SABERES, AFAZERES E GANHOS DO GESTOR ENGAJADOR

Gestor tem que ser engajador?

Você, gestor, está cansado de saber que o papel do gestor é alcançar resultados através de, e com, pessoas, conforme preconizado por Drucker, não é mesmo?

Você também sabe que para fazer gestão você precisa pensar e atuar nos 3 E’s do gestor: estrategista, engajador, executor, conforme discutimos anteriormente aqui neste Blog.

Enquanto o gestor estrategista estabelece as estratégias para o futuro do negócio, o gestor engajador engaja as pessoas para o alcance dos resultados, e o gestor executor faz a coisa acontecer.

Pois bem, no artigo de hoje quero aprofundar a discussão sobre o gestor engajador.

Sei que você se preocupa com, tem interesse em, e gostaria de ser um gestor mais engajador, não é verdade?

Engajar é a tarefa que exige maior dedicação do gestor.

Daí, coloco a questão:

O que o gestor ganha ao engajar as pessoas num time de alto desempenho?

Neste artigo apresento o que o gestor engajador deve saber, o que deve fazer, e o que ele ganha ao engajar as pessoas

O que o gestor engajador deve saber

Consultando um dicionário, vemos que engajar significa “Participar de maneira colaborativa em alguma coisa; apoiar um partido político, uma causa, um ideal; dedicar; fazer alguma coisa com dedicação e afinco” (dicio).

Desta definição eu destaco as expressões “de maneira colaborativa” e “com dedicação e afinco”.

O gestor deve saber que engajar vai além de envolver e motivar pessoas para o alcance dos resultados. 

Gosto da ideia de que “colaboradores engajados têm comportamento de dono, participando das atividades e decisões da empresa com maior entusiasmo e senso de pertencimento. Eles defendem a empresa, os projetos e as atividades com propriedade, pois acreditam que estão no melhor lugar para trabalhar” (GPTW).

De certo modo, é quase garantido que uma pessoa engajada tenderá a fazer o que dela se espera, sem que seja necessário o gestor ficar “cobrando” que faça o que tem que fazer.

Defendo que pessoas engajadas trabalham no automático, no sentido de saberem o que tem que fazer, são competentes e preparadas, agem de acordo com o esperado, e estimulam umas às outras independente da atuação da liderança.

Você conhece uma empresa, uma organização onde isso acontece?

Talvez muito perto de você exista uma organização onde as pessoas e a liderança atuam assim.

Essas coisas não acontecem por acaso. Isso é fruto da atuação de um, ou mais, gestor engajador.

Para engajar, o gestor deve compartilhar, comunicar, orientar, incentivar e integrar cada membro de seu time.

Então, como um gestor engajador consegue tudo isso? 

Apresento na seção a seguir o que um gestor engajador faz.

O que o gestor engajador deve fazer

Alcançar um ambiente onde as pessoas agem de forma verdadeiramente engajada pressupõe alguns princípios e condutas que não são difíceis de entender, nem de praticar. Exigem, entretanto, atenção, respeito e cuidado.

As atribuições do gestor engajador são:

  1. Compartilhar informações, situações, decisões e ações, de modo que a equipe não sinta um clima de sonegação de informações sobre aspectos importantes do negócio;
  2. Comunicar objetivos, estratégias, diretrizes para o alcance das metas. Comunicar também valores, princípios, missão, propósito, visão de futuro, são outros aspectos que contribuem para o engajamento das pessoas;
  3. Orientar as pessoas para que cada um, independente da contribuição, entenda, assimile, e sobretudo, tenha discernimento sobre como poderá contribuir para o alcance das metas. Um erro frequente de gestores é parar na etapa de comunicação, achando que todos já entenderam tudo o que é necessário para realizar o seu trabalho. A orientação deve ser contínua e continuada;
  4. Incentivar as pessoas para que se sintam parte do negócio. Incentivar, mais e mais, de forma frequente e contínua. Incentivar nunca deve ser entendido como algo que você faz apenas uma vez por mês. Incentivar de forma contínua e continuada é uma das principais atividades de qualquer gestor deve ter em sua agenda;
  5. Integrar as pessoas é algo que transcende os aspectos formais de compartilhar e comunicar objetivos, estratégias, metas. Integrar as pessoas, diariamente, transformando grupos em equipes, e equipes em times, deve ser uma outra atividade diária do gestor;
  6. Dar autonomia às pessoas para decidir e agir. O sentimento de pertencimento cresce na medida em que as pessoas têm autonomia para fazer o que delas se espera, sem terem que fazer consulta ou pedir autorização a todo instante;
  7. Encorajar nos momentos de dificuldade. Afinal de contas quem não passa por momentos de dificuldade? Seja antes ou durante uma tarefa difícil, um pouco de encorajamento por parte do gestor faz grande diferença;
  8. Reconhecer o bom desempenho. Qualquer manual de boas práticas de gestão recomenda o reconhecimento das pessoas pelo bom desempenho. Isso só contribui para aumentar o engajamento;
  9. Apoiar quando de mau desempenho, desde que justificado e honesto. Faço a ressalva para que o gestor não caia na tentação de apoiar um mau desempenho apenas por apoio emocional. 
  10. Promover o crescimento das pessoas, tanto em termos pessoais como profissionais. Profissionais que crescem tendem a se engajar não somente com sua atividade, mas com o crescimento da empresa. Assim, todos crescem.

Engajar é a qualidade que mais exige do gestor. Engajar é, possivelmente, a qualidade que vai exigir maior dedicação de tempo do gestor, pois significa o contato direto com cada membro de sua equipe, de forma individual ou coletiva.

Ao engajar pessoas, o gestor vai precisar fazer acontecer as estratégias e resultados. 

E ao engajar as pessoas, o gestor vai alcançar ganhos para si e para a organização. Vejamos isso na seção a seguir.

Os ganhos do gestor engajador

Quando você alcança níveis elevados de engajamento de sua equipe, vocês vão ter:

  • Ambiente mais harmonioso e colaborativo
  • Conhecimento e disposição para aprender por parte de cada colaborador
  • Comprometimento com os resultados
  • Consequentemente haverá maiores e melhores resultados
  • Envolvimento com o trabalho
  • Felicidade no trabalho
  • Motivação no trabalho, reduzindo absenteísmo e turnover
  • Produtividade aumentada
  • Qualidade de produtos, serviços e processos
  • Repercussões altamente positivas na imagem e marca de sua empresa

Essas são algumas das transformações que você alcançará com sua gente em sua empresa.

A transformação do gestor engajador

Por outro lado, eis 13 transformações que vão acontecer com você:

  • Você terá mais “domínio” de seu tempo e de sua agenda
  • Você terá mais tranquilidade para gerenciar
  • Você terá maior segurança no alcance de resultados
  • Você vai trabalhar num ambiente mais harmonioso e colaborativo
  • Você aprenderá cada vez mais ao delegar mais e mais para sua equipe 
  • Você terá maiores e melhores resultados de suas próprias tarefas
  • Você terá motivação crescente para enfrentar e superar desafios na gestão 
  • Você terá maior senso de realização com o que você faz
  • Você terá aumento de produtividade do seu trabalho
  • Você alcançará mais qualidade no que você faz
  • Você será um gestor mais e melhor reconhecido
  • Você será um gestor procurado, desejado
  • Você será um gestor mais bem remunerado

Conheça mais sobre o gestor engajador

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Nota: As fotografias utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.