Os 3 E’s da atuação do gestor
Você, gestor, sabe que para fazer gestão precisa pensar e atuar nos TRÊS E’S DO GESTOR: ESTRATEGISTA, ENGAJADOR E EXECUTOR.
Enquanto o gestor estrategista estabelece as estratégias para o futuro do negócio, o gestor engajador engaja as pessoas para o alcance dos resultados, e o gestor executor faz a coisa acontecer.
O papel do gestor engajador
No artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR apresentamos que, para engajar as pessoas, o gestor precisa cuidar de quatro assuntos: os produtos, os resultados, o time, e as pessoas.
Cuidar dos Produtos é, sempre foi e será, a primeira e principal atribuição de qualquer gestor.
Cuidar dos Resultados é a preocupação seguinte a cuidar dos produtos.
Com – e para – resultados sustentáveis, caberá ao gestor Cuidar de Compartilhar informações, atribuições, instruções e benefícios, com clientes, equipe, acionistas, e consigo mesmo.
Só que para cuidar de produtos, resultados, e de compartilhar, o gestor precisa Cuidar de Gente, isto é, as pessoas que compõem a empresa com ele.
Daí, coloco a questão:
Como engajar seu pessoal com o trabalho e os resultados?
Neste artigo, apresento a importância do gestor compartilhador, os princípios que devem nortear sua atuação, seus afazeres, e os ganhos alcançados com uma boa gestão compartilhada.
Por que gestão compartilhada
Ao consultar o dicionário, vemos que compartilhar significa Fazer parte de algo juntamente com alguém; dividir; partilhar alguma coisa com outra ou outras pessoas; usar em rede uma mesma informação, arquivos, dados etc. com outro computador ou usuário.
Ninguém alcança resultados sozinho.
Esta afirmação por si só, já basta para justificar a necessidade de fazer gestão compartilhada.
Mas eu complemento, resgatando o conceito de gestão que trouxe no início deste artigo: gestão é alcançar resultados através de, e com pessoas (Drucker).
Assim, o gestor engajador precisará compartilhar preocupações, decisões e ações com seu pessoal, a fim de alcançar os resultados desejados.
Mas vejamos o que estamos querendo dizer com compartilhar.
Princípios da gestão compartilhada
Para que um gestor faça uma boa gestão compartilhada, os seguintes princípios devem direcionar sua jornada.
- Dividir informações para facilitar o envolvimento e engajamento das pessoas, potencializando e dividindo os ganhos dos resultados globais;
- Somar forças para alcançar resultados;
- Diminuir conflitos e fragilidades para superar dificuldades;
- Multiplicar as possibilidades de alcance dos objetivos comuns e individuais.
Em que consiste a gestão compartilhada
A essência da gestão compartilhada reside nos seguintes itens
- Abertura e transparência em conduzir a gestão;
- Compartilhamento de informação, facilitando planejamento, execução e controle do que precisa ser feito;
- Administrar de forma participativa, diluída, compartilhando ônus e bônus da gestão;
- Compartilhar responsabilidades quanto ao planejamento, execução e controle de decisões e ações
- Compartilhar retorno, isto é, fazer o reconhecimento e a divisão dos bons resultados alcançados.
O que o gestor compartilhador deve fazer
Fazer gestão compartilhada corresponde a incluir, dentre suas atribuições, as seguintes:
- Compartilhar informações, decisões e ações
- Compartilhar objetivos e metas
- Compartilhar responsabilidades e autoridade
- Compartilhar autonomia
- Comunicar, procurando fazê-lo de forma assertiva, não violenta)
- Orientar todo o seu pessoal, de gestão e de operação
- Incentivar os melhores resultados por parte de seu pessoal
- Integrar pessoas, equipes, áreas e unidades de negócio, para o alcance de objetivos comuns
- Engajar a todos na execução
- Engajar seus gestores no planejamento
- Engajar seus gestores no acompanhamento
- Nunca se assumir como único responsável pelos resultados do time
Ganhos alcançados com a gestão compartilhada
O gestor que atua de forma compartilhada alcança os seguintes ganhos Ganhos alcançados
- Alinhamento de objetivos e resultados esperados, no todo e em cada parte, seja área, departamento, unidade de negócio
- Comunicação e transparência
- Integração e engajamento das pessoas em torno dos resultados
- Melhoria do clima organizacional;
- Sinergia entre áreas e pessoas.
Os ganhos do Gestor Engajador
O gestor engajador, conforme apresentado no artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR, compreende quatro competências: produto, resultados, compartilhar, e gente.
Com a gestão de produtos, o gestor vai ter um portfólio de produtos atualizado, gerando receitas sustentáveis, e integrado a um ciclo de inovação duradouro.
Com a gestão de resultados o gestor vai alcançar os resultados do negócio, de forma alinhada, integrada, e acima de tudo, participativa.
Com a gestão compartilhada, o gestor vai alcançar alinhamento de objetivos, comunicação e transparência, integração e engajamento das pessoas em torno dos resultados, melhoria do clima organizacional, e sinergia entre áreas e pessoas.
Com a gestão de gente, o gestor vai ter pessoas atraídas, qualificadas, engajadas, permanecendo mais tempo, e crescendo pessoal e profissionalmente. Como consequência de tudo isto, terá, de forma abrangente, pessoas engajadas, entregando produtos e serviços, gerando resultados de forma harmônica e compartilhada.
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