Empresa anti-servidora: o padrão?

  • Que tipo de empresa você está acostumado a ver por aí: empresas prestativas, responsáveis e atenciosas?
  • Ou é muito mais provável encontrar empresas que não apresentem a menor disposição em servir?
  • Este é o padrão adotado?

Certa vez, um amigo me fez o relato dos serviços prestados por certa companhia aérea, em trajetos semanais que faz entre duas capitais brasileiras. Veja o relato abaixo e procure lembrar-se de alguma experiência vivida por você:

“Tenho feito uso dos serviços da empresa, semanalmente, pelo fato de esta disponibilizar voos em horários convenientes à minha agenda. Há algum tempo, viajo com eles, e não havia muito o que reclamar, até pouco tempo atrás. Mas nos últimos meses eles iniciaram uma série de procedimentos que estão comprometendo o serviço

  • Apesar de cobrarem “caro” pela comida oferecida, esta tem se apresentado fria e ruim;
  • Tenho notado, ultimamente, em muitos dos voos, que a aeronave fica quente. Às vezes nos sentimos como se estivéssemos sendo fritados;
  • O encosto do assento não reclina – já pensou? E, por mais engraçado que possa parecer, nos pousos e decolagens, os comissários pedem para os passageiros colocarem o encosto na posição vertical;
  • Recentemente adotaram um novo procedimento: deixaram de colocar lacres nas bagagens dos passageiros

Tendo a pensar se eles estão cuidando dos aspectos não vistos pelo passageiro com este mesmo nível de atenção e cuidado”

Então ele me perguntou:

essa é uma empresa servidora?

Eis minha resposta:

  • Como servir é agir com responsabilidade, a companhia aérea do meu amigo não é nem um pouco servidora, pois, apesar de cobrar, oferece alimentação inadequada;
  • Como servir é agir com desejo de ajudar, a companhia aérea do meu amigo não é nem um pouco servidora, pois, suas poltronas não reclinam;
  • Como servir é agir com iniciativa, a companhia aérea do meu amigo não é nem um pouco servidora, pois já que suas poltronas não reclinam, não tem a preocupação de ajustar as instruções de voo para que fiquem compatíveis à configuração da aeronave;
  • Como servir é agir com renúncia, a companhia aérea do meu amigo não é nem um pouco servidora, pois, cobra por tão pouco – o lanche servido;
  • Como servir é agir com simplicidade, a companhia aérea do meu amigo não é nem um pouco servidora, pois seria menos inadequado oferecer refeições frias e mais simples, cobrando um preço mais justo;
  • Como servir é fazer o bem, a companhia aérea do meu amigo não é nem um pouco servidora, pois deixa os passageiros em “clima quente”;
  • Como servir é agir com o senso de utilidade, a companhia aérea do meu amigo não é nem um pouco servidora, pois não trata de fechar as embalagens, podendo colocar o material em risco.

 

Uma empresa anti-servidora age sob o lema, como cantou Paula Toller “não faça assim, não faça nada por mim…”

Reflexões…

  • A sua companhia aérea preferida age assim, como a do meu amigo?
  • Sua empresa age assim, como a do meu amigo?
  • Você acha que conduta como a empresa aqui descrita está mais para a regra, o padrão, ou para a exceção?

Agradecimento

Agradeço a Ronaldo Lacerda, pela provocação que gerou este artigo.

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