Se não sabes que presentear a teus seres mais queridos no Natal, presenteie-lhes teu amor (Autor desconhecido).
Como dar o melhor presente de Natal aos clientes de sua empresa?
- Muitas empresas optam por dar descontos nos preços dos produtos que comercializam.
- Outras enchem a paciência de seus clientes com ofertas de produtos que os clientes nem mesmo precisam.
- Algumas anunciam que, no próximo ano, os descontos serão descontinuados, e, se o cliente quiser aproveitar, deve comprar o quanto antes.
O que há de comum em casos como os que narro aqui?
Há pelo menos dois princípios que motivam esse tipo de conduta:
- Não parece se fazer presente o espírito natalino, de compartilhar, refletir ou confraternizar em torno do tema Natal.
- Parece, sim, haver um interesse único de vender os produtos comercializados pela empresa.
Algumas poucas empresas aproveitam esta época do ano para empreender ações que provoquem sensações verdadeiramente positivas, engrandecedoras, e energizantes, junto a seus clientes. Mas existem!
O que diferencia os dois grupos?
O espírito de servir!
Enquanto algumas, ao oferecer formas atrativas de os clientes comprarem seus produtos, tendo assim, uma postura de se servirem dos clientes, e de seu dinheiro, outras envidam esforços para servirem, ainda mais, a seus clientes.
Pois foi esse espírito de servir que tive a honra de presenciar, num evento a que fui convidado para participar, recentemente, numa Clínica Médica. Tratava-se de uma confraternização de fim de ano, para a qual haviam sido convidados TODOS os pacientes, familiares, e equipe da clínica.
Confesso que, da primeira vez que ouvira falar das confraternizações de fim de ano da referida Clínica, achei um pouco estranho, afinal o que vemos, com frequência, são clínicas que atendem seus pacientes, numa relação transacional – um paciente, um atendimento.
Seria muito estranho uma clínica de diagnóstico por imagem fazer confraternização de fim de ano com os milhares de pacientes que ali compareceram para realizar um único exame, não é mesmo?
Mas existem outras clínicas que prestam serviços de tratamento continuado, muitas vezes com um excelente atendimento, e que nem por isso promovem um encontro de pacientes e equipe de serviço.
Você conhece alguma que o faz? Caso sim, por favor, registre, postando um comentário abaixo deste artigo. Ficarei imensamente agradecido.
Pois bem, caro leitor, ao ser convidado senti a grande oportunidade de constatar, em definitivo, como de fato aquilo acontecia.
A primeira surpresa foi chegar e presenciar toda a equipe de funcionários, na recepção, acolhendo os que chegavam. Todos, sorridentes, sentindo-se bem a transmitindo uma sensação de acolhimento inigualável. Pareciam estar numa festa de aniversário recepcionando os melhores amigos de suas vidas.
A segunda surpresa veio da gerente, com um sorriso do tamanho do mundo, orientando e encaminhando os convidados, tomando o cuidado, singelo e imprescindível, de acomodar as pessoas de modo a permitir integração e congraçamento. Ela não deixava ninguém ficar meio isolado.
A terceira surpresa foi ver os diretores acolhendo, circulando, cumprimentando os que chegavam e os que já se sentavam. Sempre com uma história para contar, uma mensagem para reafirmar, ou um abraço para compartilhar, os médicos formavam uma extensão da equipe e da gerente que os antecediam.
Ao fundo, música sendo iniciada, com o padrão de qualidade de músicos participantes de orquestra sinfônica. Tudo parecia combinar com um nível de serviço que se poderia classificar como excelente!
A equipe de garçons da casa de recepção, integrada ao espírito de servir da equipe da clínica, a todo instante oferecendo e distribuindo alguns comes & bebes apetitosos.
Daí a pouco, uma das médicas diretoras toma o microfone, e num misto de competência, simplicidade e altivez, cumprimenta, mais uma vez, a todos os presentes, e transmite belas e energizantes palavras, registrando o sentimento de carinho, amor, atenção e respeito, misturando um sentimento de amizade e profissionalismo difícil de distinguir.
Eis então que pacientes e mais pacientes vão fazendo uso do microfone, cada um relatando sua experiência de paciente-cliente extremamente satisfeito.
- Alguns falam de dor, tumor, dissabor, divisor
- Outros citam, primor, batalhador, alentador
- Um grupo menciona criador, edificador, libertador
- Mas TODOS falam de doutor, amor, humor e recompor.
Incrível foi ver, e ouvir, os depoimentos dos pacientes, agradecendo e reconhecendo a responsabilidade, utilidade, bondade, renúncia, iniciativa, simplicidade e senso de ajudar e cuidar, com dedicação, empenho, carinho, atenção, profissionalismo de cada paciente e familiar que realiza tratamento na clínica.
Uma segunda médica, também diretora, assume o microfone e, com muita humildade e simplicidade, se dizendo incapaz de reproduzir tantas palavras bonitas, decide presentar a todos com uma música. E passa a cantar a música “A noite”, tornando a noite mais maravilhosa ainda!
O terceiro componente da direção, impelido por suas duas companheiras, segurando um pequeno cartaz de homenagem aos pacientes, faz uso da palavra, ressaltando o humor e amor presentes e necessários, em todos os instantes, para o enfrentamento dos momentos mais difíceis de um tratamento de saúde, muitas vezes longo e incerto.
Eis que toda a equipe da clínica, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, administrador, repcepcionistas, antedentes, cozinheira, auxiliar de serviços, auxiliares administrativos, apresenta uma música, que a todos contagia.
Mas o momento mais sublime ainda estava por vir.
Não, não pense, leitor, que estou falando da comida servida.
Foi a participação musical de pacientes, profissionais, semi-profissionais, ou amadores, mas todos “amadores” da vida, da alegria, da energia, e, em sintonia com a equipe da clínica, demais pacientes, familiares e amigos, cantam em uníssono a brilhante celebração “é preciso saber viver”, que pode ser visto no vídeo a seguir.
Não faltaram pacientes, funcionários, familiares e amigos fazendo suas fotografias, “selfies”, compartilhamentos nas redes sociais, em clima de muita alegria, melodia e poesia e harmonia.
Esse é o clima que reina numa Empresa Servidora, e que faz um grupo de profissionais se dedicarem, verdadeiramente, a cuidar de pessoas, em tudo o que fazem.
E tudo isso acontece por que?
Por causa da filosofia de trabalho presente na Clínica Oncocentro, que descrevo no artigo Do céu ao inferno, em um único dia! para o qual convido você a conhecer mais sobre a clínica onde pacientes, médicos e toda a equipe vivem e convivem em harmonia, fazendo um Natal inesquecível.
Se você conhece alguma clínica que faz um encontro de fim de ano, com a presença e participação ativa de todos os médicos, funcionários e pacientes, peço-lhe a gentileza de registrar, postando um comentário abaixo deste artigo. Ficarei imensamente agradecido, pois exemplos assim precisam ser conhecidos, reconhecidos e difundidos!
Dr Kleber, lindo o artigo, brilho nos olhos ao ler! De fato, nós que fazemos parte da Oncocentro já temos como tradição o Natal dos pacientes, familiares e colaboradores! A equipe tem um envolvimento com cada detalhe e surpresa programada para os convidados. É uma forma de demonstrarmos o quanto fazemos tudo com carinho.
Grato pelo comentário, Elijara. Belo exemplo de Empresa Servidora. Parabéns!!!
Ola Kleber,
fiquei impressionada em como conseguiu descrever nosso encontro! Captou nossa essência e a colocou em palavras. É fantástico conseguir dia a dia, em cada detalhe, transformar o momento de dor, em um momento de muito cuidado e carinho. E só possível pela troca a qual todos que fazem a Oncocentro, equipe – pacientes – famílias, estão disponíveis! Essa confraternização foi o resultado dos encontros proporcionados o ano inteiro. Que bom que tenha participado e dado sua contribuição também!
Pois fico grato pelo feedback, Aline, e garanto uma coisa: a “culpa” é toda de vocês, que fazem a Equipe Oncocentro. De tão bem feito que fazem, tudo o que fazem, ficamos tocados e maravilhados. Parabéns, e que continuem assim, sempre…
Kléber, que sensibilidade a sua nesse texto! Parabéns por traduzir emoções em palavras sábias e fiéis de uma linda realidade… Abraço.
Grato, Ana Elida. Vocês são sensacionais! E a sua musicalidade abrilhantam o espírito presente na Oncocentro… Abraço, Kleber.