Estratégias ágeis interessam a quem?
As melhores organizações e empresas do mundo definem suas estratégias e iniciativas confrontando o ambiente interno com o ambiente externo.
Diretores se concentram nas montanhas, gerentes focalizam as copas das árvores, e a equipe se dedica à operação. E assim, definem estratégias, priorizam táticas e implantam produtos e serviços, a essência da boa operação.
Assim, o papel essencial dos executivos é definir os rumos da organização, baseando suas estratégias em decisões e ações que a levem a patamares de desempenho superior ao estágio atual.
Mas fica a questão:
Como executar estratégias ágeis?
O que são estratégias ágeis
No Artigo ESTRATÉGIAS ÁGEIS: A CHAVE PARA SE MANTER COMPETITIVO NUM MUNDO EM CONSTANTE MUDANÇA!, apresentei o conceito de Estratégias Ágeis, que resumo aqui. As Estratégias ágeis se caracterizam por serem:
- Definidas com agilidade;
- Facilmente compreensíveis;
- Simples de executar;
- Flexíveis;
- Focadas em resultados;
- Monitoráveis e monitoradas;
- Atualizáveis e atualizadas;
Entendidos o que são estratégias ágeis, e seus princípios, podemos responder como adotá-las para acelerar os negócios.
Acelere seus negócios: execute as estratégias ágeis mais eficazes
Como executar estratégias ágeis?
Apresento cinco passos essenciais para a adoção de estratégias ágeis.
- Seja ágil em analisar seu passado recente. Analise o passado recente da empresa/organização, algo como os últimos 12 meses. Analise o que de melhor aconteceu, assim como os momentos difíceis. Analise como cada momento foi enfrentado, o que permitiu superar as dificuldades, os pontos internos que tornaram difícil lidar com os desafios não superados. Quais os principais resultados alcançados. Identifique e analise os resultados não atingidos. Trace um rápido panorama do passado recente, entendendo o contexto e os fatores preponderantes.
- Seja ágil em definir estratégias ágeis para o futuro imediato. Olhe para a frente, isto é, para o próximo período – algo entre 3 e 12 meses. O que está se desenhando no futuro que poderá impactar, positivamente ou negativamente, a evolução dos negócios da empresa, e/ou das atividades da organização? Que fatores internos temos de melhor para aproveitar as oportunidades e/ou neutralizar ameaças. Que fraquezas internas precisamos resolver para enfrentar e superar os desafios do futuro imediato. Lembre sempre que uma estratégia ágil deve estar focada num período curto – algo entre 3 e 12 meses, ou, no máximo, o ano seguinte. Trace um rápido panorama do futuro imediato, procurando entender o contexto e os fatores preponderantes neste futuro imediato.
- Seja ágil em compartilhar suas estratégias ágeis. Possivelmente um dos aspectos mais importantes das estratégias ágeis seja seu compartilhamento, de modo ágil, claro e objetivo. Por este motivo, quanto menos você escrever, será melhor. Uma boa estratégia deve caber em 1 ou 2 páginas (Charan, Lencioni, Boilesen). Mas aí surgem questões como: Mas será possível condensar TUDO em uma ou duas páginas? Mas isto não faz com que percamos detalhes? Temos tanta coisa para incluir, que não será possível condensar tanto assim. A resposta a este tipo de questão é: simplificar não é fácil, simplificar não é simples, reduzir e sintetizar não é uma tarefa simples. E, ao reduzir, você até pode – você vai! – perder algum detalhe, mas você vai se concentrar no essencial! E, sendo sintético, você vai conseguir ser ágil – aliás, somente sendo sintético você vai conseguir ser ágil. Mas, lembre-se do conceito: estratégia é caminho, meio para alcançar objetivos.
- Seja ágil em executar as estratégias ágeis e compartilhadas. Senso ágil na definição e compartilhamento de estratégias, você terá grande chance de ser ágil na execução das estratégias. Portanto, não complique na hora de fazer as coisas acontecerem. Uma vez que você tenha estratégias simples, compreensíveis, exequíveis, e flexíveis, você terá menos dificuldades – sim, você terá dificuldades sim! Assim, você poderá executar com mais domínio, eficiência e eficácia.
- Seja ágil em acompanhar e ajustar, com sua equipe de gestores, as estratégias ágeis estabelecidas. Uma estratégia ágil deve ser focada em resultados, deve ser monitorável e monitorada, e deve também ser atualizável e atualizada. Portanto, disponha de indicadores e métricas para acompanhar a execução das estratégias. Porém, não basta ter as métricas se você não as acompanha, e, sobretudo, as mantiver atualizadas. Como assim – atualizadas? Atualizadas significa dizer que toda e qualquer estratégia ágil deve ser passível de mudança, ajuste, e até mesmo substituição. Você precisa ter desapego das estratégias ágeis, se elas perderem sentido – total ou parcial – em determinado momento. Quanto mais sujeito a transformações seja o contexto em que sua empresa/ organização se encontre, maiores serão as chances de se atualizar as estratégias ágeis. Isto não significa dizer que você possa abrir mão de ter estratégias. Não ter estratégias é bem pior do que ter estratégias e adaptá-las ou substituí-las.
Faça o Planejamento Estratégico Ágil para acelerar seus negócios
Gostou do tema? Ficou interessado em adotar estratégias ágeis em sua organização? Está precisando adotar estratégias ágeis em seus negócios? Está sem tempo para fazer o planejamento estratégico estruturado e aprofundado que gostaria de fazer?
Você precisa adotar estratégias ágeis em sua vida!
Conheça o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ÁGIL, e saiba como definir, em apenas duas reuniões, as principais estratégias prioritárias para seus negócios e atividades, para os próximos meses.
Se preferir, podemos aprofundar uma discussão sobre gestão em sua empresa/organização, através da Consultoria Instantânea de Gestão.