Por que precisamos de objetivos?
A essência da natureza humana tem a ver com buscar melhorar nossas vidas.
Viver, muito mais do que conviver, é viver com vida!
E viver com vida é estar ativo, buscando crescer, melhorar, fazer algo melhor, realizar conquistas em nossas vidas.
No artigo DEZ DIFERENÇAS ENTRE OBJETIVO E ESTRATÉGIA discuti a essência do conceito de objetivo:
Objetivo é, em essência, algo superior ao que somos hoje, ou onde estamos hoje.
Por isto vivemos numa roda-viva, buscando e alcançando crescimento em vários aspectos de nossa vida: pessoal, profissional, financeiro, conhecimento, formação, e mesmo no lazer.
Assim, se o homem é, por natureza insatisfeito, e tende a se motivar com novas realizações, tratar objetivos é o que nos mantém vivos.
Mas se no sentido pessoal eu posso buscar objetivos pessoais, profissionais financeiros ou mesmo de conhecimento dele, quando subjetivos devo definir de tempos em tempos?
E no sentido profissional, dirigindo uma empresa ou organização, você pode se fazer a mesma pergunta: quantos objetivos devemos definir para alcançar situações novas e melhores, para nossa organização?
Assim, coloco a questão:
Quantos objetivos devo escolher, para alcançar sucesso?
Para responder essa questão, vamos repassar o conceito de objetivo.
O que é um bom objetivo
No artigo DEZ DIFERENÇAS ENTRE OBJETIVO E ESTRATÉGIA apresentei as dez qualidades de um objetivo. Em geral todo objetivo inclui os seguintes itens:
- Um desejo, vontade, necessidade de evoluir;
- Concreto, ou seja, sendo uma vontade, necessidade, sonho, um objetivo deve ser algo real, concreto. Em determinado momento, o objetivo deve ter sido alcançado, ou não, por isso a necessidade de concretude;
- Algo a ser alcançado no futuro;
- Algo superior ao que você é hoje, ou onde você está hoje;
- Algo que vem de dentro, ou seja, é você quem tem motivação para se estabelecer um objetivo;
- Um objetivo é um alvo qualitativo;
- Para definir um objetivo, use um verbo;
- Um objetivo deve ser temporal, ou seja, deve ter um prazo a ser alcançado;
- Um objetivo deve ser mensurável, permitindo mensuração para avaliação de seu alcance
- Alcançável, ou seja, um objetivo deve permitir ser alcançado, Se você definir um objetivo muito além de sua capacidade, ele de nada servirá, pois será apenas um alvo perdido.
Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa importante: um bom objetivo terá mais chance de produzir os resultados desejados, se não estiver associado a uma longa lista de objetivos.
Trabalhar com vários objetivos simultaneamente pode trazer algumas dificuldades que apresento na seção a seguir.
Sete dificuldades em ter vários objetivos simultâneos
Quando uma organização privilegia vários objetivos ao mesmo tempo, ela aumenta em muito a probabilidade de acontecerem os seguintes fatores:
- INCERTEZAS: Dificuldade em selecionar o que, de fato, é mais importante ou urgente em determinada circunstância, longa lista de objetivos;
- DIRECIONAMENTO: ou seja, a falta de foco, querendo cuidar de tudo;
- INSEGURANÇA: Dificuldade em priorizar o que realmente importa;
- SILOS: Conflito de interesses entre setores da organização. Quando a organização tem muitas prioridades, os gestores incentivam colocam seu pessoal na posição inevitável de serem requisitados em direções diferentes e, por vezes, opostas;
- RECURSOS LIMITADOS: Limitação de recursos para fazer o que precisa ser feito;
- DESPERDÍCIO de tempo, recursos, esforços, atenção e concentração;
- RESULTADOS INFERIORES: como consequência dos fatores anteriores, os resultados tendem a ser medíocres.
A partir desses fatores, apresento na seção seguinte 10 razões para se trabalhar um objetivo global de cada vez.
A força de um – e apenas um – objetivo
Uma organização, “se quiser criar um senso de alinhamento e foco comum, deve ter apenas uma prioridade durante determinado período” (Lencioni, 2012).
Assim, relaciono, a seguir, 10 argumentos para você procurar trabalhar um objetivo organizacional de cada vez, pelo menos por um determinado período – recomendamos 3 a 6 meses.
- UMA COISA DE CADA VEZ. Definir UM objetivo vai levar você a encontrar, de maneira forçada, qual o fator essencial que vale permitir alcançar sucesso em determinada empreitada, contexto ou circunstância;
- REDUZIR INCERTEZAS. Definir UM objetivo vai levar você a selecionar o que, de fato, é mais importante ou urgente em determinada circunstância. Assim, se você tem uma longa lista de objetivos, você deverá escolher aquele mais impactante, reduzindo – não eliminando, incertezas na decisão tomada;
- FOCO. Definir UM objetivo vai levar você a direcionar atenção e concentração para cuidar do que realmente conta, do que realmente importa;
- SEGURANÇA. Definir e trabalhar com UM objetivo vai lhe proporcionar mais segurança em seguir o caminho traçado, lhe defendendo de oportunidades disfarçadas, nem sempre adequadas para seu sucesso ou resultados desejados;
- DIZER NÃO. Definir UM objetivo vai levar você a dizer não a ameaças e tentações para lhe desviar do rumo a ser seguido;
- REDUÇÃO DE SILOS. Definir UM objetivo vai permitir que toda a organização persiga o objetivo comum, eliminando ou reduzindo os interesses de setores, departamentos ou áreas, que, às vezes, podem ser conflitantes com o objetivo maior da organização. Importante ressaltar O objetivo maior da organização deve ser, obrigatoriamente, desdobrado em objetivos setoriais, mas que estes devem estar atrelados ao global, o que chamamos aqui de OBJETIVO UM;
- OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS. Definir UM objetivo vai levar você a otimizar a utilização de recursos, nem sempre tão disponíveis, não é mesmo?
- REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO. Definir UM objetivo vai levar você a reduzir desperdício de tempo, recursos, esforços, afinal de contas, se já não dispomos de tantos recursos, desperdiçar será muito grave;
- COMPROMISSO E ENGAJAMENTO. Esse talvez seja o maior fator para trabalhar com UM objetivo, pela possibilidade de contar com o engajamento das pessoas em torno deste objetivo comum. Importante dizer que o objetivo comum deverá ser desdobrado em objetivos setoriais, mas que, necessariamente, estejam integrados ao objetivo maior;
- RESULTADOS SUPERIORES. Como consequência de todos, definição de um objetivo com potência alisar a, em muito, o alcance de resultados superiores, seja no nível da organização, seja no nível dos setores.
Faça o Planejamento Estratégico Ágil de sua empresa / organização
O tema deste artigo tem relação direta com a elaboração execução de Planejamento Estratégico Ágil, uma tendência em empresas e organizações em geral de acelerarem seus resultados através de práticas de princípios e metodologias ágeis.
Com o Planejamento Estratégico Ágil você pode, de maneira rápida e objetiva, elaborar o planejamento estratégico para sua organização, em poucas reuniões.
Gostou do tema? Ficou interessado em fazer planejamento estratégico ágil em sua organização? Está precisando adotar estratégias ágeis em seus negócios? Está sem tempo para fazer o planejamento estratégico estruturado e aprofundado que gostaria de fazer?
Você precisa adotar estratégias ágeis em sua vida!
Conheça o Workshop PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ÁGIL, e saiba como definir, em apenas duas reuniões, as principais estratégias prioritárias para seus negócios e atividades, para os próximos meses.
Se preferir, podemos ter a oportunidade de aprofundar uma discussão sobre a gestão de serviços em sua empresa/organização, através da Consultoria Instantânea de Gestão.