Os 3 E’s da atuação do gestor
Você, gestor, sabe que para fazer gestão precisa pensar e atuar nos TRÊS E’S DO GESTOR: ESTRATEGISTA, ENGAJADOR E EXECUTOR.
Enquanto o gestor estrategista estabelece as estratégias para o futuro do negócio, o gestor engajador engaja as pessoas para o alcance dos resultados, e o gestor executor faz a coisa acontecer.
Os 4 papéis do gestor engajador
No artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR apresentamos que, para engajar as pessoas, o gestor precisa cuidar de quatro assuntos: os produtos, os resultados, o time, e as pessoas.
Cuidar dos Produtos é, sempre foi e será, a primeira e principal atribuição de qualquer gestor.
Cuidar dos Resultados é a preocupação seguinte a cuidar dos produtos.
Com – e para – resultados sustentáveis, caberá ao gestor Cuidar de Compartilhar informações, atribuições, instruções e benefícios, com clientes, equipe, acionistas, e consigo mesmo.
Só que para cuidar de produtos, resultados, e de compartilhar, o gestor precisa Cuidar de Gente, isto é, as pessoas que compõem a empresa com ele.
Daí, coloco a questão:
Como o gestor de produto potencializa os resultados do negócio?
Neste artigo, apresento a importância do gestor de produtos, os princípios que devem nortear sua atuação, seus afazeres, é os ganhos alcançados com uma boa gestão de produtos.
Por que cuidar de produtos
Você conhece alguma indústria que não entregue produto a seus clientes? Você é capaz de citar o nome de alguma organização que não entregue serviços a seus clientes e usuários?
Pois é, não existe, não é mesmo?
Tudo inicia, existe e se mantém, em torno de produtos e serviços.
Um negócio, uma empresa, uma organização de serviços públicos surge a partir de uma ideia. E a ideia começa com um produto ou serviço para resolver um problema, uma necessidade, ou satisfazer um desejo de alguém.
Por isto, alguém precisa do produto, seja este um bem ou um serviço.
Princípios da gestão de produtos
Para que um gestor faça uma boa gestão de produtos, os princípios a seguir devem orientar sua jornada.
- Produtos (e serviços) são a razão de existência de qualquer empresa;
- Produtos (e serviços) existem para satisfazer necessidade de pessoas, geralmente chamado de cliente, usuário, consumidor, cidadão;
- Produtos (e serviços) existem, e só tem sentido existirem, enquanto estiverem sendo úteis às pessoas para as quais foram projetados e desenvolvidos;
- O gestor de produtos tem como principal atribuição criar, manter e substituir produtos que conciliem sua utilidade para o cliente e sua viabilidade para o negócio.
Em que consiste cuidar do produto
Essencialmente, a gestão de produto considera que o papel do gestor de produtos inclui.
- Planejar os produtos
- Cuidar do desenvolvimento e lançamento dos produtos
- Fazer gestão do ciclo de vida dos produtos
- Cuidar da inovação de produtos
O que o gestor de produto faz
As principais atribuições de um gestor de produtos envolvem os seguintes itens:
- Entender, definir e compartilhar o conceito de produto da empresa, envolvendo e desmembrando em produtos, serviços e sistemas produto-serviços, se for o caso
- Estruturar o portfólio de produtos e serviços da empresa;
- Sistematizar o planejamento de produto e serviços;
- Organizar o desenvolvimento e projeto de produtos e serviços;
- Definir os elementos do projeto de produto e serviços;
- Fazer gestão do ciclo de vida de produtos e serviços;
- Identificar oportunidades para melhoria de produtos e serviços;
- Definir necessidade de fazer inovação de produtos e serviços;
- Definir estratégias para utilização de Produto Mínimo Viável (MVP)
Ganhos alcançados com a gestão de produto
Cuidando dos produtos e serviços conforme descrito na seção anterior, o gestor de produto alcançará:
- Sistematização de pesquisas e sua transformação em produtos da empresa;
- Produtos desenvolvidos em sintonia com pesquisas e tendências de tecnologia intrínseca do segmento de atuação da empresa;
- Portfólio de produtos definido atualizado;
- Receitas geradas com a produção e entrega de produtos comercializados;
- Ciclos de inovação de produtos da empresa.
Os ganhos do Gestor Engajador
O gestor engajador, conforme apresentado no artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR, compreende quatro competências: produto, resultados, compartilhar, e gente.
Com a gestão de produtos, o gestor vai ter um portfólio de produtos atualizado, gerando receitas sustentáveis, e integrado a um ciclo de inovação duradouro.
Com a gestão de resultados o gestor vai alcançar os resultados do negócio, de forma alinhada, integrada, e acima de tudo, participativa.
Com a gestão compartilhada, o gestor vai alcançar alinhamento de objetivos, comunicação e transparência, integração e engajamento das pessoas em torno dos resultados, melhoria do clima organizacional, e sinergia entre áreas e pessoas.
Com a gestão de gente, o gestor vai ter pessoas atraídas, qualificadas, engajadas, permanecendo mais tempo, e crescendo pessoal e profissionalmente.
Como consequência de tudo isto, terá, de forma abrangente, pessoas engajadas, entregando produtos e serviços, gerando resultados de forma harmônica e compartilhada.
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