Quem precisa de objetivos e estratégias?
Definir os rumos para o futuro da organização, seja uma empresa com fins lucrativos, seja uma organização sem fins lucrativos ou uma instituição pública, são tarefa principal de gestores.
Essencialmente, para definir os rumos, há que iniciar com um objetivo, que pode ser a visão de futuro, visão, objetivo de longo prazo, objetivo temático, ou qualquer outro nome que você, gestor, esteja utilizando, e que norteie as ações para o futuro da organização/empresa.
Em seguida, será necessário definir a estratégia, ou as estratégias, para alcançar o(s) objetivo(s) definido(s).
Mas, às vezes, alguém se refere à estratégia como sendo o objetivo maior a ser alcançado. Ou mesmo, se refere à estratégia como a definição da essência do ser organizacional. Parece estranho, não é mesmo?
Afinal de contas, o que vem primeiro: objetivo ou estratégia? E qual a importância disso?
Assim, convoco você, leitor, à reflexão:
- Você sabe distinguir, claramente, objetivos de estratégia?
- Ou para você, objetivos e estratégia são a mesma coisa?
- A compreensão disto pode fazer alguma diferença?
Antes de continuar lendo, reflita: o que é um objetivo? O que é uma estratégia? Como estes dois conceitos se interligam?
E você pode se perguntar:
Quais as principais diferenças entre objetivo e estratégia, e quais as implicações disso na minha caminhada rumo ao sucesso?
Confusão entre objetivos e estratégias
Para contextualizar o assunto, vou reproduzir um relato, feito por um gestor, certa vez, quando discutíamos a finalização de um Planejamento Estratégico. Nosso personagem estava confuso com o uso de tantos nomes diferentes no momento de concluir seu plano de trabalho.
O relato de um gestor
Eu fico confuso, pois, em certos momentos, me orientam a definir objetivos para estabelecer as estratégias. Porém, em outras oportunidades dizem que eu tenho que identificar as estratégias para, em seguida, definir os objetivos de cada estratégia.
Depois leio que os objetivos devem ser estabelecidos, primeiramente, em nível organizacional, para, só então, desdobrar em objetivos setoriais ou dos negócios. Aí eu faço meu dever de casa, e chega um terceiro e me pergunta pelos macro objetivos.
Depois chega alguém e estabelece que devo definir as diretrizes, antes de cada objetivo. Como fico?
Tenho dito que, mais importante do que saber a definição precisa de algo é conhecermos o conceito. Se soubermos o conceito de algo, fica mais fácil discutir e sobretudo aplicar o conceito em algo que faça sentido em nossa vida – profissional ou pessoal.
Esta salada terminológica a que somos submetidos, em que pese a intenção de esclarecer, muitas vezes confunde mais do que ajuda. Recorro, assim, à simplicidade dos conceitos para a utilização efetiva.
Para responder essa questão, vamos primeiramente entender o que é um objetivo, em seguida, o que é estratégia, para chegarmos às diferenças.
O que é um objetivo
Por que definimos objetivos?
Para definir alvos, intenções, clarificar desejos, vontades, necessidades.
Seja um objetivo de vida – missão, um objetivo profissional – alcançar uma posição x, um objetivo pessoal – concluir um curso, ter filhos, constituir família, ou mesmo um objetivo de lazer – quero entretenimento através de um filme, o ser humano é movido por objetivos em sua vida.
Não vivemos ao léu, sem desejos, vontades, ou, como querem alguns, “deixando a vida me levar”.
É da natureza humana querer viver melhor, e, de tempos em tempos, nos propomos a conquistar alvos.
E aqui, trago um conceito simples:
Objetivo é, em essência, algo superior ao que somos hoje, ou onde estamos hoje.
Objetivo tem a ver com crescer, melhorar, aperfeiçoar, subir de nível em algum aspecto de nossa vida.
Então, podemos perguntar:
O que caracteriza um objetivo?
Apresento aqui dez características de um objetivo. Em geral todo objetivo inclui os seguintes itens:
- Um desejo, vontade, necessidade de evoluir;
- Concreto, ou seja, sendo uma vontade, necessidade, sonho, um objetivo deve ser algo real, concreto. Em determinado momento, o objetivo deve ter sido alcançado, ou não, por isso a necessidade de concretude;
- Algo a ser alcançado no futuro;
- Algo superior ao que você é hoje, ou onde você está hoje;
- Algo que vem de dentro, ou seja, é você quem tem motivação para se estabelecer um objetivo;
- Um objetivo é um alvo qualitativo;
- Para definir um objetivo, use um verbo;
- Um objetivo deve ser temporal, ou seja, deve ter um prazo a ser alcançado;
- Um objetivo deve ser mensurável, permitindo mensuração para avaliação de seu alcance
- Alcançável, ou seja, um objetivo deve permitir ser alcançado, Se você definir um objetivo muito além de sua capacidade, ele de nada servirá, pois será apenas um alvo perdido.
Agora que estabelecemos o que é, e as principais características de um objetivo, vejamos o conceito de estratégia.
O que é uma estratégia
Estratégia (do grego stratégia) significa “a arte de liderar uma tropa”. Alguns definem estratégia como um plano, apenas.
Estas definições, porém, embora corretas, não são suficientes, ou não ajudam muito para sua utilização prática.
O artigo a diferença entre objetivos e estratégia apresenta a essência do conceito de estratégia, ao afirmar que estratégia se relaciona com a maneira que vamos utilizar para alcançar o alvo desejado, enfim, o objetivo.
Em outras palavras, estratégia é o caminho a ser percorrido para alcançar o rumo,
Por que definir uma estratégia, você pode perguntar?
Por que, ao definir um objetivo, por si só, poderá ser (quase nunca será) insuficiente para alcançá-lo, a menos que este objetivo seja extremamente fácil, óbvio, e esteja muito próximo de ser alcançado.
O que caracteriza uma estratégia, então?
Apresento, assim, algumas das principais características de uma “boa” estratégia:
- Concentra-se no conceito de caminho, ou seja, responde à questão de como alcançar um objetivo;
- Tem vínculo com o objetivo, ou seja, uma estratégia precisa fazer sentido em relação a um objetivo específico;
- Definida com clareza, de modo a ser compreendida pelos que vão executá-la, ou seja, colocá-la em prática;
- Estabelece etapas do caminho a ser seguido;
- Define papéis e responsabilidades;
- Tem prazos intermediários e prazo final para ser alcançada;
- É abrangente, ou seja, compatível com o nível de abrangência do objetivo definido
- Executável, ou seja, é capaz de ser executada pelas partes envolvidas;
- Flexível e adaptável, ou seja, uma estratégia não deve ser entendida como algo imutável, e a ser seguida, exatamente como concebida, sem eventuais ajustes ou adaptações;
- É mensurável, ou seja, assim como o objetivo deve ser mensurável, e permitir avaliação e acompanhamento.
O que diferencia objetivo e estratégia
Apresentados os conceitos de objetivo e estratégia, posso, enfim, enumerar as 10 diferenças entre objetivos e estratégias
- Objetivo está relacionado com alvo a ser alcançado; estratégia está relacionado com método para alcançar o alvo;
- Objetivo é destino, estratégia é caminho;
- Objetivo é O QUE, estratégia é COMO;
- Objetivo está relacionado com prazo final; estratégia relaciona-se com prazos intermediários e final;
- Objetivo tende a ser mais estático, menos flexível; estratégias tendem a ser mais dinâmicas, mais flexíveis;
- Objetivo está mais relacionado com a definição do plano, na fase de planejamento; estratégia está mais relacionado com a execução do plano;
- Objetivo tem a ver com vitória, alegria; estratégia tem a ver com esforço, empenho;
- Objetivos se transformam em estratégia; estratégias se transformam em objetivos, conforme o nível de desdobramento;
- Um objetivo pode contar várias estratégias; uma estratégia geralmente está associada a um objetivo;
- Objetivo é algo para comemorar; estratégia é algo para trilhar;
Definindo objetivos e estratégias
Para esclarecer, de modo prático, como objetivos e estratégias se integram, e como um objetivo pode se transformar em estratégia, vejamos um exemplo:
Suponhamos que alguém deseje melhorar de vida, e estabeleça um objetivo como “melhorar a saúde”.
E, para melhorar a saúde, ele se proponha três alternativas:
- Passar por reeducação alimentar;
- Praticar atividades físicas; e
- Fazer uma terapia para equilíbrio emocional.
Podemos dizer que estas três alternativas são suas estratégias para alcançar o seu objetivo.
Em seguida, ele vai pensar, para cada estratégia, em maneiras de como alcançá-las. Por exemplo, para fazer a reeducação alimentar, ele poderá:
- Consultar um médico sobre um plano de adequação de peso;
- Consultar uma nutricionista e seguir uma dieta reeducante;
- Abrir mão de alimentos que aprecia muito, mas que não são saudáveis;
- Vai precisar também, combinar com a família uma recomposição na alimentação dele e dos familiares.
Da mesma forma, precisará pensar em como fazer para realizar atividades físicas e para equilíbrio emocional. Continuemos, entretanto, com a reeducação alimentar.
Passemos a um segundo nível de planejamento, mais detalhado. A estratégia de reeducação alimentar passa a ser um objetivo (de segundo nível).
E os preparativos (consulta médica, consulta com nutricionista, abrir mão de alimentos, e combinar com a família), são maneiras que devem utilizar para fazer a reeducação alimentar.
Com relação às atividades físicas, e ao reequilíbrio emocional, ele precisará definir suas “estratégias” para realizar seu objetivo. E assim por diante…..
Percebe?
Objetivo está para O QUE. Estratégia está para COMO.
Se você tiver este conceito claro, pode usar o termo que quiser, pois sempre, sempre, sempre, o objetivo é o alvo que você quer alcançar. A estratégia será a maneira, caminho a ser percorrido, a fim de alcançar o objetivo.
Em tempos de final de ano, oportunidade em que muitos aproveitam para refletir e definir alguns objetivos pessoais para o ano que se inicia, procure usar a conceituação aqui sugerida, e, para cada objetivo, relacionar as estratégias que permitirão o seu alcance.
Tudo vale para o âmbito profissional, organizacional ou empresarial.
Lembre: objetivo está para O QUE assim como estratégia está para COMO!
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