Contrate pelas atitudes. Desenvolva as habilidades!

O desafio de encontrar a pessoa certo para o serviço

Dada a grande influencia das pessoas na prestação de serviços, encontrar profissionais qualificados e com perfil adequado a cada tipo de serviço prestado pelas organizações é um tema desafiante para gestores de serviços e para gestores de pessoas.

Em sua organização ou empresa, quais os critérios são privilegiados na contratação de pessoas para a prestação de serviços?

  • Qualificação técnica?
  • Experiência?
  • Caraterísticas físicas como Idade? Sexo? Altura?
  • Domínio de línguas?
  • Cursos e especializações?

Claro que todos, ou alguns desses critérios têm maior, ou menor, importância.

Mas, a pergunta que lhe trago é:

Qual o principal critério para contratar pessoas para prestar serviços?

Pessoas e serviços  

Quais os critérios principais utilizados em sua organização por ocasião da seleção de pessoas para atuarem na prestação de serviços? Além das questões relacionadas à qualificação e conhecimento técnico, que outros aspectos são considerados?

Quando falamos de gestão de serviços uma das características das operações de serviços, em contraponto às atividades de manufatura, é a influência da participação humana na execução dos processos.

Mais do que na indústria, o comportamento, a motivação, e disposição das pessoas pode fazer grande diferença na qualidade de um serviço. E aqui reside a distinção essencial: devemos priorizar qualificação técnica ou comportamento ?

Para prestar serviços, devemos priorizar qualificação técnica ou comportamento?

Na verdade, a questão não é “OU”, mas “E”, isto é, devemos valorizar qualificação técnica E comportamento.

Porém, como em serviços a influencia do comportamento é maior, há que se ter o cuidado de procurar profissionais que tenham atitude compatíveis com os valores (princípios, crenças)  que a empresa prioriza em função do tipo de serviço prestado, bem como da forma que a empresa pretende prestar este serviço.

“Em serviços, contrate pelas atitudes, e desenvolva as habilidades”

E a capacitação técnica pode ser desenvolvida através de cursos e treinamentos – pelo menos em parte.

Mesmo uma limitação técnica é menos difícil de resolver do que desenvolver atitudes e comportamentos

Sua empresa valoriza o que mais ao selecionar um candidato para trabalhar? Aspectos técnicos de formação e conhecimento? Ou atitudes e comportamentos?

Não esqueça:

“Em serviços, contrate pelas atitudes, e desenvolva as habilidades”

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Os 10 passos essenciais para selecionar e contratar pessoas para prestar serviços

Chegou a hora de mostrar a você o caminho para selecionar, contratar e desenvolver pessoas na prestação de serviços.

  1. Identifique o serviço para o qual você deseja contratar alguém.
  2. Identifique as atividades a serem realizadas pelo profissional.
  3. Defina os requisitos técnicos de habilidade para o trabalho.
  4. Defina os requisitos de formação e experiência.
  5. Defina os requisitos comportamentais necessários ao desempenho das atividades. Aqui devem ser listados aspectos relacionados a atitudes necessárias. E podem ser feitos cruzamentos com os valores organizacionais.
  6. Dê andamento ao processo de seleção e admissão levando em conta os requisitos técnicos, de formação e experiência, e comportamentais. Uma vez atendidos os requisitos técnicos obrigatórios – não precisa privilegiar todos (você só poderá contratar um médico para o papel de médico, não é mesmo?), privilegie os requisitos comportamentais.
  7. Relacione outros requisitos técnicos que possam ser desenvolvidos através de treinamento ou desenvolvidos de forma gradativa. Aqui reside a essência da sentença “Em serviços, contrate pelas atitudes, e desenvolva as habilidades”. Planeje o desenvolvimento dessas habilidades técnicas.
  8. Execute o treinamento das habilidades técnicas.
  9. Monitore a evolução das habilidades técnicas em sintonia com as habilidades comportamentais, ou seja, as questões atitudinais.
  10. Faça ajustes, corrija i que não tiver produzido o resultado desejado. Aprimore. Sempre haverá oportunidade para reavaliar o sistema de seleção, contratação dele capacitação das pessoas, fazendo andar juntas as habilidades técnicas e comportamentais.

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Como prestar melhores serviços

Convido você a conhecer o curso online AS DEZ DICAS DE OURO DOS SERVIÇOS e acessar uma ferramenta para contratação de pessoas em serviços.