Quem tem potencial estratégico?
Certa vez eu estava assessorando uma organização de grande porte na realização do planejamento estratégico, e logo no início do projeto, o presidente levantou alguma dificuldade de tempo e disponibilidade para participar das reuniões.
Insisti com ele que a participação dele seria muito importante, e que deveríamos adequar a agenda de reuniões totalmente à disponibilidade e conveniência dele. E assim fizemos.
A primeira etapa do trabalho consistia de revisar e atualizar a identidade organizacional, o que conseguimos concluir em 3 reuniões.
Ao final desta etapa, ele gentilmente fez a seguinte afirmativa:
“Kleber, agora está mais do que claro, para mim, a importância de minha participação no planejamento estratégico. Nessas 3 reuniões discutimos tópicos aqui que há muito tempo eu queria discutir, refletir, e compartilhar com meu grupo de executivos. Agradeço-lhe muito por você ter insistido na minha participação. De agora em diante, está muito claro o meu papel neste trabalho de Planejamento Estratégico. Vamos em frente!”
Sempre recordo desta passagem, e por isso trago uma constatação:
Planejamento estratégico não é para qualquer um!
Isso mesmo, participar do planejamento estratégico da organização não é tarefa para qualquer pessoa. O que quero dizer não tem a ver com hierarquia, formação, escolaridade ou tempo de casa.
A ideia que defendo aqui é que participar do planejamento estratégico da organização exige capacidade de contribuir, agregando valor ao planejamento estratégico, interagindo nas análises, reflexões e discussões sobre fatores que, de fato, impactam na estratégia do negócio.
Considero um grande engano a ideia de planejamento estratégico participativo que inclui a recomendação de que todos devem participar do processo.
Sem qualquer possibilidade de exclusão, preconceito ou preferências subjetivas, o que defendo é que estratégia não é assunto para todo mundo.
Estratégia é assunto para quem tem responsabilidade pela estrategia da organização, e para tanto precisa de conhecimento e pensamento estratégicos.
Isso não exclui, em hipótese alguma, ouvir as pessoas – podem ser todos – da organização, porém, nas análises e discussões estratégicas, deve-se contar com aquelas que terão maior poder de contribuição.
Por isso, pergunto:
Quem deve participar no planejamento estratégico?
Neste artigo, trago o assunto “quem deve participar”, no intuito de trazer uma contribuição, para você escolher um time suficientemente pequeno para tornar o trabalho produtivo, mas também suficientemente grande em competência, conteúdo e poder de contribuição.
Preparando o terreno para fazer planejamento estratégico ágil
No artigo PREPARANDO O TERRENO PARA FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, detalhei os 15 passos para você se preparar para o Planejamento estratégico. Resumo aqui os 15 passos.
- Tome a decisão de planejar!;
- Decida fazer uma parada estratégica!;
- Defina seu time estratégico;
- Afaste os “importunadores de plantão”;
- Defina uma agenda;
- Defina um local tranquilo;
- Defina a logística;
- Defina papéis;
- Afaste-se dos problemas do dia a dia;
- Convide um participante externo, que lhe ajude a moderar as reflexões e discussões;
- Enfim, planeje!;
- Você precisa divergir e convergir;
- Defina o sistema de acompanhamento;
- Execute o plano!;
- Acompanhe e ajuste.
Você pode ver esses passos, detalhadamente, no artigo PREPARANDO O TERRENO PARA FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
O terceiro passo menciona o time estratégico, ou seja, a composição de um time que poderá contribuir com o executivo principal na elaboração do planejamento estratégico.
Detalho algumas características do perfil de participantes deste time, a seguir.
Quem não pode ficar de fora do planejamento estratégico
Em verdade, é mais fácil, de certo modo, indicar quem não pode ficar de fora do planejamento estratégico, do que relacionar as pessoas que devem participar.
Assim, relaciono quem você não pode deixar de incluir no time que vai elaborar o planejamento estratégico.
- Você. Esta é a primeira e mais importante pessoa a participar do planejamento estratégico. Não delegue, por hipótese alguma, sua participação para quem quer que seja. Se você tivesse que ficar com uma, apenas uma responsabilidade na organização, deveria escolher a condução do planejamento estratégico, e a execução da estratégia!
- Alguém com conhecimento de mercado, concorrentes. Seu time não pode deixar de contar com alguém que tenha amplo conhecimento do mercado de atuação, suas principais concorrentes, do movimento de novos concorrentes, assim como saber da movimentação de cada um desses players;
- Alguém especializado em clientes e relacionamento. Seu time não pode deixar de ter gente que conheça ampla e profundamente os clientes atuais, clientes antigos, e clientes potenciais, assim como movimentos e comportamentos de clientes e não clientes;
- Alguém com conhecimento de produtos, serviços e tecnologia. Seu time não pode deixar de fui mais que conheçam a tecnologia de sua organização, seja esta tecnologia de processos, mas também a tecnologia dos produtos e serviços disponibilizados aos clientes. Tendências de tecnologias atuais, novas tecnologias, tecnologias em substituição, perspectivas de tecnologia a serem utilizadas no futuro, são temas que devem ser considerados no planejamento estratégico;
- Alguém com conhecimento das pessoas da organização. Seu time não pode deixar de contar com pessoas que conheço a realidade que o clima organizacional, cultura, competências, desejos, motivações, e perspectivas de crescimento de sua equipe;
- Alguém com conhecimento financeiro do negócio. Seu time não pode deixar de ter expertise financeira, conhecimento dos números atuais, controle orçamentário, perspectivas financeiras e econômicas de curto, médio, e longo prazo, assim como capacidade de investimento;
- Alguém com conhecimento da operação. Seu time não pode deixar de considerar o conhecimento da realidade de produção de produtos e de prestação de serviços, tanto no âmbito interno como externo da organização.
Isto não significa dizer que você deva incluir 7 pessoas, por que foi o número que relacionei aqui. O número de participantes no processo de planejamento estratégico pode variar entre 3 e 10, ou até mais pessoas, dependendo de quantas são as pessoas que atendam a essas competências aqui relacionadas.
O que se deve ter em mente é que deve-se contar, sim, com pessoas que tenham domínio desses assuntos. Uma mesma pessoa abençoa pode dominar mais de uma área de conhecimento, isto é o que conta.
Sete habilidades necessárias para o time estratégico
Na sessão anterior, relacionei conhecimentos necessários para participar do processo de planejamento estratégico. Podemos chamar de competências técnicas necessárias para compor um time.
Porém, além disso, é importante que o participante tenha um perfil com algumas habilidades, que potencializem a utilização do seu conhecimento técnico. A seguir relaciono essas habilidades.
- Pensamento estratégico. A capacidade de pensar estrategicamente requer alguém que não use apenas o conhecimento técnico em determinada área de conhecimento ou área de atuação. É necessário ter uma visão sistêmica do negócio;
- Confiança estratégica. Sem dúvida alguma, uma das habilidades imprescindíveis para participar de um processo de planejamento estratégico é gozar da confiança da organização, de seus gestores, conselho e/ou proprietários. Informações estratégicas, segredos do negócio, aspectos sigilosos, ou mesmo informações sobre pessoas serão objeto de discussão e esses assuntos precisam ser guardados de maneira muito cuidadosa;
- Conhecimento amplo da organização. Mais do que o conhecimento técnico em determinadas áreas, o conhecimento da realidade da organização, seus pontos de maior destaque, positivos ou negativos, serão incluídos no planejamento estratégico. Uma visão isenta da área de atuação, abrangente, e detalhada, são necessárias para definição das estratégias
- Contexto organizacional. Habilidade de analisar a atuação da organização no segmento a que pertence. Mais do que analisar o ambiente interno, o participante deverá conhecer o ambiente externo, seja o segmento de atuação da organização, em termos de localização regional, abrangência nacional, e possivelmente internacional;
- Posicionamento. Capacidade de posicionar-se de forma firme, fundamentada, porém sem ser inflexível. Você precisa de gente firme, analítica, e flexível para uma construção coletiva isenta, independente, e colaborativa;
- Capacidade analítica. Subjetividade e intuição são fatores que contribuem, porém, a capacidade analítica, sobretudo de dados (quantitativos), minimizando a possibilidade de vieses e tendências, são habilidades imprescindíveis para análise analise e formulação estratégica;
- Poder de contribuição. A contribuição, mais que amizade e competência técnica, é elemento de importância crucial para migrar da etapa de análise para a etapa de formulação estratégica.
Você pode fazer uma matriz de habilidades, com os prováveis membros do time, e avaliar o potencial individual de atendimento a essas habilidades, utilizando uma escala de 1 a 5. Veja um exemplo de matriz de habilidades.
Habilidade |
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Candidato |
Pensamento estratégicos |
Confiança estratégica |
Conhecimento da organização |
Contexto organizacional |
Posicionamento |
Capacidade analítica |
Poder de contribuição |
Candid 1 |
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Candid 2 |
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Candid 3 |
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Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.