A Qualidade positiva e a Qualidade negativa!

Quem gosta de qualidade?

Qualidade é um tema obrigatório para algumas empresas e seus gestores. Já para outras, o assunto qualidade é algo ultrapassado, uma vez que já dominaram e resolveram tudo o que precisava ser discutido sobre o assunto.

Mas existem algumas organizações que não valorizam, não compreendem, e portanto, dão pouca ou nenhuma importância à qualidade de produtos e serviços.

Qualquer que seja o seu caso, a qualidade precisa ser compreendida e tratada, afinal o cliente sempre vai desejar receber produtos e serviços com qualidade, não é mesmo?

E no sentido de lidar com a qualidade, sua compreensão é necessária. Mas existem diferentes formas de entender a qualidade. Senão, vejamos. Para você:

  • Qualidade é algo bom ou ruim?
  • Qualidade é algo positivo ou negativo?
  • Dependendo do ponto de vista, as duas respostas são corretas. Como isto é possível?

Desse modo, pergunto:

Qualidade é algo positivo ou negativo?

Assim como alguns gostam de vermelho e outros preferem azul, a qualidade pode ter diferentes interpretações e entendimentos.

A qualidade positiva ou negativa, segundo Dr. Juran

Mas como é possível enxergar a qualidade como algo negativo?

Segundo Juran, existem duas maneiras de compreender a qualidade:

  1. A qualidade proporcionada pela presença de atributos, que fazem o cliente perceber mais qualidade em um produto pelas características que este apresenta
  2. A qualidade proporcionada pela ausência de defeitos ou falhas, que fazem com que o usuário de um produto percebe menos qualidade na medida em que este produto apresenta um índice maior de falhas

A qualidade positiva

No primeiro caso, chamamos isto de QUALIDADE POSITIVA. Esta qualidade está relacionada ao fato de um produto apresentar mais atributos e, consequentemente, desempenha mais funções.

Assim, dois veículos de mesma marca e modelo podem ter níveis de qualidade diferentes, dependendo de itens (ou acessórios) presentes em cada um. Se o veículo A é do mesmo modelo que o veículo B, porém A tem ar condicionado, enquanto B não tem, dizemos que A tem maior nível de qualidade que B.

Isto serve para qualquer tipo de produto, em qualquer lugar do mundo.

A qualidade negativa

No segundo caso, chamamos de QUALIDADE NEGATIVA, e esta qualidade está relacionada ao fato de um produto apresentar mais defeitos que outro.

Assim, dois veículos de mesma marca e modelo podem ter níveis de qualidade diferentes, dependendo das falhas presentes em cada um. Se um veículo A apresenta mais defeitos que o veículo B, dizemos que B tem maior nível de qualidade que A.

Isto também serve para qualquer tipo de produto, em qualquer lugar do mundo.

Está gostando desse artigo? Então clique aqui para acessar outros materiais

Portanto,

A afirmação no início deste texto é altamente provocativa. Qualidade sempre será algo BOM. Porém, existem duas maneiras de encararmos: o enfoque positivo ou negativo.

“Qualidade sempre é algo bom, ainda que alguns não queiram, não saibam ou não possam enxergar ou reconhecer!”

Como diz o ditado, a beleza está nos olhos de quem vê!

Gostou do artigo? Então clique aqui para acessar outros materiais

Mais sobre Qualidade

Convido você a refletir um pouco mais sobre o assunto, conhecendo o artigo Qualidade superior custa mais?