Muitas vezes empresários e gerentes comerciais reclamam, afirmando terem os melhores produtos do mercado, que suas empresas prestam o melhor serviço possível, que se esforçam para qualificar sua equipe, mas o mercado não quer comprar.
Apesar de terem bons produtos e serviços, parece que a equipe de vendas não oferece os produtos de maneira adequada.
Em muitas situações, é o próprio cliente que vai, sozinho, identificando o que existe disponível na loja, e selecionando o que quer, como se não houvesse ninguém a fazer uma apresentação, a demonstração de um produto, ou dar uma orientação.
Os vendedores da empresa não conseguem descobrir oportunidades de venda, limitando-se a entregar o que o cliente pede, e às vezes nem isso.
Esse é o tipo de empresa que não vende – é comprada.
Porque essas coisas acontecem?
Costumo fazer uma provocação quanto às iniciativas em prospectar oportunidades de venda junto a clientes atuais, ou de conquistar novos clientes, por parte da equipe de vendas, bem como da própria empresa, chamando atenção para dois aspectos:
- Ter bons produtos é muito importante, mas se você não souber posicionar e oferecer estes produtos, não valerá a pena.
- Prestar os melhores serviços, da melhor forma possível é a base para conquistar e manter mercados, porém se os clientes não souberem disto, pouco efeito terá.
Por melhor que seja seu produto ou serviço, o mercado não vai ficar sabendo disso se você não tiver uma maneira de chegar até o seu potencial cliente.
Nesse sentido, proatividade é tudo!
Somente com a iniciativa de pessoas e comportamentos você poderá chegar ao mercado, até mesmo para que saibam que você (sua empresa) existe.
Agir proativamente é, muito provavelmente, o melhor caminho para vender, em qualquer ramo de atuação.
- A empresa que vende conta com uma equipe comercial que age proativamente, e, por isso, fazem uma venda ativa – se antecipam ao cliente;
- A empresa que é comprada conta com uma equipe comercial que age passivamente, ou seja, que responde às solicitações de mercado, e, por isso, faz venda passiva.
O que conta muito, além de ter bons produtos e serviços, é ter uma equipe de vendas:
- comprometida com os resultados da organização;
- capacitada a identificar oportunidades de mercado, em vez de ficar apenas esperando pela direção ou pela gerência;
- altamente inconformada em cruzar os braços e ficar, esperando, esperando, esperando, que o cliente bata à porta;
- instigada pelas estratégias da empresa a “correr atrás dos clientes” – atuais e novos, visando colocar tudo o que a empresa tem de bom a serviço destes clientes;
- capacitada a planejar, planejar, planejar, sobretudo analisando os números do mercado, e encontrando lacunas de clientes não atendidos, ou mal atendidos por eventuais concorrentes;
O que vemos, por vezes, é a empresa, através de seus gestores maiores, esforçar-se em identificar, desenvolver, e colocar produtos e serviços à disposição do mercado, e a equipe comercial ter uma postura tão somente de “tirar pedidos”. Isto ocorre quando a equipe comercial vende para cliente que procura a empresa.
O que fazer?
Por isso, é importante você verificar a situação com cuidado, e analisar os números, respondendo, assim, à questão sobre se sua empresa está vendendo ou sendo comprada?
Nesse sentido, algumas questões que podem lhe ajudar são:
- Quantos clientes novos sua equipe conquistou nos últimos tempos?
- Qual o percentual de suas vendas, nos últimos 6 meses, vem sendo feita para clientes atuais? E quanto para novos clientes?
- Quanto de suas vendas para seus clientes atuais é feita a partir de novos produtos e/ou serviços?
- Sua equipe de vendas oferece os produtos de maneira adequada? Ou seu cliente vai identificando o que tem, e selecionando o que quer?
- Os vendedores de sua empresa sabem descobrir oportunidades de venda, ou se limitam a entregar o que o cliente pede?
Enfim, responder se você (sua empresa) vende, ou é comprado?
E, assim, enfrentar a dificuldade em fazer uma equipe comercial proativa, assim como profissionais prestadores de serviços em vender os seus serviços hoje e amanhã.
Por isso, faço-lhe três convites:
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- Conheça a diferença entre meta e objetivo e descubra como você pode alcançar maiores e melhores resultados junto com sua equipe comercial.