PARA QUE SERVE A GESTÃO DE RESULTADOS

Os 3 E’s da atuação do gestor

Você, gestor, sabe que para fazer gestão precisa pensar e atuar nos TRÊS E’S DO GESTOR: ESTRATEGISTA, ENGAJADOR E EXECUTOR.

Enquanto o gestor estrategista estabelece as estratégias para o futuro do negócio, o gestor engajador engaja as pessoas para o alcance dos resultados, e o gestor executor faz a coisa acontecer.

4 papéis do gestor engajador

No artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR apresentamos que, para engajar as pessoas, o gestor precisa cuidar de quatro assuntos: os produtos, os resultados, o time, e as pessoas.

Cuidar dos Produtos é, sempre foi e será, a primeira e principal atribuição de qualquer gestor

Cuidar dos Resultados é a preocupação seguinte a cuidar dos produtos.

Com – e para – resultados sustentáveis, caberá ao gestor Cuidar de Compartilhar informações, atribuições, instruções e benefícios, com clientes, equipe, acionistas, e consigo mesmo.

Só que para cuidar de produtos, resultados, e de compartilhar, o gestor precisa Cuidar de Gente, isto é, as pessoas que compõem a empresa com ele.

Daí, coloco a questão:

Como o gestor de resultados potencializa os resultados do negócio?

Neste artigo, apresento a importância do gestor de resultados, os princípios que devem nortear sua atuação, seus afazeres, e os ganhos alcançados com uma boa gestão de resultados.

Por que cuidar de resultados?

Você já percebeu como estamos vendo, lendo e ouvindo sobre RESULTADOS nos últimos tempos?

O bom Gestor sempre agiu com responsabilidade, compromisso, buscando alcançar objetivos, seus e do negócio.

Porém, havia uma certa ênfase em cuidar das tarefas, atividades, processos, desvinculados dos resultados efetivos a serem alcançados.

A mensagem a ser passada é que o gestor deve cuidar das pessoas, processos e atividades, enquanto cuida dos resultados que as pessoas, processos e atividades devem entregar.

Princípios da gestão de resultados

Para que um gestor faça uma boa gestão de resultados, os princípios a seguir devem nutrir sua jornada.

  • A ênfase maior é nos resultados a serem alcançados, em vez de processos e atividades a serem realizadas;
  • Os resultados desejados direcionam o planejamento, processos, e atividades;
  • A responsabilidade pelos resultados não é apenas dos gestores, mas de todos;
  • Cada profissional tem seus resultados claramente definidos, e deve trabalhar para alcançá-los;
  • Cada setor, departamento ou equivalente é entendido como uma unidade de negócio, que deve alcançar seus resultados, e assim, contribuir para o resultado global.

Em que consiste cuidar de resultados

Essencialmente, a gestão considera que o papel principal de gestores e empresas é cuidar dos resultados e trabalhar para que sejam alcançados.

Isto inclui pelo menos os seguintes itens:

  • Definir os resultados esperados
  • Monitorar os resultados alcançados
  • Avaliar os resultados alcançados
  • Garantir o bom desempenho alcançado e trabalhar para melhorar o desempenho.

O que o gestor de resultados faz

Você poderá encontrar listas de afazeres, para executar a gestão por resultados, maiores ou menores do que os que relaciono aqui, porém verá muita similaridade. 

Porém, gosto de defender que estes 8 itens, apresentados a seguir, contém o grau de detalhamento suficiente para entender a gestão por resultados, mas bastante para que você, gestor, possa aplicá-la.

  1. Definição de objetivos. Isto incluir objetivos globais, e seu desdobramento em objetivos setoriais ou de processos;
  2. Definição clara e precisa dos resultados esperados. Isto inclui compreender de forma clara o conceito do binômio processo-produto; estruturar processos e produtos de forma integrada;
  3. Definição de indicadores que serão utilizados para avaliar se os resultados estão sendo alcançados. Você pode usar qualquer sistema de medição, pode chamar de indicadores, métricas, KPIs (Key performance indicators), mas na essência, deve indicadores que permitam avaliar de forma precisa se os resultados foram / terão sido alcançados;
  4. Definição de metas, ou seja, dos valores a serem alcançados para cada indicador;
  5. Monitoramento do desempenho, principalmente pautado nos indicadores;
  6. Avaliação do desempenho, que reside, essencialmente, em responder à questão: a meta foi alcançada?
  7. Análise do desempenho, que reside, essencialmente, em identificar os fatores que contribuíram para o desempenho alcançado;
  8. Ajustes, correção e melhoria, ou seja, definir e implantar ações para manutenção do bom desempenho, para correção do mau desempenho, quando assim acontecer, e de ajustes/melhoria, para o alcance de desempenho superior.

Ganhos alcançados com a gestão de resultados

Cuidando dos resultados, conforme descrito na seção anterior, o gestor alcançará:

  • Clareza de objetivos, indicadores, metas, e, enfim resultados a serem alcançados;
  • Alinhamento de objetivos e resultados esperados, no todo e em cada parte, seja área, departamento, unidade de negócio;
  • Alcance de resultados, em todas as áreas do negócio;
  • Aumento da produtividade de processos e pessoas; 
  • Melhor trabalho em equipe e colaboração em projetos;
  • Melhoria da comunicação entre gestores e suas equipes;Melhoria da comunicação entre gestores e suas equipes;
  • Alinhamento da cultura de resultados, eficiência e eficácia.

Os ganhos do Gestor Engajador

O gestor engajador, conforme apresentado no artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR, compreende quatro competências: produto, resultados, compartilhar, e gente.

Com a gestão de produtos, o gestor vai ter um portfólio de produtos atualizado, gerando receitas sustentáveis, e integrado a um ciclo de inovação duradouro.

Com a gestão de resultados o gestor vai alcançar os resultados do negócio, de forma alinhada, integrada, e acima de tudo, participativa.

Com a gestão compartilhada, o gestor vai alcançar alinhamento de objetivos, comunicação e transparência, integração e engajamento das pessoas em torno dos resultados, melhoria do clima organizacional, e sinergia entre áreas e pessoas.

Com a gestão de gente, o gestor vai ter pessoas atraídas, qualificadas, engajadas, permanecendo mais tempo, e crescendo pessoal e profissionalmente

Como consequência de tudo isto, terá, de forma abrangente, pessoas engajadas, entregando produtos e serviços, gerando resultados de forma harmônica e compartilhada.

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Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Freepik