A ESTRATÉGIA NUNCA ACONTECE EXATAMENTE COMO VOCÊ PENSOU!

Quem se preocupa com a execução da estratégia?

Você consegue colocar em prática todos os seus desejos e vontades? Talvez você tenha hoje, ou já teve no passado, vontade de fazer muitas coisas, mas simplesmente não consegue, ou não conseguiu. E, possivelmente, sofreu com isso.

E os seus planos, você consegue executá-los, todos? Ou deixa alguma coisa pelo caminho? Quando você deixa de executar um plano, como você se sente?

Quando você abre mão de colocar em prática um sonho ou um plano, você tem consciência dos motivos que levaram a isso? Por que esses motivos ocorreram?

Daquilo que você pretendia executar, ou do que você transformou em um plano, quanto, de fato, você tem conseguido realizar?

Por isso, pergunto:

Como lidar com a não execução da estratégia?

Neste artigo trato deste tema: reconhecer que nem toda a estratégia você vai conseguir escutar, e como lidar com isto

Por que formular uma Estratégia?

Tem gente que defende não  haver necessidade de se formular uma estratégia, e que mesmo o Planejamento Estratégico é “coisa de teórico”, pois o que importa, verdadeiramente, é uma boa execução.

Por outro lado, existem aqueles que defendem a necessidade de se formular uma estratégia clara, objetiva, e, acima de tudo, formalizada, permitindo assim a comunicação da estratégia para os demais membros de uma empresa ou organização.

Eu não conheço caso algum em que a não formalização da estratégia tenha contribuído para a extinção de uma empresa diante, por exemplo, do desaparecimento de seu dirigente maior.

Por isso, não defendo que a formalização da estratégia se justifique em função de um desaparecimento repentino. Defendo, sim, que a estratégia, uma vez formalizada, contribui fortemente para a comunicação dessa estratégia. 

Ram Charan, conhecido consultor e autor, responsável pelo livro Execução, defende que a estratégia precisa estar definida, clara, e ser conhecida pelos demais gestores de uma empresa.

O que é uma Estratégia

Mas o que é uma estratégia?

Deixe-me dizer, primeiramente, que estratégia não corresponde a planejamento estratégico.

Planejamento Estratégico corresponde ao processo de, sistematicamente, analisar os ambientes externo e interno da empresa, e, à luz de uma estratégia concebida, definir e planejar os rumos futuros de uma empresa ou organização.

Por outro lado, costuma haver uma verdadeira confusão entre os conceitos OBJETIVO e ESTRATÉGIA. Tratei disso no artigo “Dez diferenças entre objetivos e estratégia”. 

Por fazer confusão em relação a coisas simples, muitos gestores acabam complicando o que não precisa ser complexo. A melhor forma de alcançar resultados é através de uma Gestão Simplificada.

E por falar em Gestão Simplificada, trago aqui a síntese dos conceitos  OBJETIVO e ESTRATÉGIA:

  • OBJETIVO é um alvo a ser perseguido e alcançado.
  • ESTRATÉGIA corresponde à maneira, método, caminhos que você vai  trilhar para alcançar seus objetivos.
    Assim, OBJETIVO está para O QUE, enquanto ESTRATÉGIA está para COMO.

Sendo assim, a Estratégia, ou o conjunto de Estratégias, refere-se à definição sobre COMO uma empresa ou organização pretende:

  • Cumprir sua missão
  • Entregar produtos e serviços no mercado
  • Posicionar-se perante clientes e concorrentes
  • Definir diretrizes para o planejamento e gerenciamento de seus negócios e atividades
  • Orientar a tomada de decisão por parte de seus gestores
  • Orientar as ações de toda a sua equipe, tanto internamente como externamente

A notícia ruim é que o que você pensou não vai acontecer. 

Sabe por que?

Por que a Estratégia não acontece como desejado?

Apresento a seguir sete razões que explicam por que a estratégia que você pensou, ou mesmo formulou, não vai acontecer exatamente como você pensou.

  1. Por que desejo formalizado não significa desejo realizado. Entre o que você desejava, quando formulou sua estratégia, e o que acontece depois, simplesmente pela questão de tempo diferente, ocorrem mudanças. E você vai precisar ajustar sua estratégia;
  2. Por que as pessoas mudam, seja em termos pessoais como profissionais, e tanto os clientes passam a ter novas expectativas e necessidades como sua equipe passa ter novos desejos e aspirações. Assim, você vai precisar customizar sua estratégia;
  3. Por que produtos e serviços mudam. Seja em termos de formato final, forma de apresentação, ou na forma como são desenvolvidos e elaborados, produtos e serviços sofrem modificações e mutações com o tempo. Com isso, você deverá ajustar sua estratégia, em termos de produtos e serviços;
  4. Por que os métodos mudam, sejam os processos de execução de um produto ou um serviço, seja em termos de gestão. Desse modo, você vai precisar evoluir sua estratégia;
  5. Por que o ambiente muda, tanto o ambiente interno de sua empresa como o ambiente externo. Mudanças podem ser provocadas internamente ou externamente. O que é certo, entretanto, é que mudanças virão. E você precisará adequar sua estratégia;
  6. Por que a tecnologia muda. Seja no mundo analógico, seja no mundo digital, mudanças vão indicar que você precisa adaptar seu modo de atender e de ser for. E você vai precisar inovar em sua estratégia;
  7. Por que conceitos, princípios costumam ser perenes, porém a forma como eles são compreendidos e utilizados vai sofrendo adaptações a novas realidades e desafios. Com isso, você vai precisar atualizar sua estratégia.

Depois de tudo isso, você deve estar pensando: fazer o que?

Relaciono, na seção seguinte, alguns passos para você aumentar a chance de executar sua estratégia, o mais próximo possível da estratégia desejada – lembrando apenas que provavelmente nunca será exatamente como a estratégia desejada.

Como executar uma estratégia

Eis uma lista de passos a tomar para uma boa execução da estratégia: 

  1. Não esqueça o plano. Tudo começa com um plano elaborado. Pode não ser o melhor plano, mas precisa existir um plano;
  2. Defina objetivos com clareza. Compartilhe os objetivos com os principais envolvido com a estratégia; 
  3. Defina estratégias com clareza. Compartilhe com os envolvidos; 
  4. Defina claramente as responsabilidades pelas estratégias. Não permita ambiguidade nas responsabilidades estabelecidas;
  5. Evite estratégias conflitantes, ambíguas;
  6. Invista muito em uma boa comunicação da estratégia. Não se limite a mandar ler, ou a informar numa única reunião, achando que está tudo compreendido e que as coisas vão acontecer. Peça feedback de compreensão, verifique se a estratégia foi bem compreendida, assimilada, e quais os fatores críticos para sua boa execução;
  7. Defina prioridades na estratégia. Talvez um dos elementos mais importantes seja a prioridade de objetivos e de estratégias, facilitando a execução;
  8. Acompanhe a estratégia, de forma disciplinada, sistemática, contínua;
  9. Acompanhe os indicadores estratégicos;
  10. Estabeleça uma liderança forte, aberta, engajadora e envolvente na execução das iniciativas;
  11. Gerencie a Estratégia com flexibilidade, ajustando-se às mudanças externas e internas que acontecerem;
  12. Garanta integração entre objetivos, estratégias e orçamento. 
  13. Acompanhe a execução do orçamento;
  14. Assegure o cumprimento dos cronogramas físicos e financeiros;
  15. Não supervalorize o plano, ou seja, permita adequações, correções, e atualizações. Não engesse o plano, ou seja, atualize, faça ajustes ao plano.

O que isto muda em sua vida

O que este artigo muda em sua vida? 

Saber o que é uma estratégia vai lhe ajudar a definir rumos para o seu futuro.

Sabendo por que formular uma estratégia, você vai conseguir criar uma estratégica clara e conduzir sua equipe a se engajar para alcançar maiores e melhores resultados para seu negócio.

Entender por que uma estratégia não acontece como desejado, vai lhe levar a não sofrer tanto quando nem tudo dá certo, e ganhar força para superar obstáculos.

Finalmente, compreender como executar uma estratégia, é importante para você trilhar um caminho mais assertivo para fazer seu negócio crescer, mantendo clientes atuais e conquistando novos clientes, e bater suas metas.

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Nota: As fotografias utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.