GESTOR QUE COMPARTILHA ENGAJA MAIS

Os 3 E’s da atuação do gestor

Você, gestor, sabe que para fazer gestão precisa pensar e atuar nos TRÊS E’S DO GESTOR: ESTRATEGISTA, ENGAJADOR E EXECUTOR.

Enquanto o gestor estrategista estabelece as estratégias para o futuro do negócio, o gestor engajador engaja as pessoas para o alcance dos resultados, e o gestor executor faz a coisa acontecer.

O papel do gestor engajador

No artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR apresentamos que, para engajar as pessoas, o gestor precisa cuidar de quatro assuntos: os produtos, os resultados, o time, e as pessoas.

Cuidar dos Produtos é, sempre foi e será, a primeira e principal atribuição de qualquer gestor

Cuidar dos Resultados é a preocupação seguinte a cuidar dos produtos.

Com – e para – resultados sustentáveis, caberá ao gestor Cuidar de Compartilhar informações, atribuições, instruções e benefícios, com clientes, equipe, acionistas, e consigo mesmo.

Só que para cuidar de produtos, resultados, e de compartilhar, o gestor precisa Cuidar de Gente, isto é, as pessoas que compõem a empresa com ele.

Daí, coloco a questão:

Como engajar seu pessoal com o trabalho e os resultados?

Neste artigo, apresento a importância do gestor compartilhador, os princípios que devem nortear sua atuação, seus afazeres, e os ganhos alcançados com uma boa gestão compartilhada.

Por que gestão compartilhada

Ao consultar o dicionário, vemos que compartilhar significa Fazer parte de algo juntamente com alguém; dividir; partilhar alguma coisa com outra ou outras pessoas; usar em rede uma mesma informação, arquivos, dados etc. com outro computador ou usuário.

Ninguém alcança resultados sozinho.

Esta afirmação por si só, já basta para justificar a necessidade de fazer gestão compartilhada.

Mas eu complemento, resgatando o conceito de gestão que trouxe no início deste artigo: gestão é alcançar resultados através de, e com pessoas (Drucker).

Assim, o gestor engajador precisará compartilhar preocupações, decisões e ações com seu pessoal, a fim de alcançar os resultados desejados.

Mas vejamos o que estamos querendo dizer com compartilhar.

Princípios da gestão compartilhada

Para que um gestor faça uma boa gestão compartilhada, os seguintes princípios devem direcionar sua jornada.

  • Dividir informações para facilitar o envolvimento e engajamento das pessoas, potencializando e dividindo os ganhos dos resultados globais;
  • Somar forças para alcançar resultados;
  • Diminuir conflitos e fragilidades para superar dificuldades;
  • Multiplicar as possibilidades de alcance dos objetivos comuns e individuais.

Em que consiste a gestão compartilhada

A essência da gestão compartilhada reside nos seguintes itens

  • Abertura e transparência em conduzir a gestão;
  • Compartilhamento de informação, facilitando planejamento, execução e controle do que precisa ser feito;
  • Administrar de forma participativa, diluída, compartilhando ônus e bônus da gestão;
  • Compartilhar responsabilidades quanto ao planejamento, execução e controle de decisões e ações
  • Compartilhar retorno, isto é, fazer o reconhecimento e a divisão dos bons resultados alcançados.

O que o gestor compartilhador deve fazer

Fazer gestão compartilhada corresponde a incluir, dentre suas atribuições, as seguintes:

  • Compartilhar informações, decisões e ações
  • Compartilhar objetivos e metas
  • Compartilhar responsabilidades e autoridade
  • Compartilhar autonomia
  • Comunicar, procurando fazê-lo de forma assertiva, não violenta)
  • Orientar todo o seu pessoal, de gestão e de operação
  • Incentivar os melhores resultados por parte de seu pessoal
  • Integrar pessoas, equipes, áreas e unidades de negócio, para o alcance de objetivos  comuns
  • Engajar a todos na execução
  • Engajar seus gestores no planejamento
  • Engajar seus gestores no acompanhamento
  • Nunca se assumir como único responsável pelos resultados do time

Ganhos alcançados com a gestão compartilhada

O gestor que atua de forma compartilhada alcança os seguintes ganhos Ganhos alcançados

  • Alinhamento de objetivos e resultados esperados, no todo e em cada parte, seja área, departamento, unidade de negócio
  • Comunicação e transparência
  • Integração e engajamento das pessoas em torno dos resultados
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Sinergia entre áreas e pessoas.

Os ganhos do Gestor Engajador

O gestor engajador, conforme apresentado no artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR, compreende quatro competências: produto, resultados, compartilhar, e gente.

Com a gestão de produtos, o gestor vai ter um portfólio de produtos atualizado, gerando receitas sustentáveis, e integrado a um ciclo de inovação duradouro.

Com a gestão de resultados o gestor vai alcançar os resultados do negócio, de forma alinhada, integrada, e acima de tudo, participativa.

Com a gestão compartilhada, o gestor vai alcançar alinhamento de objetivos, comunicação e transparência, integração e engajamento das pessoas em torno dos resultados, melhoria do clima organizacional, e sinergia entre áreas e pessoas.

Com a gestão de gente, o gestor vai ter pessoas atraídas, qualificadas, engajadas, permanecendo mais tempo, e crescendo pessoal e profissionalmente. Como consequência de tudo isto, terá, de forma abrangente, pessoas engajadas, entregando produtos e serviços, gerando resultados de forma harmônica e compartilhada.

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