou um projeto, com sua equipe, planeje a introdução, o processo, e o fechamento;
- No início da reunião, crie um clima favorável ao que vai ser discutido, gerando uma expectativa positiva e participativa;
- Também no início, estabeleça claramente, de forma explícita, os objetivos daquela reunião, e a forma de contribuição de cada participante;
- Conduza sua reunião, exercendo toda sua capacidade de liderança, sendo atuante no direção do objetivo que busca alcançar;
- Seja ouvinte, participativo, democrático, sereno, tranquilo e equilibrado;
- Conduza as discussões no sentido dos objetivos estabelecidos;
- Faça o fechamento, procurando:
- Retomar o objetivo da reunião
- Mencionar o contexto da reunião, do projeto, ou do tema tratado
- Ressaltar o clima positivo da reunião, ou, caso tenha sido um clima negativo, reconstruir um clima positivo
- Reafirmar interesses e motivações para o projeto ou próximas ações
- Ressaltar a contribuição de cada participante, na reunião, e nas próximas etapas que virão
- E, por fim, encerre, solenemente, a reunião, com uma mensagem positiva, construtiva e evolutiva!
- Nunca se esqueça: a última palavra é sua!
- Nunca se esqueça: Líder que se preza tem a última palavra! O verdadeiro líder tem a última palavra!
Outros artigos
Veja outros artigos sobre este assunto:
A última palavra é vital para a motivação da equipe!!!!
O triste, Frederico, é que muitos gestores não se dão conta disso, e apenas emitem as palavras intermediárias. Seja no reconhecimento, no elogio, ou na crise, a palavra do verdadeiro líder tem uma força incrível. Grato por seu comentário!