SAIBA ESTABELECER PROCESSOS FOCADOS NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE!

Quem se interessa por processos focados na experiência do cliente?

Você, gestor, já deve ter lido ou ouvido falar a respeito de experiências inesquecíveis de clientes da Amazon, Apple, Disney, Nordstrom, Nubank, entre outras.

A famosa questão que surge no site e Apps da Amazon, caso você incorra no “erro” de comprar um item já adquirido anteriormente: “você já comprou este item, tem certeza de que deseja comprar novamente?”.

Este é um exemplo típico de demonstração de confiança, na experiência do cliente ao adquirir um produto ou contratar um serviço.

Confiança demonstrada é um dos atributos de processos focados na experiência do cliente, e que têm alto impacto na retenção de clientes.

Você, gestor, tem um papel importante no desenho de processos que proporcionem confiança e outros atributos, para a experiência do cliente.

Por isto trago a questão,

O que um gestor ganha com processos focados na experiência do cliente?

Trago neste artigo elementos para você, gestor, compreender o que é e como desenhar processos focados na experiência do cliente.

Por que processos focados na  experiência do cliente

Com frequência, vemos empresas e organizações executando processos, internos ou de atendimento a cliente, com algumas características tais como:

  • sem a mínima preocupação em servir ao cliente;
  • lentos e complexos, causando demora demasiada, transmitindo sensação de desrespeito e desprezo pelo cliente ou usuário;
  • sem o mínimo cuidado em informar o cliente durante a execução de um serviço;
  • sem dar respostas a solicitações ou indagações por parte de cliente ou usuário;
  • que dificultam o acesso e a vida do cliente ou usuário;
  • que geram desconfiança no cliente; 
  • rígidos, sem qualquer possibilidade de adequação a situações ligeiramente diferentes do especificado.

Essas são condutas típicas de quem não tem a menor preocupação em entregar uma boa experiência ao cliente. 

E a base para entregar boas experiências aos clientes é ter processos desenhados para este fim.

 Por esta razão, o gestor pode se perguntar:

Como desenhar processos focados na experiência do cliente?

Entenderemos duas coisas neste artigo: o que é e como estabelecer processos focados na experiência do cliente.

O que é um processo focado na  experiência do cliente?

O que compõe um processo focado na experiência do cliente?

Um processo focado na experiência do cliente é aquele que, além de entregar o resultado final de um produto ou serviço, inclui elementos que tornam essa experiência de receber o produto ou serviço algo agradável, que o faz a gente bem.

Assim, um processo focado na experiência do cliente contém os seguintes elementos:

  • Foco no cliente: processos desenhados para servir ao cliente, de forma sistemática, ressaltando não somente a atividades necessárias, mas o benefício proporcionado ao cliente;
  • Simplicidade ágil: processos não burocráticos, que podem ser executados de forma ágil e simples, não onerando o tempo e a energia do cliente ou usuário;
  • Informativo: processos que mantêm o cliente informado antes e durante a execução do processo ou atendimento;
  • Responsivo: processos com capacidade de resposta a diferentes  solicitações ou indagações por parte de cliente ou usuário, e com iniciativa em se antecipar a estes;
  • Facilitador: processos que facilitam acesso, contato e utilização dos serviços, não colocando impedimentos, atalhos ou outros tipo de dificuldade que transtornam a vida do cliente ou usuário;
  • Geradores de confiança: processos concebidos para transmitir confiança aos clientes;
  • Flexível: processos capazes de se adequar a diferentes necessidades por parte de cliente e usuário.

12 passos para estabelecer processos focados na experiência do cliente

Apresento aqui os 12 passos para você, gestor, com sua equipe preparar, elaborar, e colocar em prática, processos focados na experiência do cliente então, mapear a jornada do cliente?

  1. Mapeie os processos em sintonia com, ou a partir de, a jornada do cliente. Veja maiores informações sobre como mapear a jornada do cliente.
  2. Para o mapeamento de processos, inclua atributos identificados na jornada do cliente
  3. Para o mapeamento de processos inclua dores relacionadas na jornada do cliente
  4. Para o mapeamento de processos inclua ganhos relacionadas na jornada do cliente
  5. Para o mapeamento de processos inclua indicadores/métricas relacionadas na jornada do cliente
  6. Garanta que processos sejam executados com bom nível de regularidade (sem variações)
  7. Garanta que processos sejam executados sem variações, dependendo da unidade, ou dos funcionários que os executam
  8. Garanta dispor de um bom sistema de mapeamento de processos, e o que é executado corresponda ao que é definido e orientado
  9. Para os processos mapeados disponha de Procedimentos e Instruções (ou outro nome) que orientam seu pessoal na execução de seu trabalho
  10. Disponha de pelo menos um indicador/métrica de resultado definido para cada processo mapeado
  11. Garanta que seus processos costumam atingir as metas, historicamente
  12. Garanta que seus processos atendem os 7 elementos de um processo focado na experiência do cliente, listados neste artigo.

Para que você possa avaliar como sua organização está lidando com os processos e seu impacto no cliente, compartilho com você, desde já, uma ferramenta poderosa que vai lhe ajudar nessa jornada: o Aferidor de Maturidade em Gestão da Experiência do Cliente.

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