COMO FAZER DESIGN DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE!

Quem ganha com Design da Experiência do Cliente?

As melhores empresas do mundo, entregam as melhores experiências a seus clientes.

Assim acontecem experiências verdadeiramente inesquecíveis nas lojas Apple, na Disney, Starbucks, Ritz Carlton, lojas Lego, Ikea, entre outras.

A questão a ser colocada é se essas coisas acontecem apenas em função da boa vontade de funcionários, habilidades da equipe, ou pessoas altamente servidoras. 

E a reposta é não!

As coisas não acontecem por acaso.

As. Elabores experiências são concebidas, pensadas, planejadas, preparadas e, enfim, executadas.

Mas a quem cabe coordenar tudo isto?

A você gestor!

Isso mesmo! Você, gestor, é o responsável em planejar a experiência do cliente, independente do cargo que tenha – presidente, superintendente, diretor, gerente, superfinos, coordenador, ou líder de equipe.

Mas fica a questão,

quem ganha com o design da experiência do cliente?

Trago neste artigo elementos para você, gestor, compreender o que e e como fazer design da experiência do cliente.

Por que Design de Experiência do Cliente

Produtos e serviços são, indiscutivelmente, cada vez, melhores.

Isso leva clientes a conhecerem melhores produtos e serviços, e, com isso, desejarem soluções cada vez melhores. 

Por isso, não basta ter um bom design de um serviço ou de um produto.

Faz-se necessário fazer design da experiência do cliente. 

O design da experiência do cliente permite que gestor e sua equipe se coloquem na condição de cliente e entendam, passo a passo, as variações nas percepções e sensações dos clientes, ao longo do processo de compra/contratação, recebimento, uso continuado e eventual descarte de um produto ou serviço. 

Por esta razão, o gestor fica a se perguntar:

Como fazer design da experiência do cliente?

Entenderemos duas coisas neste artigo: o que é e como fazer design da experiência do cliente.

Fazer Design da experiência do cliente é o sexto passo que apresentei no artigo 10 passos para você transformar a experiência do cliente.

O que é Design de Experiência do Cliente?

No artigo Desperte para a Experiência do cliente eu apresentei o conceito de experiência do cliente: Conjunto de percepções e sensações vivenciadas pelo cliente ao longo de sua jornada com um produto ou serviço.

Desta forma, o design da experiência do cliente consiste em pensar, conceber, planejar e preparar produtos e serviços, contemplando as sensações e percepções vivenciadas pelo cliente ao longo da jornada de utilização destes produtos e serviços.

O design de serviços ajuda as organizações a ver seus serviços da perspectiva do cliente. É uma abordagem para projetar serviços que equilibram as necessidades do cliente com as necessidades do negócio, com o objetivo de criar experiências de serviço perfeitas e de qualidade.

Mas, em que o design de serviço se diferencia do processo de desenvolvimento de produtos e serviços usual?

A principal diferença é que o design de serviço inclui os seguintes princípios:

  • Centrado nas pessoas: Considera a experiência de todas as pessoas envolvidas
  • Colaborativo: Engajamento efetivo de vários stakeholders no design de serviço
  • Interativo: Design de serviço como processo exploratório, adaptativo e experimental, rumo à implantação
  • Sequencial: Serviço visualizado e orquestrado como sequência de ações inter relacionadas
  • Realístico: Necessidades devem ser pesquisadas na realidade, as idéias prototipadas na realidade e os valores intangíveis evidenciados como realidade física ou digital.
  • Holístico: Serviços devem atender de forma sustentável às necessidades de todas as partes interessadas por todo o serviço e em toda a empresa.

14 passos para fazer Design da Experiência do Cliente

Como então, mapear a jornada do cliente?

Siga alguns passos, que relaciono a seguir.

  1. Estabeleça entendimento, junto a sua equipe, de que a experiência do cliente não acontece por acaso, precisa ser planejada.
  2. Estabeleça, igualmente, entendimento de que o Design de Serviço inclui a participação de vários profissionais envolvidos com os serviços, não sendo um trabalho exclusivo de especialistas, com elevado domínio de design.
  3. Identifique os profissionais que participarão do design de serviço, lembrando que todos devem fazer design, em maior ou menor grau.
  4. Existem várias técnicas para conceitos, princípios e ferramentas de design do serviço, para a concepção e planejamento da experiência do cliente, tanto para produtos como para serviços. A seguir, relaciono algumas que considero imprescindíveis;
  5. Faça o mapeamento da(s) Persona(s), relacionando, pelo menos:
    1. Perfil demográfico: nome da persona, idade, sexo/orientação sexual, grau de formação, profissão, região de moradia
    2. Perfil psicográfico: aspectos subjetivos da persona relacionados a seus produtos e serviços, tais como motivações, desejos, expectativas, costumes, diversão, hábitos.
  6. Faça o Mapeamento dos pontos de contato (Momentos da Verdade) vivenciados pelo cliente
  7. Relacione Artefatos envolvidos – produtos, materiais – para cada momento da jornada
  8. Correlacione as dores do cliente ao longo da jornada
  9. Faça o mapeamento da Jornada emocional do cliente, isto é, como varia a emoção do seu cliente, ao longo de cada momento da jornada.
  10. Relacione todos os processos de atendimento e processos internos, associados a cada momento da jornada. Identifique os processos críticos
  11. Pratique o “e se?”, ou seja, para cada momento da jornada, e se as coisas acontecessem de forma diferente, como seria a percepção/sensação do cliente?
  12. Relacione as correções,  oportunidades de melhoria, ajustes, identificadas na etapa anterior. Selecione as mais viáveis.
  13. Planeje a execução das medidas selecionadas. Defina os requisitos necessários para introduzir as mudanças, considerando processos e atividades, pessoas, equipamentos, artefatos, produtos e materiais, enfim, tudo para “a coisa acontecer”. Coloque em prática 
  14. Monitore, avalie continuamente, corrija, ajuste, aperfeiçoe as alterações introduzidas.

Assim, quero compartilhar com você, desde já, uma ferramenta poderosa que vai lhe ajudar nessa jornada: o Aferidor de Maturidade da Gestão do Cliente.

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