Sua empresa faz as coisas acontecerem? Ou pensa que faz? Sua empresa inova? Ou copia o que as outras fazem? Você está adiante de seu tempo?
Nos dias atuais, inovação é apontada como um dos principais fatores de sucesso de uma empresa.
Isto tudo me fez lembrar duas coisas:
Em primeiro lugar, lembro de uma citação que costumo usar quando inicio um processo de planejamento estratégico junto a clientes, empresas que buscam desenvolver novos rumos para seu futuro. A citação diz o seguinte:
Existem cinco tipos de empresas (poderíamos pensar em pessoas)
- aquelas que fazem as coisas acontecerem;
- aquelas que acham que fazem as coisas acontecerem;
- aquelas que observam as coisas acontecerem;
- aquelas quem se surpreendem quando as coisas acontecem; e
- aquelas que não sabem o que aconteceu.”
(Autor anônimo)
Em segundo lugar, lembrei de um episódio, em que eu assessorava o planejamento estratégico numa empresa, e que o diretor-presidente, num certo momento do processo, reclamou da concorrência, que copiava muitas coisas que a empresa dele introduzia no mercado, e me perguntou o que eu achava daquilo, e como ele deveria proceder?
Respondi em duas partes: por um lado, em vez de lamentar, eu daria parabéns a ele, pois se os concorrentes copiavam, é por que ele tinha a capacidade de inovação, o que, hoje em dia, é um fator de competitividade extremamente importante.
Por outro lado, ele não deveria se preocupar com os concorrentes “imitadores”, pois, quando estes chegassem a fazer o que ele estava fazendo, por ser inovador, ele já estaria fazendo outras coisas mais novas e melhores, com produtos e serviços diferentes dos oferecidos pela concorrência.
Portanto, quem tem medo de ser copiado está absolutamente equivocado, pois, em vez de defeito, esta é, na verdade, uma grande qualidade!