OS DESAFIOS DO GESTOR LÍDER

Os 3 E’s da atuação do gestor

Você, gestor, sabe que para fazer gestão precisa pensar e atuar nos TRÊS E’S DO GESTOR: ESTRATEGISTA, ENGAJADOR E EXECUTOR.

Enquanto o gestor estrategista estabelece as estratégias para o futuro do negócio, o gestor engajador engaja as pessoas para o alcance dos resultados, e o gestor executor faz a coisa acontecer.

4 papéis do Gestor Executor

No artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR EXECUTOR apresentamos que, para executar bem, o gestor vai precisar cuidar de quatro assuntos: gestor do servir, gestor de processos, gestor líder, e gestor da experiência do cliente.

Cuidar do servir, no nível individual e coletivo, é um dos papéis primordiais de um gestor. Sabendo praticar e estimular o servir, o gestor vai levar sua empresa para um nível que cliente algum vai achar ruim.

Mas, para servir, e principalmente, para servir bem, o gestor deverá cuidar dos processos. Os processos devem ser conduzidos de forma regular, constante e previsível. 

Cuidar dos processos é a preocupação seguinte a cuidar do servir, afinal de contas, se você tiver variabilidade nos processos, você terá atrasos, erros, que mais prestarão desserviço do que servir bem.

Com processos sustentáveis, caberá ao gestor liderar sua equipe, conduzindo a todos no sentido de integrar processos com o senso de servir.

Assim, o Gestor Líder é aquele que consegue liderar as pessoas alcançar os melhores resultados, incluindo aí todas as habilidades necessárias a uma boa liderança, 

E o gestor executor vai precisar incorporar uma quarta “tarefa”.

O Gestor da Experiência do cliente vai precisar reunir todo o seu conhecimento sobre a jornada do cliente, além da habilidade em liderar sua equipe, para desenhar e executar processos integrados ao senso de servir, proporcionando experiências inesquecíveis a seus clientes. 

No artigo de hoje, detalho o papel do Gestor Líder. Daí, coloco a questão:

Como o gestor pode ser um líder para sua equipe?

Por que ser Gestor Líder

Será mesmo que existe gestor sem ser líder?

Por outro lado, qual o sentido em ser líder, sem ser gestor?

Com frequência vemos na literatura uma linha de raciocínio tratando gestor e líder como funções dissociadas. O gestor é bom gestor na medida em que alcança resultados. E o líder é um bom líder quando consegue estimular as pessoas a trabalharem de forma harmoniosa e crescendo. 

Para mim, essas duas abordagens não podem viver de forma dissociada. Por isso defendo a expressão gestor líder.

Afinal de contas, gestor nenhum do mundo alcança resultados sozinho.

Esta afirmação, por si só, justifica a necessidade do Gestor Líder.

Mas eu complemento, resgatando o conceito de gestão que trouxe no início deste artigo: gestão é alcançar resultados através de, e com pessoas (Drucker).

Assim, o gestor Executor precisará liderar seu pessoal, a fim de alcançar os resultados desejados.

Mas vejamos o que estamos querendo dizer com um gestor líder.

Princípios de atuação do Gestor Líder

Trago aqui uma contribuição de Eduardo Guaragna, sobre as 5 diferenças entre  líder e chefe:.

    • Chefe é cargo. Líder nada tem a ver com cargo;
    • Líder envolve relacionar-se com pessoas. Chefe nem sempre;
    • Líder necessita de seguidores que  escolhem seguir o líder. Chefe não;
    • O líder é reconhecido por evento. E  nem sempre se mantêm aceitos. Chefe é estabelecido como um cargo e todos têm que atendê-lo;
    • O Líder  tem mais a ver com foco na eficácia, na causa. Chefe com eficiência.

Em que consiste o papel do Gestor Líder

A essência do Gestor Líder reside nos seguintes itens

    • Compor uma equipe competente e qualificada;
    • Comunicar objetivos, estratégias e métodos a todo o seu pessoal; 
    • Conduzir sua equipe aos resultados desejados;
    • Instigar cada indivíduo de sua equipe a se manter motivado;
    • Engajar todos de sua equipe a contribuir para seu papel individual e coletivo;
    • Desenvolver cada pessoa de sua equipe.

O que o Gestor Líder deve fazer

O Gestor Líder, como o próprio título, deve liderar, isto é muito mais do que mandar, ser visível referência para o seu pessoal. Assim, deve incluir, entre suas atribuições, as seguintes:

    • Acompanhar o trabalho e o resultado de cada membro de sua equipe, sempre dando feedbacks sobre o desempenho;
    • Comunicar objetivos, metas e métodos de trabalho, de forma transparente, claro e abrangente;
    • Conhecer seu pessoal, de modo individual;
    • Contribuir para evoluir as habilidades do seu pessoal;
    • Dar assessoria para aprimorar as habilidades de membros da equipe.
    • Delegar responsabilidades, atividades e tarefas com sabedoria e equilíbrio;
    • Estimular;
    • Inspirar seu pessoal;Manter um bom clima organizacional;
    • Reconhecer;
    • Promover bom relacionamento;
    • Promover um ambiente de trabalho e convivência harmonioso e equilibrado ;
    • Organizar o trabalho de cada um, e de todos de sua equipe;
    • Liderar com exemplos em sua conduta;
    • Reconhecer;
    • Representar e defender os interesses e necessidades de seu pessoal.

Ganhos alcançados pelo Gestor Líder

O gestor que atua como líder alcança os seguintes ganhos 

    • Uma equipe competente e qualificada;
    • Comunicar objetivos, estratégias e métodos a todo o seu pessoal; 
    • Uma equipe que alcança os resultados desejados;
    • Indivíduos e equipe motivados;
    • Equipe a engajada a contribuir para seu papel individual e coletivo;
    • Indivíduos e equipe que se desenvolve continuamente.

Os ganhos do Gestor Executor

O gestor executor, conforme apresentado neste artigo, compreende quatro competências: produto, resultados, compartilhar, e gente.

Dominando as habilidades de gestor do servir, o gestor terá sua equipe conhecendo, valorizando e praticando o senso de servir, no nível individual e coletivo, que lhe trará benefícios como retenção de clientes satisfeitos, aumento da base de clientes, retorno para o negócio e para acionistas.

O gestor dominará os processos, que lhe permitirão ganhos de produtividade, mais agilidade; melhor atendimento do cliente; trabalho em equipe e colaboração na operação; melhoria da Qualidade de processos, produtos e serviços; aumento da competitividade.

O gestor será um verdadeiro líder de pessoas, alcançando equipe competente e qualificada; equipe que alcança os resultados desejados; Indivíduos e equipe motivados; equipe engajada; indivíduos e equipe que se desenvolve continuamente

Sendo gestor da experiência do cliente, o gestor vai ter equipe engajada na experiência do cliente; clientes satisfeitos com a experiência que recebem de seu pessoal e de sua empresa; pessoas atraídas para ali trabalhar e contribuir; Inovação de produtos e serviços; feedback crescente do cliente sobre as experiências; retenção de clientes; crescimento dos negócios; propaganda positiva pelos clientes atuais; clientes advogados de sua marca, produtos e serviços.

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Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Freepik.