Você fez sua parada estratégica para 2023?
Todos nós sabemos da importância de fazer uma parada para reflexão entre o final de um ano e o início de outro, não é mesmo?
Seja em termos individuais, pessoais ou profissionais, para uma empresa, uma sociedade ou sua carreira, o início de cada ano é sempre um momento oportuno para repensar o que vimos fazendo, e definir novos rumos, ou pelo menos alguns ajustes de rota.
E você, fez sua parada estratégica para otimizar seus resultados em 2023?
Você vai fazer, em 2023, o mesmo que fez em 2022?
Neste artigo apresento o que é e por que fazer uma parada estratégica, e o impacto disso no futuro de sua organização / empresa.
Primeiramente, deixo claro o que chamo de parada estratégica.
O que é uma parada estratégica
Sabe quando você está, por exemplo, dirigindo numa estrada e vem a vontade de ir ao banheiro, e você decide parar pra ir atender àquela sua necessidade secundária?
Às vezes chamamos essa de uma parada estratégica.
Esta parada pode ser tudo, menos estratégica.
É uma parada importante, necessária, oportuna, e em várias situações, muito aliviadora de tensões.
Mas é uma parada absolutamente operacional!
Você para, visando resolver um problema, e depois continuar sua trajetória, sua operação.
Uma parada é estratégica quando utilizada para fazer reflexões, e tomar decisões estratégicas.
Uma parada estratégica corresponde a, pelo menos a cada seis meses ou no máximo um ano, você parar, analisar o passado recente, fazer um diagnóstico do ambiente presente, e fazer uma prospecção de possibilidades e oportunidades para o futuro da organização, tomando decisões e definindo diretrizes e ações para este horizonte de planejamento.
Entendido isto, apresento a seguir sete motivos para você fazer uma parada estratégica.
Sete motivos para uma parada estratégica
Eis sete motivos para fazer uma parada estratégica.
- Enquanto o trem está andando, você não consegue sair do barulho e concentrar-se no estratégico. Para tomar decisões que vão afetar o futuro, precisamos nos colocar um pouco distante da nossa rotina, para podermos analisar aquela situação com mais isenção, independência, e neutralidade;
- Os problemas imediatos são perversos, não deixam você pensar e refletir em profundidade. O dia a dia nos consome e exige muito, e, ao lidar com problemas do dia-a-dia, temos grande dificuldade em analisar com profundidade aspectos que têm impacto mais a médio e longo prazo;
- Os “importunadores de plantão” não param de incomodar, consultar, e até mesmo bajular. Isso mesmo, às vezes a própria equipe atrapalha que você reflita para tomar decisões estratégicas. Consultas e dúvidas frequentes, às vezes desnecessárias, e tantas vezes inoportunas, motivam o seu pessoal a lhe perguntar ou solicitar orientação com frequência tão alta que você não consegue pensar estrategicamente, sem contar que alguns o fazem por pura bajulação;
- Tudo o que é urgente lhe prende aqui! Você precisa estar lá. Você precisa viajar, divagar, e fazer isso devagar. A essência do pensar estrategicamente reside em concentrar-se em períodos mais distantes do que o dia-a-dia. Pensar no médio e longo prazo exige recalibrar o horizonte de planejamento para meses ou anos. Os problemas e decisões urgentes precisam ser resolvidos de forma imediata, contrastando com a necessidade de você se projetar em um período mais distante;
- Os 3 momentos em que costumamos ser mais criativos. Este é um aspecto importante. Os momentos em que costumamos ser mais criativos costumam ser: na cama, no carro, ou no banho. São três contextos em que costumamos estar com a mente mais livre, e, portanto, mais aberta a insights, criatividade, e até mesmo solução de problemas. Uma parada estratégica requer que você se coloque em condição de “desligar-se do mundo”, para reflexões mais profundas, criativas e inovadoras;
- Você precisa ter pensamento estratégico. Pensamento estratégico significa sair do operacional, projetar-se no futuro, e ter uma abrangência alta. Portanto você deve se concentrar em questões que vão envolver boa parte ou toda a organização, desconcentrar-se de problemas do dia-a-dia, projetar-se para alguns meses ou anos adiante;
- Você precisa de paz! Para refletir e aprofundar, você precisa de atenção, foco e concentração. Uma parada estratégica requer que você esteja com a consciência tranquila, livre de pressão.
Apresento a seguir sete coisas que você deve fazer, para uma parada estratégica.
Sete dicas para uma parada estratégica
Eis sete coisas que você deve fazer, durante uma parada estratégica.
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- Pare! Este é o ponto mais importante. Decida parar! Por vezes, executivos resistem a ficar um dia sem ir para o trabalho, a distanciar-se da organização ou empresa, mesmo que estejam com atenção focada nos negócios. Por outro lado, o tempo que você dedica a pensar no negócio, estando fora do negócio, pode trazer insights e decisões que vão ser muito importantes para os negócios, produtos e serviços. Portanto, não é demérito algum, nem sinônimo de preguiça, você estar fora do ambiente de trabalho, para pensar melhor sobre o futuro de suas atividades. Fazer uma parada estratégica é a mais importante de todas as decisões, para o futuro, sobrevivência e crescimento da organização;
- Vá para um local tranquilo. Dirija-se a um local calmo, isolado, em que você possa refletir e aprofundar. Neste contexto, pondere, e decida com foco e concentração. Depois, volte para a guerra;
- Afaste-se dos problemas do dia a dia. Nada que tenha acontecido ontem, ou muito recentemente, tem importância estratégica, a menos que tenha abrangido toda a organização, seja um problema de diretoria, e que tenha impacto no longo prazo. Problemas sérios que aconteceram recentemente acabam dando um viés no momento de parada estratégica. É preciso separar um problema grave de um problema estratégico. Problema do dia a dia, por mais grave que tenha sido, não é necessariamente um problema estratégico;
- Afaste os “importunadores de plantão”. A ideia aqui é que você crie uma condução para afastar as pessoas que lhe consultam a toda hora, muitas vezes desnecessariamente, para tratar de assuntos que poderiam perfeitamente ser tratado em outra oportunidade, mas que, por insegurança, desconfiança, ou bajulação, ficam lhe consultando frequentemente, incansavelmente, e insistentemente;
- Reúna seu staff imediato. Não queira ser o dono da verdade, nem achar que você sabe tudo. Por mais inteligente e conhecedor que você seja, sua equipe sempre poderá colaborar, trazendo informações e contribuições para a estratégia Isso não significa dizer que você deve ouvir absolutamente todo mundo, o chamado planejamento estratégico participativo, que estimula a participação de todos na organização. Pensamento estratégico requer conhecimento e profundidade, e os gestores imediatos devem ser os que têm maior potencial de contribuir para a estratégia futura;
- Convide um participante externo, que lhe ajude a moderar as reflexões e discussões. Um convidado pode trazer isenção, e conteúdo, ajudando a fazer as reflexões estratégicas necessárias. Convidados, com credibilidade e autoridade, servem de apoio e motivação para tornar as discussões mais claras e menos tendenciosas. Se o convidado tiver a capacidade de contribuir nas discussões, a participação será ainda mais oportuna. E se esse convidado tiver a capacidade de contribuir na moderação das discussões, essa participação será valiosíssima;
- Você precisa divergir e convergir. O duplo diamante, ferramenta essencial do Design Thinking, é bem oportuno durante uma parada estratégica. A ideia de analisar o ambiente, levantar possibilidades, diversas, potencializa a identificação de soluções possíveis, com criatividade e expansão. Divergir significa expandir possibilidades, para depois convergir, direcionando para as decisões de fato mais importantes e prioritárias.
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Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.