Você já foi a um Motel verdadeiramente diferente?
Provavelmente você já foi a um Motel, para usufruir do serviço de hospedagem, que constitui, na essência, a função de um motel, conforme disposto no dicionário Michaelis: “Hospedaria de beira de estrada, destinada a motoristas e viajantes em trânsito”.
Ou você pode ter ido a um Motel, no sentido “brasileiro” da palavra, que, conforme o Dicionário Aurélio, é entendido como “Hotel de alta rotatividade”. Pois no Brasil, “Motel” tem sido muito mais relacionado a “local para encontros“, do que a proposição inicial de hospedaria de beira de estrada.
Em sua experiência, você conheceu ou já ouviu falar de um Motel verdadeiramente diferente?
Esse é o caso do Motel Le Baron, de São Luís, Maranhão, Brasil.
Diferente por que? Você há de perguntar.
O Motel Le Baron é um dos casos mais interessantes de Estratégia de Serviço de que eu já tinha ouvido falar, mas nunca havia tido oportunidade de conhecer.
De tão inusitado, o Le Baron já foi objeto de matérias em Blogs e reportagens de TV, como no programa Fantástico, da Rede Globo.
E você, leitor, deve estar se perguntando o que há de tão especial no Le Baron?
O Motel tem um posicionamento, bem definido, de diferenciação. Além de dispor de suítes usuais – simples, luxo, presidencial, sua principal característica são as suítes temáticas, para diferentes gostos. Alguns exemplos das suítes temáticas são apresentadas na imagem seguinte:
Por que isso? Para que?
A resposta está na proposta do Motel, de associar serviço e emoção!
Para quem prefere não trocar o(a) acompanhante é possível, com a mesma pessoa, viver emoções diferentes.
Motel para vários gostos
Com o objetivo primordial de associar serviço e emoção, que constitui um dos elementos principais para sua estratégia de serviço, o Le Baron dispõe de suítes temáticas, que proporcionam aos clientes as mais diferentes, envolventes e quentes emoções.
Como conseguem isso?
O Motel Le Baron, além de suítes tradicionais, que variam de simples, luxo, presidencial, dispõe de suítes “a gosto do freguês”, que permitem satisfazer necessidades e desejos específicos, para cada tipo de situação ou de cliente.
Vejamos alguns exemplos, a seguir.
Se você desejar reviver o romantismo italiano, a Suíte Romana cria um clima que lhe permite voltar no tempo, vivendo na Roma antiga.
Se você preferir liberar seus instintos selvagens, pode conhecer a Suíte Africana.
Ali pertinho tem a Suíte do Tarzan, para quem preferir uma “casa da árvore” ao natural, construída com eucalipto e decorada com madeiras nobres reflorestadas.
Mas se a sua fantasia for relacionada com trabalho, você pode optar pela Suíte Escritório, e ter uma hora-extra bem produtiva.
Para os aficionados em carro, mecânica e Fórmula 1, existe a Suíte Pit Stop, onde existe o box da Ferrari para criar verdadeiros vencedores.
Para quem gosta de movimento, existe a Suíte Trem, que vai levar você a uma viagem inesquecível.
Veja também vídeo sobre a Suite Trem.
A Suíte Aeroporto
Mas a “suíte” que mais me chamou atenção foi a Suíte Aeroporto
Contando com 2.600m² de área, é um verdadeiro aeroporto, com pista de pouso, torre de controle, um heliporto, e conta com 03 suítes privativas, sendo uma delas um avião de verdade, para inspirar muitas fantasias, seja a dois ou numa festa badaladíssima.
Festa, pode pode se perguntar?
Isso mesmo! O Le Baron costuma receber grupos para realizar eventos, tendo, inclusive, sido objeto de festas de formatura, convenções empresariais, e outros eventos.
Enfim, minha primeira vez no Le Baron
Pois bem, eu já havia ouvido falar muito do Motel Le Baron, por diversas em que comparecera a São Luís, uma das mais belas capitais estaduais brasileiras, por motivos profissionais.
São Luís, uma cidade que, além de conhecida como a Atenas brasileira, tem muito de hospitalidade, sensualidade, arte e agradabilidade.
E, tendo feito vários trabalhos sobre Gestão de Serviços, em que discutimos a formulação de um estratégia de serviço.
Numa das vezes em que fui a São Luís, ministrar curso de MBA junto à ENE Escola de Negócios, fui convidado pelo Professor Júlio Maciel a fazer uma visita técnica ao Le Baron. Na ocasião fomos acompanhados de mais um colega de Recife, o Professor Fernando Trigueiro, que naquele período, ministrava curso de MBA.
Na imagem seguinte, um registro de nossa presença na Suíte Árabe. Abaixo o grupo de professores durante a visita técnica.
O Professor Júlio Maciel, indagando detalhes sobre cada uma das suítes
Nossa chegada à Suíte Árabe, com nossa anfitriã, a gerente Jesus Ribeiro.
Nossa chegada à Suíte Aeroporto.
Observe o “Aeroporto” em sua plenitude, com a torre de controle, o heliporto, e ao fundo, a suíte avião. Mais ao fundo, à esquerda (encoberto nessa imagem pela torre de controle) localiza-se o terminal de passageiros, que é mostrado na imagem abaixo.
No canto esquerdo (acima) fica o Terminal de Passageiros. Com essa imagem acima creio ser possível, você, leitor que não teve oportunidade de conhecer o Le Baron, compreender por que é possível realizar eventos grandiosos, com até 500 convidados, num Motel!
Por fim, abaixo, uma vista aproximada do Terminal de Passageiros, com o corredor para embarque.
O Canvas de Serviço
Como nada acontece por acaso, convido você, leitor, a acompanhar o próximo artigo, em que explicarei o que está por trás do sucesso do Motel Le Baron.
Na oportunidade, apresentarei o Canvas de Serviço (Nóbrega, 2013), que dá sustentação à Estratégia de Serviço do Le Baron.
Quem sabe a estratégia do Le Baron possa ter sido inspirada em Blair Waldorf, que afirmou:
“Em um jogo a melhor estratégia é fazer seu maior rival apaixonar-se por você”
Outros artigos
Veja outros artigos sobre este assunto:
- Não queira ser tudo para todo mundo!
- O que é uma Estratégia de Serviço?
- Falando de serviços: ter uma estratégia de serviço
Vídeos
Se preferir, acesse os vídeos sobre o Motel Le Baron:
Parabens Kleber
Realmente o Le Baron é um excelente caso de Gestão de Serviços
Grato pelo comentário, Trigueiro.
Maravilhoso esse motel, me encantei. Gostaria de conhecê-lo pessoalmente
Diferenciação com força total. Muito interessante.