NÃO HÁ FUTURO SEM VISÃO DE FUTURO!

O seu futuro tem a ver com o seu momento atual

Todos nós somos absolutamente responsáveis por quem fomos, o que somos, e por quem seremos no futuro. 

Isso vale para o contexto pessoal, profissional, e organizacional.

Por isto, trago a reflexão:

  • Você acha possível alguém se desenvolver profissionalmente sem saber quem pretende ser no futuro?
  • Você já viu uma empresa crescer, sem saber onde quer chegar?
  • Você conhece alguma organização sem fins lucrativos, que evoluiu qualitativamente e quantitativamente, sem ter uma visão estabelecida?

Ou seja, o que seremos amanhã depende de quem somos hoje, onde estamos hoje, e, a partir daí, onde pretendemos chegar, e quem queremos ser no futuro.

Definir o que queremos ser no futuro constitui nossa visão.

Quando falamos de empresas e organizações, podemos dizer que a essência de uma organização, no presente, é cumprir sua missão, sua razão de ser. Por outro lado, para continuar cumprindo sua missão no futuro, qualquer organização precisa pensar, planejar e definir que futuro pretende alcançar.

Uma empresa ou organização, para sobreviver no futuro, precisa ter uma visão clara e abrangente sobre o futuro desejado.

Com frequência, encontramos casos de empresas e organizações que têm “visão”, definida, formalizada, muitas vezes divulgada em quadros nas paredes (isso nem sempre é algo recomendável!), mas que não servem de orientação para decisão e ação de gestores e demais pessoas.

Assim, trago uma reflexão sobre a sua realidade, em relação a este assunto.

  • Até que ponto seu pessoal, incluindo diretores e gestores, conhecem a visão de sua empresa? Até que ponto você conhece a visão de sua empresa?
  • A visão tem ajudado a orientar as decisões sobre o futuro da empresa? Você usa a visão para que?
  • A visão da empresa/organização tem ajudado a engajar as pessoas a trabalharem mais e melhor? As pessoas se identificam com a visão?

Então deixe-me dizer uma coisa:

Uma estratégia só faz sentido se estiver associada à visão!

Muitas empresas e organizações não têm essa conexão entre visão e estratégia.

Assim, pergunto:

Sua visão está ajudando a evolução de sua organização??

Neste artigo faço breves considerações sobre por que ter uma visão de futuro, o que é visão de futuro, e um roteiro básico de como estabelecer visão de futuro..

Por que visão de futuro

A missão tem a ver com o que a organização faz hoje. A visão tem a ver com o que a organização vai fazer no futuro.

A missão engaja para o hoje. A visão de futuro engaja para o amanhã.

Vejamos sete benefícios da visão de futuro, através do acrônimo EFOIDIA. De forma provocativa podemos pensar em “E FOI o DIA em que fazíamos bem feito e aquilo era suficiente”.

Uma visão de futuro proporciona os seguinte benefícios:

  1. Engaja as pessoas com objetivos e metas. Além dos objetivos e metas diários e rotineiros, ter objetivos e metas para o futuro traz uma perspectiva de crescimento enobrecedor;
  2. Futurista. Não nos concentramos apenas em cumprir nossa missão no presente. A identidade de hoje deverá se manter ao longo do futuro. A visão de futuro projeta o futuro almejado pela organização;
  3. Orienta a tomada de decisão e a definição de estratégias. Ao ter clareza sobre onde pretendemos chegar, nos “desobrigamos” de aceitar tentações presentes a cada momento;
  4. Inspira as pessoas a agirem diferente, de forma inovadora. A busca por melhoria e inovação requer abertura, criatividade e coragem, para descartar coisas boas que fazemos hoje, e que poderão ser feitas de modo melhor amanhã;
  5. Desafia as pessoas a alcançar maiores e melhores resultados. O que fazemos hoje, e o que alcançamos hoje, poderá não ser suficiente amanhã. Os desafios para fazer mais e melhor apresentam desafios a serem superados;
  6. Impulsiona, servindo como fonte de inspiração e de iniciativa para, juntos, identificarmos e adotar o novo. Torna clara a necessidade do desapego ao que fazemos hoje, e adotar novas práticas para  futuro;
  7. Amplia as perspectivas de pensar apenas no hoje, e incluir o amanhã. trabalhar pensando no que alcançaremos amanhã minimiza as dificuldades e problemas de hoje.

Então vejamos o que é visão de futuro.

O que é visão de futuro

Começo esta seção chamando atenção para uma sutil diferença entre visão e visão de futuro.

Ao consultarmos “visão” num dicionário, vamos encontrar:

  1. Sentido da vista; ação ou efeito de ver;
  2. Ponto de vista; maneira de interpretar;
  3. Manifestação representativa de espectro ou de um ser espiritual;
  4. O que pode definir um sonho ou uma expectativa;
  5. Pressuposição de eventos hipotéticos ou futuros; profecia divina: a visão do Espírito Santo; segundo a visão da cartomante.

Assim, podemos ter visão associada ao sentido visual, a percepção, a espiritualidade, a sonho, ou pressuposto

Em termos empresariais, o sentido utilizado é o de sonho, expectativa ou desejo, ou seja, algo que se pretende alcançar num momento futuro.

Vemos, entretanto, algumas declarações de visão que se tornam muito genéricas, e até mesmo com erros em relação ao conceito de que a visão serve como algo que leva a organização a atingir um futuro desejado. 

  • Alimentar o mundo
  • Criar um amanhã melhor que o hoje
  • Produzir produtos de alta qualidade usando a tecnologia a favor do indivíduo 
  • Disponibilizar produtos e serviços de alta qualidade
  • Alcançar padrões de excelência em produtos e serviços
  • Inspirar experiências inesquecíveis
  • Resolver os problemas habitacionais das pessoas

Esses exemplos são baseados em declarações de visão reais, porém, de modo intencional, levemente descaracterizadas. 

Não se pode dizer que são declarações de visão erradas, ou até mesmo equivocadas. Mas elas deixam de ter uma das características fundamentais para uma visão de futuro, que é a ideia de levar a empresa ou organização a algum lugar, estágio, nível de atuação, superior ao atual.

Vejamos algumas observações sobre essas declarações de visão apresentadas:

  • Alimentar o mundo: desafiadora, porém genérica, vaga;
  • Criar um amanhã melhor que o hoje: inspiradora, porém genérica, vaga;
  • Produzir produtos de alta qualidade usando a tecnologia a favor do indivíduo: comum, e mais parece missão;
  • Disponibilizar produtos e serviços de alta qualidade: impulsiona e orienta, porém mais parece missão;
  • Alcançar padrões de excelência em produtos e serviços: impulsiona e orienta, porém é genérica, vaga;
  • Inspirar experiências inesquecíveis: inspiradora, porém genérica, vaga

Neste sentido, trago uma das definições mais conhecidas sobre o termo.

Visão de futuro é “uma imagem viva de um estado futuro, ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, a equipe e o acionista, e superior, em algum aspecto importante, ao estado atual” (Whiteley).

Reforço aqui a diferença entre visão e visão de futuro. A utilização do complemento “de futuro” leva, de forma explícita, a visão para uma perspectiva de algo a ser alcançado no futuro. 

Isso coloca, de modo mais claro, a visão de futuro como elemento importante do planejamento estratégico: as estratégias definidas levarão ao alcance da visão de futuro.

Vejamos, a seguir, exemplos de declaração de visão que, de fato, trazem os benefícios EFOIDIA.

10 bons exemplos de visão de futuro

Trago aqui alguns bons exemplos de visão de futuro

  1. Apple: Acreditamos que estamos na face da terra para fazer ótimos produtos e isso não está mudando;
  2. BestBuy: impactar positivamente o mundo, enriquecer a vida das pessoas por meio da tecnologia e contribuir para o bem comum;
  3. Embraer: A Embraer continuará a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados aeronáutico e de defesa e segurança, sendo líder nos seus segmentos de atuação e reconhecida pelos níveis de excelência em sua ação empresarial;
  4. Magazine Luiza: Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira;
  5. Memorial Cerejeiras: Alcançar elevados índices de satisfação no atendimento, ampliando a participação no mercado e oferecendo solução completa de produtos e serviços;
  6. Natura: Tornar os produtos da marca Natura veículos de comunicação, educação e engajamento por meio da transparência no fornecimento de informações, que auxiliem o consumidor em sua escolha consciente e sustentável”.
  7. Nestlé: Ser uma empresa líder e competitiva em nutrição, saúde e bem-estar;
  8. Nubank: Construindo o futuro – Imagine um mundo diferente, onde o que importa são os seus valores, e não o valor na sua conta. O Nubank surgiu para construir este mundo com você, simplificando a sua vida financeira com transparência e segurança;
  9. Reserva: Ser uma empresa brasileira da qual todos os brasileiros possuem orgulho de ser brasileira; 
  10. Starbucks: estabelecer a Starbucks como o principal fornecedor do melhor café do mundo, mantendo nossos princípios intransigentes enquanto crescemos.

A seguir relaciono 10 erros frequentes na formulação e adoção da visão de futuro.

10 erros comuns na adoção da visão de futuro

A seguir, relaciono 10 erros frequentes na formulação e adoção da visão:

  1. Declaração de visão genérica, que não responde onde a organização pretende chegar;
  2. Declaração de visão que não serve de orientação para um futuro desejado. Algumas declarações de visão até mesmo já foram alcançadas, mas permanecem sendo utilizadas;
  3. Declaração de visão mais parecida com missão, ou seja, responde o que a empresa faz, ou seja missão, do que onde a empresa quer chegar;
  4. Declaração de visão que não atende o acrônimo EFOIDIA, ou seja, não engaja, não é futurista, não orienta a tomada de decisão, não inspira, não desafia, não impulsiona, não amplia perspectivas;
  5. Declaração de visão não desdobrada em objetivos e indicadores;
  6. Declaração de visão sem a definição de metas e prazos;
  7. Declaração de visão não compartilhada, não compreendida;
  8. Declaração de visão não acompanhada;
  9. Declaração de visão permanente, estática. Uma visão de futuro funciona como um grande objetivo a ser alcançado. Uma vez alcançada, a visão do futuro deve ser substituída por uma nova, que a leve a um novo patamar de desempenho.
  10. Por fim, uma visão de futuro não alcançada, ou seja, conforme o título deste artigo, não leva pro futuro.

A seguir apresento sete passos essenciais para você elaborar o que adotar uma boa definição da visão de futuro e, de modo a garantir a execução da estratégia!

7 passos para alcançar sua visão de futuro

Apresento 7 passos para você alcançar sua visão de futuro.

  1. Defina adequadamente a visão de futuro de sua organização. Ela leva a um estágio superior de desempenho?
  2. Faça o teste EFOIDIA de sua visão de futuro. Isto é, avalie se sua declaração de futuro engaja, se é futurista, se orienta a tomada de decisão, se inspira, se desafia, se impulsiona, se amplia perspectivas;
  3. Desdobre a visão de futuro em objetivos e indicadores mensuráveis;
  4. Estabeleça meta e prazo para alcançar a visão de futuro;
  5. Estabeleça metas e prazos intermediários;
  6. Faça gestão da visão de futuro. Em outras palavras, acompanhe, sistematicamente, se objetivos e metas intermediárias estão sendo alcançados.
  7. Quando a quando a visão de futuro for alcançada, troque por uma outra, que leve a um novo patamar de desempenho.

Faça o Planejamento Estratégico Ágil

Uma das melhores formas de integrar a visão de futuro à execução da estratégia é  através do planejamento estratégico ágil.

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Nota: As fotografias utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.