Transformação da gestão, para quem?
Quando se fala em gestão, logo vem à mente a figura de gestor, de quem administra, de quem dirige, não é mesmo?
Será que gestão é assunto de interesse apenas para quem exerce o papel de dirigir, conduzir, comandar, liderar?
No artigo Todo mundo precisa ser gestor, inclusive você, registrei que gestão é assunto para qualquer pessoa, seja em termos profissionais ou pessoais, pois todos temos que fazer algum tipo de gestão: dos negócios, do dinheiro, da casa, da educação dos filhos, da nossa empregabilidade.
Este artigo é dedicado a você que faz gestão, e se preocupa em melhorar a sua gestão, e quer transformar a sua gestão, para alcançar maiores e melhores resultados, individualmente ou com sua equipe.
E já inicio com uma provocação:
Como transformar a gestão?
Trago neste artigo elementos para você, gestor, compreender quais os passos essenciais para transformar a gestão em sua empresa ou organização, visando otimizar os resultados alcançados.
Por que gestão?
Seja você um gestor numa empresa privada, numa instituição pública, uma organização não governamental, qualquer organização com ou sem fins lucrativos, você precisa fazer gestão dos recursos utilizados para entregar valor a clientes e demais pessoas e agentes impactados.
Fazer gestão é necessário porque a razão de exigência de qualquer organização é transformar insumos em produtos e serviços, para satisfazer alguém, e, neste desafio, os recursos utilizados precisam ser planejados e gerenciados, de forma a agregar valor para todos os envolvidos.
Então, você precisa fazer gestão para:
- Saber se o que você está fazendo satisfaz clientes e/ou comunidade;
- Avaliar se você está fazendo de forma eficiente e produtiva;
- Avaliar se o resultado final é superior ao investimento inicial, ou seja, se você está agregando mais valor para o cliente do que os custos envolvidos;
- E, estando num negócio com fins lucrativos, se está gerando lucro, pelo comparativo entre receitas e despesas.
Você pode pensar “mas com tantos conceitos e técnicas de planejamento e gestão, basta responder essas quatro questões? É tão simples assim?
Respondo: SIM e NÃO.
SIM, por que a essência de fazer gestão está relacionada a agregar valor e gerar resultados. E essas quatro questões servem para avaliar a gestão.
Mas a resposta também é NÃO, dependendo do tipo de atividade ou negócio em que você está atuando. Dependendo do grau de competitividade, limitação de recursos, necessidade de mais qualidade de produtos e serviços, será necessário utilizar conceitos, princípios e técnicas mais sofisticadas, levando a questões mais aprofundadas.
Mas, deixemos claro, o que é gestão?
O que é gestão
Primeiramente, deixe-me relacionar algumas palavras comumente utilizadas para se referir a gestão. Deixando de lado o rigor acadêmico ou científico, os seguintes termos são utilizados para trazer o entendimento de gestão: administração, planejamento, controle e acompanhamento.
No artigo “A diferença entre meta e objetivo”, eu apresentei a definição, no meu entender, mais simples e objetiva sobre gestão, entendida ali como administração.
Uma das definições de que mais gosto, pela sua simplicidade e objetividade é atribuída a Peter Drucker, sobre gestão é: “administração é alcançar resultados através de, e com pessoas”. Aqui vou usar gestão com o mesmo sentido de administração.
Então você ponha um complemento como gestão financeira, gestão de pessoas, gestão estratégica, gestão da qualidade, gestão de processos, gestão de materiais, gestão de estoques, ou qualquer outro termo, e terá o entendimento de que, independente da área, a gestão será tanto melhor na medida em que os resultados estejam sendo alcançados, com uma boa utilização de recursos – todos os recursos envolvidos.
E como fazer gestão?
Simples. Adote o PDCA, método gerencial que resume as quatro fases da gestão:
- Planejar, correspondendo a definir metas e métodos;
- Executar (do inglês, Do), correspondendo a capacitar e executar os processos, coletando dados;
- Checar, ou seja, verificar os resultados alcançados;
- Atuar corretivamente (Ajustar, corrigir, melhorar). Alguns autores têm utilizado L, de Learn (Aprender), em substituição ao A.
Você pode conhecer mais acessando o artigo Como entender o PDCA para alcançar melhores resultados.
Então, como posso transformar minha gestão?
É o que veremos na seção a seguir, onde apresento 10 passos para você transformar a gestão que você está adotando, ou fazendo parte, em uma empresa ou organização.
10 passos para transformar sua gestão e melhorar seus resultados
Apresento aqui 10 passos para você percorrer a jornada de transformação da gestão, para alcançar, cada vez mais, maiores e melhores resultados.
- Compreenda o conceito de gestão. Independente do termo que você utilize – gestão, administração, planejamento, controle, entenda que gestão corresponde a planejar, executar, verificar resultados, e atuar em ajustes, correção ou melhoria. Compartilhe esse entendimento com sua equipe de gestores;
- Defina objetivos, indicadores e metas. Qualquer resultado que se pretenda alcançar precisa, necessariamente, ser traduzido em objetivos, a fim de permitir acompanhamento posterior. Cada objetivo deve ter indicadores/ métricas e metas, permitindo a verificação de seu alcance, de forma precisa;
- Faça avaliação e análise. Estabeleça formas de avaliar os resultados para verificar o alcance das metas, e, mais que isso, faça análise dos resultados. Avaliar corresponde a verificar se a meta foi alcançada, enquanto analisar corresponde a entender os fatores que levaram àquele resultado. Para maior entendimento, acesse o artigo A diferença entre avaliar e analisar;
- Execute Ajuste e Melhoria. Implante ajuste e melhoria, ou seja, após a fase de avaliação e análise, adote medidas corretivas, de ajuste, ou para melhorar os resultados;
- Planeje e acompanhe os resultados em termos financeiros. Este, e os três próximos passos, fazem uso das perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). Assim, os resultados devem ter uma perspectiva financeira. Se numa empresa, organização com fins lucrativos, resultados devem estar associados ao lucro. Se numa organização sem fins lucrativos, o lucro não é objetivo, mas o desequilíbrio financeiro também, não o é. Então, organiza parte de seus resultados em termos financeiros;
- Planeje e acompanhe os resultados em termos de clientes (mercado). O que dará sustentação a qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, é ter, manter e conquistar clientes. Assim, uma boa gestão deve ter ações e métricas voltadas para a satisfação de clientes, e, no caso de instituição pública, os usuários, cidadãos, enfim, a comunidade;
- Planeje e acompanhe os resultados em termos de processos. Bons processos, seja na produção de bens ou na prestação de serviços, garantem qualidade, produtividade e atendimento, para a satisfação de clientes e usuários;
- Planeje e acompanhe os resultados em termos de inovação e aprendizagem. Uma inovação que aprende e inova tende a se perpetuar em atividade. Assim, planejar, estabelecer e acompanhar resultados em termos de inovação e aprendizado ajudam a ter processos que vão satisfazer clientes, de forma contínua;
- Faça Avaliação da gestão. Não basta fazer gestão de sua estratégia e operação. A própria gestão também precisa ser avaliada, e, em algumas situações, revista e atualizada. Neste sentido, usar Aferidores de Maturidade da gestão, como o disponibilizado ao final deste artigo, também fazem parte de um bom sistema de gestão;
- Aperfeiçoe a gestão. Como decorrência do passo anterior, após avaliar seu sistema, sua forma de fazer gestão, introduza melhorias, para compatibilizar o que você faz (estratégia e operação), com sua forma de fazer gestão (sistema de gestão)
Nos próximos artigos estarei apresentando cada um destes passos, em detalhe, para você transformar a gestão de sua organização e alcançar melhores resultados.
E você pode começar já!
Para que você possa avaliar como sua organização está lidando com a gestão, e o que pode ser melhorado, compartilho com você, uma ferramenta poderosa que vai lhe ajudar nessa jornada: AFERIDOR DE MATURIDADE EM GESTÃO
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