Quem precisa de estratégia ágil?
As melhores organizações e empresas do mundo definem suas estratégias e iniciativas confrontando o ambiente interno com o ambiente externo.
Diretores se concentram nas montanhas, gerentes focalizam as copas das árvores, e a equipe se dedica à operação. E assim, definem estratégias, priorizam táticas e implantam produtos e serviços, a essência da boa operação.
Assim, o papel essencial dos executivos é definir os rumos da organização, baseando suas estratégias em decisões e ações que a levem a patamares de desempenho superior ao estágio atual.
Mas, alguém pode perguntar: “não basta reagir de forma rápida às demandas externas?”
A resposta é NÃO!
As coisas não acontecem por acaso!
As melhores estratégias são concebidas, pensadas, planejadas, preparadas e, enfim, executadas.
Sempre será necessário antever as próximas jogadas, antes de efetivamente jogá-las.
Mas a quem cabe coordenar tudo isto?
Aos Executivos da Organização, seja uma empresa com fins lucrativos, uma instituição pública, ou uma Organização não governamental (ONG).
Isso mesmo! Você, Gestor Executivo, é o responsável em planejar a estratégia da organização, independente do cargo que ocupe – proprietário, sócio, presidente, superintendente, diretor, gerente.
E, no mundo VUCA – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo – que estamos vivendo, a necessidade de estratégias ágeis assume papel preponderante.
Mas fica a questão,
Como adotar estratégias ágeis?
Primeiramente, conversemos sobre porque estratégias ágeis.
Por que Estratégias Ágeis?
Sabemos que a velocidade das transformações hoje se acelerou a tal ponto que longo prazo, muitas vezes, é a segunda-feira da semana seguinte.
“O termo VUCA é um acrônimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) e foi empregado pelo U.S Army War College na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria e vem sendo utilizado desde então por empresas, organizações, governos e instituições de ensino para descrever de maneira geral diferentes cenários desafiadores e complexos (Wikipedia).
Essencialmente, o mundo VUCA exige agilidade das empresas e organizações em responder à velocidade com que diversos fenômenos acontecem em nossa sociedade atual, em termos sociais, culturais, de negócios, tecnologia, políticos e econômicos.
Para ser ágil, você precisa definir e adotar estratégias ágeis.
Mas vem uma questão,
O que são estratégias ágeis?
Tratemos disso na seção a seguir.
O que são estratégias ágeis
No artigo A diferença entre Objetivos e Estratégia apresentei as principais diferenças entre objetivos e estratégias, que resumo aqui:
- Objetivo está relacionado com alvo a ser alcançado;
- Estratégia está relacionada com a maneira que vamos utilizar para alcançar o alvo desejado, enfim, o objetivo;
- Objetivo é destino;
- Estratégia é caminho.
Assim, a definição de estratégia corresponde a definir caminhos para alcançar os objetivos da empresa/organização.
Então o que vem a ser estratégias ágeis?
Serão aquelas estratégias que permitirão o alcance dos objetivos, de forma mais rápida, veloz, simplificada, eficiente, e, acima de tudo, com mais facilidade e flexibilidade.
As Estratégias ágeis se caracterizam por:
- Definidas com agilidade: uma estratégia ágil é definida com agilidade e velocidade, mas nem por isso sem a consistência e relevância necessárias;
- Facilmente compreensíveis: uma estratégia ágil precisa ser escrita e comunicada em linguagem clara e objetiva, facilitando a compreensão da equipe para sua execução. Como você faz para saber se uma estratégia é facilmente compreensível? Faça o seguinte teste: apresente a estratégia para três pessoas diferentes, e peça que cada uma delas explique para você o que entendeu. Se elas conseguirem explicar praticamente o mesmo sentido que você quis passar, voc6e tem algo facilmente compreensível;
- Simples de executar: uma estratégia ágil deve ser simples de executar, não incluindo elementos complexos, burocráticos ou difíceis de colocar em prática;
- Flexíveis: uma estratégia ágil deve ter a rigidez exigida para servir de orientação e suporte à decisão, mas a flexibilidade suficiente para permitir adaptações necessárias à correção de rumos em direção dos objetivos almejamos;
- Focadas em resultados: uma estratégia, ágil ou não, deve sempre ser pensada, direcionada e voltada para os resultados do negócio ou objetivos organizacionais. E lembre-se, focada em resultados e metas;
- Monitoráveis e monitoradas: uma estratégia ágil deve ser mensurável através de indicadores, métricas, que permitam acompanhamento e avaliação se está produzindo os resultados parciais desejados. E, mais que monitorável, que seja de fato monitorada continuamente;
- Atualizáveis e atualizadas: uma estratégia ágil deve permitir atualização tecnológica, social, cultural e mercadológica, em períodos curtos, tal como 3 ou 6 meses, e que atualizações parciais ou plenas possam ser adotadas. Uma estratégia deve mudar? Se necessário, sim. Qualquer estratégia ágil deve ser passível de mudança, ajuste e/ou até mesmo substituição por uma outra que faça mais sentido em determinado contexto ou situação.
Entendidos o que são estratégias ágeis, e seus princípios, podemos responder como adotá-las.
Como adotar estratégias ágeis
Como então, identificar e executar estratégias ágeis?
Apresento cinco passos essenciais para a adoção de estratégias ágeis.
- Seja ágil em analisar seu passado recente. Analise o passado recente da empresa/organização, algo como os últimos 12 meses. Analise o que de melhor aconteceu, assim como os momentos difíceis. Analise como cada momento foi enfrentado, o que permitiu superar as dificuldades, os pontos internos que tornaram difícil lidar com os desafios não superados. Quais os principais resultados alcançados. Identifique e analise os resultados não atingidos. Trace um rápido panorama do passado recente, entendendo o contexto e os fatores preponderantes.
- Seja ágil em definir estratégias ágeis para o futuro imediato. Olhe para a frente, isto é, para o próximo período – algo entre 3 e 12 meses. O que está se desenhando no futuro que poderá impactar, positivamente ou negativamente, a evolução dos negócios da empresa, e/ou das atividades da organização? Que fatores internos temos de melhor para aproveitar as oportunidades e/ou neutralizar ameaças. Que fraquezas internas precisamos resolver para enfrentar e superar os desafios do futuro imediato. Lembre sempre que uma estratégia ágil deve estar focada num período curto – algo entre 3 e 12 meses, ou, no máximo, o ano seguinte. Trace um rápido panorama do futuro imediato, procurando entender o contexto e os fatores preponderantes neste futuro imediato.
- Seja ágil em compartilhar suas estratégias ágeis. Possivelmente um dos aspectos mais importantes das estratégias ágeis seja seu compartilhamento, de modo ágil, claro e objetivo. Por este motivo, quanto menos você escrever, será melhor. Uma boa estratégia deve caber em 1 ou 2 páginas (Charan, Lencioni, Boilesen). Mas aí surgem questões como: Mas será possível condensar TUDO em uma ou duas páginas? Mas isto não faz com que percamos detalhes? Temos tanta coisa para incluir, que não será possível condensar tanto assim. A resposta a este tipo de questão é: simplificar não é fácil, simplificar não é simples, reduzir e sintetizar não é uma tarefa simples. E, ao reduzir, você até pode – você vai! – perder algum detalhe, mas você vai se concentrar no essencial! E, sendo sintético, você vai conseguir ser ágil – aliás, somente sendo sintético você vai conseguir ser ágil. Mas, lembre-se do conceito: estratégia é caminho, meio para alcançar objetivos.
- Seja ágil em executar as estratégias ágeis e compartilhadas. Senso ágil na definição e compartilhamento de estratégias, você terá grande chance de ser ágil na execução das estratégias. Portanto, não complique na hora de fazer as coisas acontecerem. Uma vez que você tenha estratégias simples, compreensíveis, exequíveis, e flexíveis, você terá menos dificuldades – sim, você terá dificuldades sim! Assim, você poderá executar com mais domínio, eficiência e eficácia;
- Seja ágil em acompanhar e ajustar, com sua equipe de gestores, as estratégias ágeis estabelecidas. Uma estratégia ágil deve ser focada em resultados, deve ser monitorável e monitorada, e deve também ser atualizável e atualizada. Portanto, disponha de indicadores e métricas para acompanhar a execução das estratégias. Porém, não basta ter as métricas se você não as acompanha, e, sobretudo, as mantiver atualizadas. Como assim – atualizadas? Atualizadas significa dizer que toda e qualquer estratégia ágil deve ser passível de mudança, ajuste, e até mesmo substituição. Você precisa ter desapego das estratégias ágeis, se elas perderem sentido – total ou parcial – em determinado momento. Quanto mais sujeito a transformações seja o contexto em que sua empresa/ organização se encontre, maiores serão as chances de se atualizar as estratégias ágeis. Isto não significa dizer que você possa abrir mão de ter estratégias. Não ter estratégias é bem pior do que ter estratégias e adaptá-las ou substituí-las.
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