TRÊS PAPÉIS ESSENCIAIS DE UM GESTOR

O que você, gestor, não pode deixar de fazer

Você, gestor, já deve ter recebido uma série de manuais de boas práticas de gestão, livros sobre as atribuições de um bom gestor, os 1000 passos para uma boa gestão, as receitas maravilhosas de gestores bem sucedidos, não é mesmo?

Pois bem, depois de acompanhar tantos conteúdos, amadureci algumas ideias que tinha, e sintetizei tudo que os “manuais do gestor” recomendam, em três palavras, três verbos, que vão ajudar muito a você gestor, a resumir o que você não pode deixar de fazer, em uma semana usual de trabalho.

E veja bem, que no mundo corrido de hoje em dia, com tantos desafios, tantas inovações, o tempo passando cada vez mais rápido, o cliente cada vez mais informado e exigente, sendo cada vez mais assediado pela concorrência, e a necessidade de resposta por parte de empresas, o tempo do gestor está ficando cada vez mais escasso para dar conta de todas as suas atribuições, não é mesmo?

Senão, veja:

  • Você está fazendo tudo que gostaria de fazer no seu dia de trabalho?
  • Você se depara com situações em que gostaria de fazer uma determinada atividade, mas só se dá conta de que não fez três semanas depois?
  • Você tem um guia para lhe lembrar dessas atividades que você gostaria de fazer sistematicamente com sua equipe?

Problemas como esses costumam incomodar aqui e acolá, exigindo do gestor capacidades e habilidades crescentes para conduzir suas equipes a alcançarem seus resultados.

Neste artigo trago uma contribuição que vai lhe ajudar a lidar com dificuldades deste tipo.

Antes porém, deixe-me provocar você, com uma questão sobre o assunto:

Se você fosse resumir tudo o que você faz, enquanto gestor, em 3 palavras, quais seriam?

A seguir, apresento três papéis que todo e qualquer gestor deve assumir, para alcançar seus resultados, em qualquer tipo de organização onde atue.

Três papéis essenciais do gestor

No artigo TODO MUNDO É GESTOR, INCLUSIVE VOCÊ! apresentei o conceito de gestão, conforme Peter Drucker, para quem  “Gestão é alcançar resultados através de, e com pessoas”. Em outras palavras, fazer gestão é alcançar resultados. Portanto o bom gestor é aquele que alcança bons resultados em sua atividade profissional ou num empreendimento.

Porém, a segunda parte da definição chama atenção para o fato de que o gestor não alcança resultados sozinho. Ele o faz através das pessoas, ou seja, de sua equipe.

Exatamente por este motivo apresente neste artigo os três papéis essenciais de um gestor.

E que papéis são esses?

Conforme mostrado na Figura acima, os três papéis essenciais para um gestor são:

Pensar: o gestor, mais do qualquer outra pessoa numa empresa, é pago para pensar. E em que consiste o pensar do gestor? Consiste em analisar, refletir, aprender, decidir, e antecipar/planejar.

Falar: se os resultados são alcançados pelas pessoas, a equipe, cabe ao gestor falar com as pessoas. Mas falar não se restringe apenas ao processo de comunicação Falar envolve compartilhar, comunicar, orientar , incentivar e integrar cada membro de seu time.

Mas não basta falar com sua equipe. 

Agir: além de falar com sua equipe, o gestor deve caminhar junto com as pessoas. Neste sentido, agir significa acompanhar, avaliar, analisar, ajustar e aperfeiçoar.

Vejamos cada um dos papéis em detalhe.

O papel de pensar

Com a economia do conhecimento cada vez mais presente, a disponibilidade de informações em tudo quanto é lugar, e a velocidade com que as informações são disseminadas, o gestor deve ser, cada vez mais, um administrador de informações.

Pensar compreende:

  • Analisar dados, informações, tendências, movimentação de competidores, fornecedores e clientes, para sentir a direção que o mundo está seguindo;
  • Refletir sobre mudanças e tendências, internas e externas, para compreender os fenômenos de evolução das coisas;
  • Aprender com a evolução, traduzindo as informações genéricas para a realidade de seu negócio, e prospectando alternativas para o futuro;
  • Decidir, a partir de alternativas identificadas, o que fará mais sentido para o futuro de seu negócio, produtos, serviços, e a forma de fazer gestão;
  • Antecipar/Planejar o que tiver sido decidido, para ser executado visando maiores e melhores resultados.

PENSAR é, possivelmente, o papel de maior importância para o gestor, pois lida com estratégias para o futuro dos negócios.

Vejamos a seguir o segundo papel essencial do gestor: falar.

O papel de falar

Diferentemente de tempos, antigos ou situações, em que prevalecia o ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, as pessoas hoje em dia não estão mais dispostas a serem meros cumpridores de ordens de seus superiores.

Por outro lado, o respeito tem crescido, de modo geral, nos relacionamentos humanos.

Por isso, a comunicação tem sido um item de atenção crescente para gestores.

Assim, o papel de falar, para gestores, compreende:

  • Compartilhar informações, situações, decisões e ações, de modo que a equipe não sinta um clima de sonegação de informações sobre aspectos importantes do negócio;
  • Comunicar objetivos, estratégias, diretrizes para o alcance das metas;
  • Orientar as pessoas para que cada um, independente da contribuição, entenda, assimile, e sobretudo, tenha discernimento sobre como poderá contribuir para o alcance das metas. Um erro frequente de gestores é parar na etapa de comunicação, achando que todos já entenderam tudo o que é necessário para realizar o seu trabalho. A orientação deve ser contínua e continuada;
  • Incentivar as pessoas para que se sintam parte do negócio. Incentivar, mais e mais, de forma frequente e contínua. Incentivar nunca deve ser entendido como algo que você faz apenas uma vez por mês. Incentivar de forma contínua e continuada é uma das principais atividades de qualquer gestor deve ter em sua agenda;
  • Integrar as pessoas é algo que transcende os aspectos formais de compartilhar e comunicar objetivos, estratégias, metas. Integrar as pessoas, diariamente, transformando grupos em equipes, e equipes em times, deve ser uma outra atividade diária do gestor.

FALAR é o papel de maior intensidade do gestor. É, possivelmente, o papel que vai exigir maior dedicação de tempo do gestor, pois significa o contato direto com cada membro de sua equipe, de forma individual ou coletiva. Somente assim o gestor vai alcançar níveis elevados de engajamento das pessoas.

Vejamos a seguir o terceiro papel essencial do gestor: agir.

O papel de agir

No artigo COMO ENTENDER O D DO PDCA, chamei atenção sobre as atribuições de um técnico de futebol, basquete, vôlei, ou qualquer outro esporte. Mesmo que você não seja um especialista em qualquer esporte. Você conseguirá relacionar algumas das atribuições de um técnico. E também será capaz de responder à seguinte questão:

  • Qual é a única atividade de um esporte, qualquer que seja ele, que o técnico não pode executar?

Se você pensou em “jogar”, acertou.

Um técnico pode fazer todo o trabalho de preparação, orientação, treinamento, preleção, aconselhamento, chamar atenção da equipe, e várias outras possíveis atividades. Mas ele não pode jogar. Assim, um técnico de futebol fica à beira do gramado, mas não chuta a bola – não durante o jogo. O mesmo vale para qualquer outro esporte que utilize bola.

Onde isso nos leva?

Isso nos leva ao entendimento de que o papel de um gestor é fazer fazerem.

Então, como entender o terceiro papel essencial do gestor, que é agir?

Em primeiro lugar, agir, enquanto o papel do gestor, não significa fazer a tarefa que é de responsabilidade da equipe de operação. Agir aqui significa que o gestor tem também atividades de execução, que são próprias e praticamente exclusivas dele.

Assim, o papel de agir, para gestores, compreende:

  • Acompanhar a execução da equipe, sem se envolver, de forma direta, na execução de tarefas da operação;
  • Avaliar desempenho, objetivos e metas, alcançados pelos processos e pelas pessoas;
  • Analisar processos, problemas, e resultados, identificando os fatores que contribuíram para os resultados alcançados ou não alcançados;
  • Ajustar planos, objetivos, estratégias, processos e diretrizes, que possibilitem o alcance dos objetivos estratégicos do negócio;
  • Aperfeiçoar estratégias e processos, que maximizem a utilização dos recursos e o alcance dos resultados almejados.

AGIR é, por fim, o terceiro papel essencial do gestor, que lhe permitirá alcançar o tipo de gestor executor.

AGIR é papel do
GESTOR EXECUTOR

Onde esses três papéis podem me levar você, pode estar se perguntando?

A transformação do gestor, através dos três papéis essenciais

O que alguém pode ganhar ao colocar em prática esses três papéis?

O gestor que pensa se transforma em gestor estrategista, levando sua empresa a um futuro promissor e sustentável.

O gestor que fala se transforma em gestor engajador, elevando o nível de engajamento de sua equipe, e levando a empresa a um futuro promissor e sustentável.

O gestor que age se transforma em gestor executor, maximizando os recursos e resultados da  empresa, elevando o nível de engajamento de sua equipe, e levando a empresa a um futuro promissor e sustentável.

Adote os três papéis essenciais do gestor!

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Nota: Todas as imagens (Exceto a Figura dos 3 papeis)utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.