Os 3 E’s da atuação do gestor
Você, gestor, sabe que para fazer gestão precisa pensar e atuar nos TRÊS E’S DO GESTOR: ESTRATEGISTA, ENGAJADOR E EXECUTOR.
Enquanto o gestor estrategista estabelece as estratégias para o futuro do negócio, o gestor engajador engaja as pessoas para o alcance dos resultados, e o gestor executor faz a coisa acontecer.
4 papéis do gestor engajador
No artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR apresentamos que, para engajar as pessoas, o gestor precisa cuidar de quatro assuntos: os produtos, os resultados, o time, e as pessoas.
Cuidar dos Produtos é, sempre foi e será, a primeira e principal atribuição de qualquer gestor.
Cuidar dos Resultados é a preocupação seguinte a cuidar dos produtos.
Com – e para – resultados sustentáveis, caberá ao gestor Cuidar de Compartilhar informações, atribuições, instruções e benefícios, com clientes, equipe, acionistas, e consigo mesmo.
Só que para cuidar de produtos, resultados, e de compartilhar, o gestor precisa Cuidar de Gente, isto é, as pessoas que compõem a empresa com ele.
Daí, coloco a questão:
Como o gestor de gente deve atuar?
Neste artigo, apresento a importância do gestor de gente, os princípios que devem nortear sua atuação, seus afazeres, os ganhos alcançados com uma boa gestão de produtos.
Por que cuidar de gente
Qualquer organização, com fins lucrativos ou não, fabricante de produtos ou prestadora de serviços, pública ou privada, pequena, média ou grande, existe por causa de gente, que trabalha a serviço de gente.
Qualquer empresa é formada por gente servindo gente.
Existe empresa sem gente?
Você pode ter os melhores produtos e serviços, você pode ter as melhores instalações e equipamentos, você pode dispor da melhor tecnologia, você pode ter solidez financeira, você pode ter uma boa base de clientes,…
Mas se você não tiver boa gente, gente qualificada, responsável, motivada, disposta, comprometida, engajada, e afinada com a cultura de sua organização, o seu negócio perecerá.
Vejamos alguns princípios essenciais que o gestor deve adotar, para cuidar de sua gente.
Princípios para cuidar de gente
O gestor de um negócio não será o responsável direto pela gestão de pessoas, mas certamente orientará e dará o tom para a gestão de pessoas que com ele trabalham, direta ou indiretamente.
Neste sentido, alguns princípios lhe serão muito úteis.
- Gente existe para servir gente;
- Toda organização é formada por gente servindo gente;
- Gente tem que ser tratada como gente;
- Gente precisa de valorização e reconhecimento
- O bom gestor de gente integra pessoas e resultados
- Acima de tudo, lidar com gente é agir com respeito
Em que consiste cuidar de gente
Cuidar de gente consiste, essencialmente em
- Atrair pessoas
- Qualificar pessoas
- Engajar pessoas
- Reter pessoas
- Evoluir pessoas
O que o Gestor de Gente faz
Fazer gestão de gente corresponde a fazer as seguintes atividades:
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- Para atrair gente boa, qualificada, o gestor deve
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- Integrar Hardware, Software, Humanware
- Cuidar da cultura organizacional
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- Para qualificar gente, o gestor deve
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- Promover Mindset de alto desempenho
- Realizar avaliação de desempenho
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- Engajar
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- integrar pessoas e resultados
- Gestor de Equipes
- Gestor de pessoas
- Liderança e gestão de equipes
- Gestão de conflitos
- Disfunções nas equipes
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- Reter
- Valorização
- Reconhecimento
- Gestão do clima
- Feedback
- Reter
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- Evoluir…
- Desenvolver as pessoas
- Estimular crescimento e carreira
- Perfil de maturidade
- Evoluir…
Ganhos alcançados com a gestão de gente
Um bom gestor de gente cria e mantém um ambiente de trabalho harmônico, integrado, que vai fazer com que:
- As pessoas se sintam atraídas para ali trabalhar e contribuir;
- As pessoas sejam qualificadas para ali trabalhar e crescer;
- As pessoas ali atuem de forma engajada, não somente para alcançar os resultados empresariais, mas para contribuir efetivamente, e se sentirem felizes, realizadas, e com senso de pertencimento;
- As pessoas ali permaneçam por um bom tempo, sem apenas estarem emprestando sua força de trabalho. E que, se porventura dali se desliguem, o façam de maneira harmoniosa e com um vínculo para voltarem se assim convier;
- As pessoas evoluam, como pessoas e como profissionais, e sintam que, mais que um local de trabalho, trabalhar com você gestor terá sido uma experiência rica e agregadora.
Os ganhos do Gestor Engajador
O gestor engajador, conforme apresentado no artigo DESAFIOS E AFAZERES DO GESTOR ENGAJADOR, compreende quatro competências: produto, resultados, compartilhar, e gente.
Com a gestão de produtos, o gestor vai ter um portfólio de produtos atualizado, gerando receitas sustentáveis, e integrado a um ciclo de inovação duradouro.
Com a gestão de resultados o gestor vai alcançar os resultados do negócio, de forma alinhada, integrada, e acima de tudo, participativa.
Com a gestão compartilhada, o gestor vai alcançar alinhamento de objetivos, comunicação e transparência, integração e engajamento das pessoas em torno dos resultados, melhoria do clima organizacional, e sinergia entre áreas e pessoas.
Com a gestão de gente, o gestor vai ter pessoas atraídas, qualificadas, engajadas, permanecendo mais tempo, e crescendo pessoal e profissionalmente.
Como consequência de tudo isto, terá, de forma abrangente, pessoas engajadas, entregando produtos e serviços, gerando resultados de forma harmônica e compartilhada.
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