No artigo Como entender o PDCA e alcançar melhores resultados, escrevi sobre a Administração no estilo “Apagar incêndio”, e introduzi o Ciclo PDCA, detalhando O que é e para que serve o PDCA, e apresentando As etapas do PDCA
Neste artigo, detalho a etapa de Execução (D).
Sobre Executar, ou Execução (Do)
Depois do planejamento vem a Execução. Antes de executar, porém, há necessidade de comunicar e capacitar os envolvidos. Quantas vezes alguns resultados não são alcançados por que não estavam claros os resultados para as pessoas envolvidas? Outras vezes os resultados até estavam claros, mas os caminhos, métodos para alcançá-los não eram de conhecimento das pessoas. Há ainda outras situações em que foram definidos resultados e métodos, mas as pessoas não executam efetivamente.
Reflita comigo sobre quais são as atribuições de um técnico de futebol, basquete, volei, ou qualquer outro esporte? mesmo que você não seja um especialista em qualquer esporte. Você conseguirá relacionar algumas das atribuições de um técnico. E também será capaz de responder à seguinte questão:
- Qual é a única atividade de um esporte, qualquer que seja ele, que o técnico não pode executar?
Se você pensou em “jogar”, acertou.
Um técnico pode fazer todo o trabalho de preparação, orientação, treinamento, preleção, aconselhamento, chamar atenção da equipe, e várias outras possíveis atividades. Mas ele não pode jogar. Assim, um técnico de futebol fica à beira do gramado, mas não chute a bola – não durante o jogo. O mesmo vale para qualquer outro esporte que utilize bola.
Onde isso nos leva?
Isso nos leva ao entendimento de que o papel de um gestor é fazer fazerem, concordando com a definição que citamos anteriormente, de que gestão é “Gestão é alcançar resultados através de, e com, pessoas”.
Por isso precisamos voltar ao ditado “quem quer faz, quem não quer manda“, e levantar a questão: como fica o trabalho de um gestor? Ela vai fazer tudo?
Você já pensou se, numa fábrica, o supervisor tiver que fazer toda a produção? E numa escola, o Diretor é que vai dar todas as aulas? Num hospital, o Diretor Médico vai atender todos os pacientes em consulta? Ele também vai realizar todas as cirurgias? Só se for clonado.
Se para alguns, “falar é fácil, fazer é que é difícil” fica difícil entender qual é o papel de um gestor, senão o de definir metas e métodos para sua equipe. Portanto, muito mais do que fazer, o papel do gestor relaciona-se com o planejamento – definir o que e como.
Como afirmou Buda, “sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele”. E como o gestor deve atuar?
Em primeiro lugar, deve fazer o planejamento – definir o que e como. Em segundo lugar, deve coordenar a Execução, que corresponde a treinamento, capacitação, orientação das pessoas. Isso o técnico de futebol sabe, e pode fazer.
Ainda na Execução o gestor deve proporcionar condições para que a equipe possa executar o seu trabalho de acordo com os métodos definidos, e padronizados.
É importante frisar que é na execução que se consegue gerar os resultados de todo e qualquer profissão ou negócio. É na produção de bens que se agrega valor aos materiais utilizados. É na prestação do serviço que se agrega valor para o cliente, que remunera o negócio com o pagamento do serviço prestado.
Por isso, os dados, que serão utlizados, mais tarde, para avaliar se o negócio está trazendo resultados de produção, qualidade, produtividade e financeiros, são coletados nessa fase. Por isso vemos cenas como a seguinte, em que o médico faz os registros que serão utilizados para controle de produção e cobrança.
Você poderá ver em detalhe, cada uma das etapas do P-D-C-A, nos artigos relacionados abaixo:
- P de Planejar (Plan em inglês)
- D de Executar (Do em inglês)
- C de Checar, ou Avaliar (Check em inglês)
- A de Agir (Act em inglês)