Servir dá dinheiro?

Porque ler este artigo

Entre os desafios de quem presta serviços, assim como de gestores de serviços, está o de decidir até que ponto fazer mais pelo cliente, sem comprometer o custo de uma operação.

  • Se você faz mais pelo cliente, ou mesmo se faz concessões, você pode gerar prejuízo.
  • Se você deixa de fazer algo, você pode perder o cliente, ou se não faz concessões, pode perder uma venda.

Neste artigo discutimos essas questões, e, consequentemente, o impacto de servir em ganhar ou perder dinheiro.

Em que pese o fato de que todas as pessoas, organizações e empresas que prestam serviço agem para servir a outras pessoas, empresas e organizações, encontramos resistência em servir.

Muitas vezes as resistências estão associadas ao entendimento de que servir significa abrir mão de interesses, recursos, materiais, levando alguém ou uma organização a perdas.

Será que isso é verdade? Será que, por exemplo, servir não guarda relação alguma com vender? Será que, para vender, eu não posso pensar em servir?

Qual a relação entre servir e vender?

  • O que conta mais: vender ou servir?
  • E se eu preocupar em servir, como vou pagar minhas contas, – hoje?
  • E se eu ficar vendendo sem servir, como vou pagar minhas contas – futuras?

A Atendente que “não vendeu” no dia de vender

Nas minhas andanças em empresas e organizações costumo receber e colecionar relatos de comportamento servidor.

Todos são bons. Mas alguns trazem um tempero especial. E, quando recebo um desses, logo fico tentado e motivado a compartilhar.

O relato tem relação direta com servir ou vender.

O relato

“Recentemente eu estava em meu plantão quando chegou uma senhora acompanhada de uma das atendentes de nossa empresa.

A cliente, titular do contrato achava que podia trocar um de seus dependentes e colocar um parente de uma vizinha dela que estava precisando fazer uso do serviço, naquele momento.

Depois de explicarmos que, infelizmente, não era possível a referida troca, naquelas condições, a cliente ficou muito triste e desesperada, porque sua vizinha não tinha condições financeiras para pagar o serviço para próprio filho.

Nossa ATENDENTE não pensou duas vezes, vendo o desespero da mãe, tomou a frente, ligou para um órgão público, pleiteou atendimento e ajuda para a senhora, tirou cópias dos documentos necessários e foi com a família até a prefeitura para conseguir o serviço.

E conseguiu. Além disso, ainda conquistou a família que pediu para que ela, Atendente, em momento posterior, fosse até a residência para que pudessem adquirir um novo contrato e não viver este momento difícil novamente sem estarem amparados”.

O que podemos aprender

Numa empresa não servidora, o “vendedor” teria se limitado a explicar, respeitosa e claramente, que não poderia atender.

Ao contrário, numa empresa servidora, a Atendente conseguiu, e consegue,  ir além, sem medo de represália. Excelente comportamento!

Na situação relatada, por uma questão contratual, não era possível prestar o serviço.

Essa situação, por si só, é interessante. Alguns podem pensar que servir seria abrir mão do contrato, e fazer tudo pelo cliente.

Não!

De modo algum servir significa abrir mão de contrato, acordo, compromissos e condições definidas previamente.

Permitir à família a alteração do contrato poderia ser um ato de grande boa vontade.

Mas isso iria gerar implicações administrativas e financeiras que certamente comprometeria o planejamento financeiro.

Servir não é meramente ter boa vontade e sair distribuindo concessões a tudo e a todos.

Servir é, em cada situação, agir com disposição em ajudar e encontrar alternativas para solucionar, ou pelo menos apontar soluções alternativas para as pessoas.

Pois foi isso que a Atendente de nossa história fez.

Sem descumprir o contrato, sem fazer concessões à relação comercial estabelecida, ela encontrou uma solução que atendeu à necessidade da família de imediato, deixando-nos satisfeitos.

E o fez com tanta maestria que foi convidado para uma venda futura.

A Atendente que “vendeu” para o futuro

Muitas vezes prestadores de serviço e profissionais de vendas agem pensando no hoje apenas.

Deixam de fazer um pouquinho a mais por que “não é meu trabalho” ou “a venda já está perdida mesmo”.

Pense um pouco. Se eu lhe disser que VENDER e SERVIR tem relação com PRESENTE e FUTURO, que relação  é essa?

  • SERVIR está para o PRESENTE, assim como VENDER está para o FUTURO?
  • VENDER está para o PRESENTE, assim como SERVIR está para o FUTURO?

Pois eu lhe respondo.

Antes, porém, deixe-me apresentar o conceito de Marketing de Relacionamento.

Quando uma organização ou empresa tem orientação para venda, suas práticas estarão relacionadas com o chamado “Marketing de Transação”. Consiste basicamente em ter o foco em vender um produto ou serviço, entregar este, e ponto final.

Neste caso, a preocupação é de realizar uma transação de compra e venda, portanto, de curto prazo.

Quando uma organização ou empresa tem orientação para o cliente, suas práticas estarão relacionadas com o chamado “Marketing de Relacionamento”.

Este consiste em ter o foco em manter relacionamento pessoas e clientes, de modo que, ao servir a estes, haverá uma tendência de relacionamento duradouro, e as interações de serviços e de vendas serão duradouras.

Já neste caso, a preocupação é de manter relacionamentos, gerando várias transações de compra e venda, caracterizando assim,  serviços e vendas no   longo prazo.

Portanto, sobre VENDER, SERVIR, PRESENTE e FUTURO, vale o seguinte:

  • Vender dá dinheiro hoje, no ato imediato. Mas não garante dinheiro pro futuro
  • Servir dá dinheiro, sim, principalmente no futuro.

O vendedor servidor pode até perder um pouco hoje, mas ganha MUITO amanhã.

As pessoas ficam felizes e encantadas não apenas quando são bem atendidas, mas quando são atendidas de modo extraordinário, como fez a Atendente, neste episódio.

Parabéns, Adriana Brasil, pela excelente aula de Serviço e Venda!

Agradeço a Helena Furtado pelo belo relato.

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Como servir e vender mais e melhor

Para você tirar mais e melhor proveito da relação servir-vender, apresento os sete passos da venda servidora.

  1. Reúna sua equipe de venda. Discuta com toda a equipe o papel do vendedor.
  2. Compartilhe com sua equipe os conceitos de Servir, Venda, Marketing de Transação e Marketing de Relacionamento.assista o vídeo sobre o assunto no curso online AS DEZ DICAS DE OURO DOS SERVIÇOS (link) .
  3. Discuta a orientação de sua empresa ou organização. Desenvolva princípios para adotar o Marketing de Relacionamento.
  4. Mapeie situações de vendas servidoras, isto é, situações em que o Comportamento Servidor possa contribuir para vendas.
  5. Reveja processos e procedimentos, visando ajustar o que existe a exemplos de Comportamento Servidor.
  6. Compartilhe com toda  equipe, continuamente. Avaliem comportamentos associados aos resultados alcançados.
  7. Avalie continuamente os resultados. Faça direções, ajustes e melhorias. Treine e retreine sua equipe, continuamente.

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Convido você a conhecer o curso curso AS DEZ DICAS DE OURO DOS SERVIÇOS.