O papel do Líder é integrar
Você, gestor, que busca promover o senso de pertencimento para gerar engajamento de sua equipe, sabe da necessidade e importância da identidade organizacional para alcançar esse objetivo.
Aqui no Blog você acompanhou, nas últimas semanas, esta série de artigos sobre identidade organizacional, em que tratei da missão, visão de futuro, propósito e valores.
Neste último artigo, resgato um pouco de cada assunto, e finalizo com reflexões sobre como integrar cada elemento, para compor uma identidade organizacional forte e que sustente a estratégia da organização.
Antes, porém, trago uma reflexão:
- Até que ponto seu pessoal, incluindo diretores e gestores, conhecem a missão de sua empresa? Até que ponto você conhece a missão de sua empresa?
- A visão de futuro tem ajudado a orientar as decisões sobre o futuro da empresa? Você usa a visão de futuro para que?
- O propósito da empresa/organização tem ajudado a engajar as pessoas a trabalharem mais e melhor? As pessoas se identificam com o propósito?
- Os valores têm ajudado a orientar o comportamento das pessoas? Os valores são levados em conta na tomada de decisões estratégicas?
Muitas empresas e organizações têm dificuldades relacionadas a essas questões.
Por isso pergunto:
Como missão, propósito, visão e valores se relacionam e se integram?
Neste artigo abordo por que e o que são missão, propósito, visão e valores, e como esses elementos se relacionam.
Para que serve a Missão
Qual a razão de ser da nossa empresa?
“A verdade é que tão raramente respondemos a esta questão, que esta pode ser uma forte razão para muitos dos fracassos de nossas empresas (Peter Drucker)”.
Esta argumentação de Drucker é, por si só, motivo suficiente para justificar a definição de missão para uma empresa ou organização.
O que é Missão
A MISSÃO esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual, uma organização existe.
A missão deve responder, basicamente, a duas questões básicas: o que se faz, para quem se faz.
O QUE se faz costuma ser respondido com VERBO + COMPLEMENTO. Aqui é comum incluir o tipo de solução que a empresa entrega, sendo frequente, mas não imprescindível, incluir produtos e serviços.
PARA QUEM se faz relaciona-se com o cliente, mercado alvo, ou segmento de atuação da empresa.
No artigo MISSÃO CONFUSA, ESTRATÉGIA INADEQUADA, tratei mais detalhadamente o assunto missão, descrevendo sua importância, os erros na sua utilização, e um passo-a-passo de como você pode definir uma missão verdadeiramente útil para sua organização.
Para que serve o Propósito
Uma pessoa de propósito é aquela que tem objetivo, age em torno desse objetivo, tem firmeza de pensamento e ação, e, enfim, segue um rumo.
Uma pessoa sem propósito é aquela cuja vida parece não ter, nem fazer, sentido. Alguém que vai levando a vida de qualquer jeito, que faz as coisas de forma descompromissada, sem zelo ou cuidado.
Portanto, propósito é sinônimo de objetivo, finalidade, compromisso, e por que não dizer, agir com empenho, dedicação.
Percebe? Ao compreender o propósito do seu trabalho, você vai para um nível mais elevado da entrega que você faz às pessoas.
O que é Propósito
Texto normal…
O PROPÓSITO é o elemento que se relaciona com a motivação da empresa, e das pessoas, para fazer cumprir sua missão.
Propósito tem como sinônimos:
- plano, intuito, desígnio, finalidade, intenção, alvo, aplicação, destinação, destino, efeito, escopo, expectativa, fito, intento, a propósito
Se nos ativermos apenas às respostas, digamos “técnicas”, podemos dizer que propósito é, essencialmente, objetivo.
Mas podemos ir além, e procurar entender o contexto em que o propósito tem sido utilizado em diferentes empresas e organizações.
Neste sentido, trago contribuição de Simon Sinek, em sua famosa palestra no TED Talks – uma das maiores audiências daquele programa – intitulada “Como grandes líderes inspiram ação”, em que ele apresenta o Círculo dourado, mostrado na Figura a seguir.
Sinek defende que um líder deve instigar as pessoas à ação através desses 3 elementos:
- POR QUE: a liderança deve “começar com o porquê”. Isso significa conscientizar as pessoas sobre porque fazem o que fazem;
- COMO: uma vez que se saiba o porquê, para responder o COMO, deve ser elaborada a proposta de valor diferenciada;
- O QUE: e, terceiro lugar, virão os produtos e serviços, ou seja, O QUE você vai entregar para seu cliente.
No artigo O PODER DO PROPÓSITO PARA UMA ESTRATÉGIA BEM SUCEDIDA, tratei mais detalhadamente o assunto missão, descrevendo sua importância, os erros na sua utilização, e um passo-a-passo de como você pode definir o propósito de forma altamente engajadora em sua organização.
Para que serve a Visão de Futuro
A missão tem a ver com o que a organização faz hoje. A visão tem a ver com o que a organização vai fazer no futuro.
A missão engaja para o hoje. A visão de futuro engaja para o amanhã.
Uma visão de futuro proporciona os seguinte benefícios:
- Engaja as pessoas com objetivos e metas.
- Futurista;
- Orienta a tomada de decisão;
- Inspira as pessoas a agirem diferente, de forma inovadora;
- Desafia as pessoas a alcançar maiores e melhores resultados;
- Impulsiona, servindo como fonte de inspiração;
- Amplia as perspectivas de pensar apenas no hoje, e incluir o amanhã.
O que é Visão de Futuro
Trago uma das definições mais conhecidas sobre o termo.
Visão de futuro é “uma imagem viva de um estado futuro, ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, a equipe e o acionista, e superior, em algum aspecto importante, ao estado atual” (Whiteley).
Reforço aqui a diferença entre visão e visão de futuro. A utilização do complemento “de futuro” leva, de forma explícita, a visão para uma perspectiva de algo a ser alcançado no futuro.
Isso coloca, de modo mais claro, a visão de futuro como elemento importante do planejamento estratégico: as estratégias definidas levarão ao alcance da visão de futuro.
No artigo NÃO EXISTE FUTURO SEM VISÃO DE FUTURO tratei mais detalhadamente o assunto missão, descrevendo sua importância, os erros na sua utilização, e um passo-a-passo de como você pode definir a visão de futuro, de modo a impulsionar sua organização.
Para que servem os Valores
Nós agimos de acordo com nossos valores. Nosso comportamento, pessoal ou profissionalmente, é reflexo daquilo que temos como valores, princípios.
Valores são princípios de conduta desenvolvidos pelas pessoas em função de sua vida e educação. Quando uma pessoa age, ela o faz sob influência de um ou mais valores.
Por isso trago a mensagem:
Você é aquilo em que você acredita!
Daí vem a importância dos valores para empresas e organizações.
O que são valores organizacionais
Uma organização sem princípios claros dificilmente sobreviverá internamente e externamente. Do mesmo modo, uma pessoa considerada sem princípios não costuma ser bem vista em termos pessoais nem profissionais.
A cultura de uma organização é o conjunto de valores definidos, aceitos, adotados e praticados por aquela organização.
Os VALORES são “os princípios pelos quais uma empresa exorta seus membros a se comportar de acordo com sua ordem, segurança e crescimento” (Joseph Quigley).
No artigo O VALOR INCALCULÁVEL DOS VALORES ORGANIZACIONAIS, tratei mais detalhadamente sobre valores, descrevendo sua importância, os erros na sua utilização, e um passo-a-passo de como você pode definir os valores de forma altamente coerente com sua organização.
Como missão, propósito, visão e valores se integram
Texto normal…
A MISSÃO esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual, uma organização existe.
O PROPÓSITO é o elemento que se relaciona com a motivação da empresa, e das pessoas, para fazer cumprir sua missão.
A VISÃO DE FUTURO é “uma imagem viva de um estado futuro, ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, a equipe e o acionista, e superior, em algum aspecto importante, ao estado atual.”
Os VALORES são “os princípios pelos quais uma empresa exorta seus membros a se comportar de acordo com sua ordem, segurança e crescimento” (Joseph Quigley).
Em outras palavras a missão responde o que a empresa faz, o propósito responde por que a empresa faz, a visão de futuro define onde a empresa quer chegar, ou o que a empresa quer ser no futuro, e os valores orientam as pessoas sobre como se comportar ao cumprir a missão, propósito, e a visão de futuro.
10 passos para integrar missão, propósito, visão e valores
Apresento 10 passos para você definir, compartilhar e fazer gestão da Identidade Organizacional.
- Entenda cada elemento. Tenha, para você e sua equipe, uma compreensão muito clara do conceito e da utilidade de missão, propósito, visão de futuro, e valores. Entenda, muito claramente, o que é, e o que não é cada um desses elementos;
- Entenda o conjunto. De modo muito especial, entenda o impacto que cada um desses elementos provoca no outro. Para que serve a missão? Para que serve o propósito? Qual o papel da visão de futuro? Como os valores vão contribuir para as pessoas e para a organização? Posso ter missão sem propósito? Posso ter apenas o propósito, sem missão? Eu preciso mesmo de visão do futuro? Por que? Qual a contribuição dos valores?
- Defina suas necessidades, o que é mais importante para você, no momento presente. Desses quatro elementos, qual o mais importante para mim no momento atual? E no momento futuro? Eu pudesse ficar com apenas um dos elementos, qual seria o elemento crítico, do qual eu não poderia abrir mão?
- Defina cada elemento. Se oportuno, defina os quatro simultaneamente. Se conveniente, faça um planejamento para a definição e a introdução de cada um deles juntamente com as pessoas de sua organização. Não corra! Mais importante do que uma identidade organizacional inteligente, é uma identidade organizacional coerente. Lembre-se, mais importante do que a definição da missão, propósito, visão e valores, é a sua efetiva utilização;
- Dissemine. Compartilhe. Verifique a assimilação e compreensão. Mais importante do que esses elementos afixados nas paredes é que eles estejam na mente, coração e ação das pessoas.
- Incentive, estimule. Fale de cada elemento pelo menos uma vez por dia. Utilize a missão, propósito, visão e valores em discussão de problemas, decisões, no dia a dia. Estimule os bons exemplos;
- Verifique a utilização da missão, propósito, visão, e valores, no dia dia, e na tomada de decisão, no comportamento das pessoas, na definição e execução de estratégias, na avaliação de resultados do negócio, na cultura da organização, e enfim e no desenvolvimento e crescimento das pessoas e da organização
- Monitore continuamente. Avalie e Analise as situações em que cada um dos elementos deixou de servir de orientação e estímulo. Procure entender se tem a ver com compreensão, aceitação ou execução;
- Ajuste, corrija e aprimore. Nenhuma missão, propósito, visão, ou valores, é suficientemente perfeita para que não sofra alguma correção, esclarecimento, ajuste, ou posso deixar de ser melhorado;
- Atualize! Isso mesmo. Nenhum desses elementos como estático, perene, definitivo, permanente, ou imutável. Seja por questão de tempo, educação, cultura, evolução, qualquer um dos elementos está passível de ser substituído por sua nova versão.
Faça o Planejamento Estratégico Ágil
Uma das melhores formas de integrar missão, propósito, visão e valores à execução da estratégia é através do planejamento estratégico ágil.
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Nota: As fotografias utilizadas (exceto roadmap e círculo dourado) neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.