SEM IDENTIDADE A ESTRATÉGIA NÃO ACONTECE!

O que você faz tem a ver com o que você é

Tenho visto vários – não alguns – casos de empresas e organizações que têm missão, visão de futuro, propósito e valores definidos, formalizados, muitas vezes divulgados em quadros nas paredes, mas sem que as pessoas compreendam esses elementos, e façam uso efetivo no dia a dia de seu trabalho.

Torço para que não seja o seu caso!

Por que esses elementos são importantes na vida de pessoas?

Falemos de pessoas, para adiante falar de empresas.

A busca por desenvolvimento e crescimento é da natureza humana. 

Em nossa juventude, quando paramos de crescer, fisicamente, continuamos crescendo mentalmente, espiritualmente, profissionalmente, não é mesmo?

Nesse sentido, traçamos objetivos, e definimos estratégias para alcançá-los, em consonância com aquilo que somos e aquilo que pretendemos ser.

Por isto, trago a reflexão:

  • Você acha possível alguém se desenvolver profissionalmente sem saber quem é?
  • Você já viu uma empresa crescer, sem saber qual o seu papel perante clientes, sociedade, e até mesmo seus funcionários?
  • Você conhece alguma organização sem fins lucrativos que presta um bom serviço à sociedade, sem ter um propósito definido?

Provoco também uma reflexão sobre a sua realidade, em relação a este assunto.

  • Até que ponto seu pessoal, incluindo diretores e gestores, conhecem a missão de sua empresa? Até que ponto você conhece a missão de sua empresa?
  • A visão de futuro tem ajudado a orientar as decisões sobre o futuro da empresa? Você usa a visão de futuro para que?
  • O propósito da empresa/organização tem ajudado a engajar as pessoas a trabalharem mais e melhor? As pessoas se identificam com o propósito?
  • Os valores têm ajudado a orientar o comportamento das pessoas? Os valores são levados em conta na tomada de decisões estratégicas?

Quando mencionamos a identidade organizacional estamos nos referindo, pelo menos, aos elementos:  missão, negócio, compromisso, propósito, competências, valores, princípios, credo, visão, visão de futuro, sonho. 

Neste artigo, estou considerando os elementos Missão, propósito, valores e visão de futuro, considerados os componentes principais da identidade organizacional.

Por isso, deixe-me dizer uma coisa: 

Identidade organizacional e estratégia andam juntas!

Identidade organizacional e estratégia andam juntas!

Ou pelo menos deveriam!

Muitas empresas e organizações não têm essa conexão entre identidade organizacional e estratégias.

Assim, pergunto:

Como sua identidade está ajudando (ou atrapalhando) o sucesso nos negócios?

Neste artigo abordo por que ter uma identidade organizacional, o que é identidade organizacional, os erros comuns na adoção da identidade organizacional, e um roteiro básico de como estabelecer identidade organizacional.

Por que Identidade organizacional

Tudo que uma empresa/organização faz tem a ver com sua identidade.

Veja cinco razões que auxiliam na importância da identidade organizacional:

  • Ela ajuda a concentrar o esforço das pessoas numa direção comum;
  • Ela ajuda a assegurar que a organização não persiga objetivos conflitantes;
  • Ela serve de base lógica geral para alocar recursos organizacionais;
  • Ela estabelece áreas amplas de responsabilidade na organização;
  • Ela serve de base para definição de objetivos organizacionais.

A identidade organizacional costuma ter os seguintes elementos:  missão, negócio, compromisso, propósito, competências, valores, princípios, credo, visão, visão de futuro, sonho. Isso depende do autor, da escola, do modelo de gestão escolhido.

É possível, entretanto, indicar quatro elementos que não podem faltar na identidade organizacional:  Missão, propósito, valores e visão de futuro, considerados os componentes principais da identidade organizacional.

Entenda a relação a identidade organizacional e o sucesso da estratégia nos negócios:

  1. A missão dá sentido ao que as pessoas fazem em satisfazer clientes e na construção do futuro;
  2. O propósito contribui no sentido de motivar as pessoas a cumprirem a missão;
  3. Os valores organizacionais orientam o comportamento das pessoas no dia a dia, bem como dá diretrizes para a tomada de decisão;
  4. A visão de futuro define onde a empresa/organização quer chegar, quem ela pretende se tornar, como ela deseja ser percebida, no futuro.

Então vejamos o que é e o que compõe a identidade organizacional.

O que é Identidade Organizacional

Na Figura a seguir apresento os quatro elementos básicos da identidade organizacional.

Antes, porém, e após a identidade organizacional inclui sua formulação e sua gestão.

Vejamos o que é cada um dos elementos da identidade organizacional, e o papel de cada um.

A MISSÃO esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual, uma organização existe.

O PROPÓSITO é o elemento que se relaciona com a motivação da empresa, e das pessoas, para fazer cumprir sua missão.

A VISÃO DE FUTURO é “uma imagem viva de um estado futuro, ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, a equipe e o acionista, e superior, em algum aspecto importante, ao estado atual.”

Os VALORES são “os princípios pelos quais uma empresa exorta seus membros a se comportar de acordo com sua ordem, segurança e crescimento” (Joseph Quigley).

Em outras palavras a missão responde o que a empresa faz, o propósito responde por que a empresa faz, a visão de futuro define onde a empresa quer chegar, ou o que a empresa quer ser no futuro, e os valores orientam as pessoas sobre como se comportar ao cumprir a missão, propósito, e a visão de futuro.

Embora esses conceitos sejam muito claros, verificam-se erros em sua compreensão e adoção, que apresento a seguir.

10 erros comuns na adoção da Identidade Organizacional

Vejo, com frequência, Identidade organizacional elaborada de forma superficial, dissociada da realidade, ou sem contribuir para a estratégia organizacional. 

É necessário ressaltar que, mais importante do que formalizar a identidade organizacional, é a sua efetiva colocação em prática por parte de todos que trabalham para os clientes da sua empresa. 

A seguir, relaciono alguns dos erros mais frequentes na adoção da identidade organizacional:

  1. Identidade organizacional definida de maneira centralizada, ou seja, sem consultar e envolver as pessoas que serão envolvidas e a colocarão em prática;
  2. Identidade organizacional “copiada” de manuais de boas práticas de gestão, dissociada da realidade das atividades da organização/empresa;
  3. Identidade organizacional longa demais;
  4. Identidade organizacional com uso de palavras e termos da moda, mas que não fazem sentido para as pessoas da empresa;
  5. Identidade organizacional não compartilhada com as pessoas que serão responsáveis em colocá-la em prática;
  6. Achar que publicar a identidade organizacional em quadros na parede é suficiente para sua disseminação, compreensão e adoção;
  7. Identidade organizacional sem qualquer relação com objetivos e estratégias;
  8. Identidade organizacional que não serve de orientação para a ação;
  9. Identidade organizacional não compreendida, não assimilada, e principalmente não praticada pelas pessoas da empresa/organização. Pergunte-se sobre o conteúdo – não precisa decorar, basta saber o conceito – de sua identidade organizacional. Compare as respostas dos gestores e verifique se há mais convergência ou discrepâncias significativas;
  10. Identidade organizacional desatualizada ou imutável. A identidade organizacional deve ser ajustada e atualizada ao longo do tempo.

A seguir apresento sete passos essenciais para você elaborar o que adotar uma boa definição da identidade organizacional e, de modo a garantir a execução da estratégia!

7 passos para aproveitar bem sua Identidade Organizacional

Apresento 7 passos para você definir, compartilhar e fazer gestão da Identidade Organizacional.

  1. Defina adequadamente a identidade de sua organização. Atente para os conceitos envolvidos, termos claros e legíveis, facilidade de compreensão, e sua pertinência com a realidade de produtos e serviços;
  2. Compartilhe com todos, sem entretanto limitar-se a afixar a identidade em quadros e paredes, como se isso fosse suficiente para sua compreensão;
  3. Verifique a assimilação. Acompanhe, pergunte, teste a assimilação da equipe sobre o conteúdo. Não se limite a perguntar “compreenderam?” e ouvir um sim como resposta. Faça perguntas complementares, até mesmo questões polêmicas, que testem a assimilação correta;
  4. Discuta situações reais de aplicação. Discuta situações hipotéticas, simule situações desafiadoras, que vão até o limite do cumprimento da identidade;
  5. Acompanhe a utilização prática da identidade. Monitore a prática, teste, analise situações positivas e situações negativas do cumprimento do esperado;
  6. Faça correções, ajustes ou melhorias da identidade. A identidade organizacional não é estática, definitiva. Ela pode, e deve, ser ajustada, melhorada, e até mesmo corrigida, se algo incompatível for identificado;
  7. Faça gestão da Identidade organizacional. Em outras palavras, marque data para revisão e atualização.

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Uma das melhores formas de integrar a Identidade organizacional à execução da estratégia é  através do planejamento estratégico ágil.

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Nota: Todas as fotos utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.