OS DESAFIOS DO GESTOR ESTRATEGISTA

Gestor tem que ser estrategista?

Com frequência escutamos frases como “nossos gerentes são muito operacionais”, ou “nossos diretores não conseguem se dedicar ao que é estratégico para os negócios”.

Você já ouviu, ou mesmo falou, algo parecido?

Pensar e atuar estrategicamente é, de fato, um dos maiores desafios para gestores, em grandes, médias e pequenas empresas. 

Tudo começa no entendimento do papel do gestor.

Afinal de contas, quem é mesmo o seu papel enquanto gestor?

  • Fazer acontecer o que tem que acontecer
  • Fazer acontecer os resultados
  • Fazer acontecer os objetivos
  • Fazer acontecer as metas

Ou seja, qualquer que seja o complemento da frase, o papel de um gestor é fazer acontecer.

A principal diferença entre um gestor e um não gestor é que o não gestor faz o seu próprio resultado. Assim agem um atleta, um designer, um cantor, um dentista, um advogado, enfim, qualquer profissional cujo resultado depende prioritariamente de seu esforço próprio.

Já o gestor faz acontecer o seu resultado através de outras pessoas, sua equipe, seu time.

O que isto tem a ver com ser estrategista?

A relação de ser gestor com estratégia reside no fato de que é papel essencial do gestor definir objetivos e metas, e planejar as estratégias que vão permitir o alcance desses objetivos e metas.

Portanto, estratégia tem a ver com futuro, estratégia tem a ver com definir antes para acontecer depois, estratégia tem a ver com refletir, antever, e definir caminhos.

Mas estratégia também tem a ver com o todo, e não apenas com algo específico de uma determinada situação ou operação. O estrategista enxerga as situações e eventos de forma abrangente, sistêmica, holística.

O desafio, entretanto, reside em como o gestor vai conseguir conciliar seus afazeres cotidianos com o futuro, a visão abrangente, e processos de reflexão, tendo que tomar decisões sobre assuntos e problemas que exigem resposta imediata.

Por isso, pergunto:

 Como o gestor vai se concentrar no que é realmente estratégico?

Neste artigo trago o conceito de gestor estrategista, suas principais atribuições, e suas três principais ferramentas de trabalho.

O que o Gestor Estrategista deve saber

Algumas coisas devem ser conhecidas pelo gestor, antes de iniciar sua jornada para se tornar um gestor estrategista.

Você deve lembrar que, em todo e qualquer lugar, em toda e qualquer empresa ou organização, gestor é gestor, e deve se preocupar em alcançar objetivos e metas

Para alcançar objetivos e metas, o gestor deve definir estratégias.

Para definir estratégias, o gestor precisa pensar estrategicamente.

Mas o que significa pensar estrategicamente?

Pensar estrategicamente significa 

  • Ver o todo, ou seja ter visão abrangente, holística, enxergando e considerando a empresa toda, e não apenas o setor de operações, comercial, financeiro, administrativo, pessoas, logística, ou qualquer outra área da empresa;
  • Pensar no longo prazo, e tomar decisões baseado na evolução dos negócios considerando anos que virão, e não apenas fatos que aconteceram ontem, semana ou mês passado. O gestor deve vislumbrar o futuro, considerando o presente, e avaliando o passado;
  • Pensar em nível abrangente, ou sejam, um diretor, um executivo, não analisa o negócio pensando em decisões que dependem apenas de um gerente, um supervisor. Decisões estratégicas envolvem autonomia e poder de decisão em nível de direção, que corresponde à empresa toda, ou pelo menos em grande parte desta.

Portanto tenha você – ou não, um cargo intitulado como diretor, executivo, você precisa ter pensamento estratégico.

Uma vez que tenha pensamento estratégico, quais são as atribuições do gestor estrategista?

Vejamos a seguir.

O que o gestor estrategista deve fazer

O gestor estrategista preocupa-se predominantemente com o futuro dos negócios da empresa. Pode-se dizer que sua atribuição basicamente é de desenhar o futuro dos negócios, e estabelecer estratégias para alcançar este futuro.

Cabe ao gestor estrategista:

  • Refletir sobre informações, tendências, movimentação de competidores, fornecedores e clientes, para identificar oportunidades;
  • Analisar dados, informações, tendências, movimentação de competidores, fornecedores e clientes, para sentir a direção que o mundo está seguindo;
  • Aprender com a evolução, traduzindo as informações genéricas para a realidade de seu negócio, e prospectando alternativas para o futuro;
  • Decidir, a partir de alternativas identificadas, o que fará mais sentido para o futuro de seu negócio, produtos, serviços, e a forma de fazer gestão;
  • Antecipar/Planejar o que tiver sido decidido, para ser executado visando maiores e melhores resultados.Planejar o futuro desejado para seus negócios e empresa;
  • Acompanhar o futuro planejado;
  • Executar o futuro, ou seja,  levar sua empresa para o futuro planejado;
  • Atualizar o futuro, que vai corresponder a reciclar o planejamento, incorporando novas oportunidades e estratégias.

O pensamento estratégico é, possivelmente, o atributo de maior importância para o gestor estrategista, pois lida com o futuro dos negócios.

O GESTOR ESTRATEGISTA antecipa e faz o futuro acontecer

O gestor estrategista está preocupado com o futuro. Para alcançar este futuro, o gestor vai precisar engajar seu time.

Para realizar as atividades aqui descritas, o gestor estrategista dispõe de 3 ferramentas principais: planejamento estratégico; gestão estratégica; gestão de iniciativas e projetos. A seguir detalho cada uma delas.

Planejamento estratégico

O Planejamento estratégico é uma das principais ferramentas de um gestor, não importa o porte da empresa, setor de negócio, segmento de atuação, ou outras variáveis competitivas, como fase do negócio, época do ano, estágio de crescimento, e até mesmo nível de tecnologia e conhecimento disponíveis.

Por que fazer Planejamento estratégico?

Planejamento estratégico tem a ver com definir rumos para o futuro dos negócios, direcionando o desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços. A famosa sentença “se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve” listra bem a necessidade de se elaborar Planejamento estratégico.

O que é Planejamento estratégico?

Essencialmente, planejamento estratégico é o processo reflexivo de analisar os ambientes interno e externo de uma empresa, e definir alternativas para a sobrevivência e crescimento desta, no contexto futuro.

Como é feito o Planejamento estratégico?

O Planejamento estratégico consiste de 3 principais etapas:

  • Identidade organizacional, que consiste em definir a missão, visão de futuro, e valores organizacionais. Mais recentemente tem sido incluído o propósito como elemento da identidade organizacional. Algumas empresas incluem também as competências essenciais em sua identidade;
  • Diagnóstico estratégico, elaborado a partir da análise dos ambientes interno (pontos fortes, pontos fracos) e externo (oportunidades, ameaças), que, associada à análise do negócio (indicadores, métricas e resultados) permite formar a percepção sobre evolução e viabilidade do negócio;
  • Formulação da estratégia, ou de estratégias, que faz uso de outras ferramentas de análise para identificar, selecionar, priorizar e organizar, as decisões e ações necessárias para a empresa alcançar seus objetivos de médio e longo prazos.

Quais os ganhos alcançados com o Planejamento estratégico?

Relaciono aqui cinco dos principais ganhos proporcionados pelo planejamento estratégico.

  • Viabiliza um maior conhecimento sobre a empresa, mercado/clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores;
  • Cria um consenso entre os líderes empresariais sobre o que é importante estrategicamente
  • Agiliza e fundamenta a tomada de decisão;
  • Integra o orçamento da organização nas questões de operação com as iniciativas para evolução e melhoria dos negócios;
  • Facilita a reestruturação organizacional frente às mudanças do ambiente.

Uma vez concluído o plano estratégico, vem a etapa de fazer acontecer as estratégias, isso vai exigir acompanhamento sistemático e disciplinado, que chamamos de gestão estratégica.

Gestão estratégica

Nem sempre existe clareza sobre a distinção entre Planejamento estratégico e gestão estratégica. Talvez por este motivo existam tantas falhas na execução de estratégias. 

Costumo dizer que enquanto o planejamento estratégico é o processo de fazer análises sobre o ambientes interno e externo da empresa, e elaborar um plano estratégico, a gestão estratégica é um processo contínuo de acompanhar a execução do plano estratégico.

Por que fazer gestão estratégica?

Possivelmente a gestão estratégica seja mais importante do que o próprio plano estratégico, uma vez que o acompanhamento é, de fato, o que vai viabilizar a execução das estratégias formuladas.

E se não viabilizar a execução conforme planejado, vai identificar os ajustes e correções necessários para a execução de estratégias adaptadas.

O que é gestão estratégica?

Gestão estratégica é o processo contínuo e interativo que tem como objetivo acompanhar o Plano Estratégico elaborado, identificando ajustes necessários

Como é feita a gestão estratégica?

A gestão estratégica consiste em:

  • Analisar a evolução dos indicadores estratégicos;
  • Avaliar a evolução dos indicadores estratégicos em relação a visão de futuro;
  • Avaliar a evolução de projetos e iniciativas estratégicas, e seus efeitos na execução das estratégias;
  • O grau de execução das estratégias formuladas;
  • Acompanhar as mudanças dos ambientes internos e externos da empresa e seu contexto;

Quais os ganhos alcançados com a gestão estratégica?

Os principais ganhos proporcionados pela gestão estratégica são:

  • Alinhamento de esforços de gestores e equipe para o alcance  de objetivos estratégicos;
  • Otimização da aplicação dos recursos humanos e financeiros;
  • Integração de  métodos e ferramentas da gestão dos negócios; 
  • Sistematiza o acompanhamento da evolução da organização
  • Garante” a execução das estratégias 

A gestão estratégica, nem sempre executada com a disciplina necessária, tem em sua ponta de execução o cumprimento dos projetos e iniciativas estratégicas, que deve ser acompanhada pela gestão de iniciativas e projetos.

Gestão de iniciativas e projetos

A gestão de iniciativas e projetos se diferencia da gestão da operação, do dia a dia da empresa, por que enquanto esta (operação) tem como papel garantir o funcionamento dos negócios tal como estabelecidos e consolidados, a gestão de iniciativas tem como papel preponderante mudar a operação, atualizando e aperfeiçoando pródigos e serviços, processos e sistemas de gestão, para manter a empresa em sintonia com desafios e evolução de mercado e da sociedade.

Por que fazer gestão de iniciativas e projetos?

A gestão de iniciativas e projetos precisa ser feita para garantir a evolução, inovação e melhoria dos negócios. É talvez, o maior desafio de um gestor, porque enquanto a gestão da operação por si só exige atenção, velocidade de resposta, e faz o gestor não esquecer do seu papel, no dia a dia, a gestão de mudanças – sim projetos e iniciativas estratégicas são essencialmente mudanças – pode ser deixada para o dia seguinte, ou mesmo semana e mês seguintes.

O que é gestão de iniciativas e projetos?

Gestão de iniciativas e projetos é a sistemática adotada pela empresa para o planejamento, acompanhamento, execução e ajustes dos projetos e iniciativas de melhoria das empresas, sejam estas melhorias relacionadas a produtos, serviços, processos e sistemas.

Como é feita a gestão de iniciativas e projetos?

A gestão de projetos e iniciativas consiste em: 

  • Identificar projetos e iniciativas de melhoria;
  • Elaborar planos para desenvolvimento dos projetos e iniciativas;
  • Realizar acompanhamento da evolução de projetos e iniciativas;
  • Promover ajustes nos projetos e iniciativas visando garantir seus objetivos, prazos, conclusão, e alcance de metas;
  • Avaliar o impacto dos projetos e iniciativas na estratégia da empresa.

Quais os ganhos alcançados com a gestão de iniciativas e projetos?

Uma boa gestão de iniciativas e projetos permite:

  • Ganhos de receitas ou redução de despesas com a implantação dos projetos e iniciativas;
  • Reduzir prejuízos decorrentes de descumprimento de prazos e orçamento  no desenvolvimento de projetos e iniciativas;
  • Integração entre a gestão da operação (dia a dia), a gestão de melhorias (projetos, iniciativas) e a gestão da inovação na empresa;
  • Aprendizado com gestão de mudanças

Pois bem, uma vez que o gestor faça planejamento estratégico, gestão estratégica, e a gestão de iniciativas e projetos, que transformações ele alcançará em sua vida e em seus negócios? Vejamos a seguir.

Os ganhos do gestor estrategista

Planejamento estratégico, gestão estratégica e gestão de iniciativas e projetos são ferramentas de um ecossistema relacionado ao futuro da empresa e dos negócios.

Nenhuma das três tem sentido se utilizada isoladamente.

Aqui, sintetizo os ganhos essenciais proporcionados pelas três ferramentas.

Ganhos do Planejamento estratégico 

  • Definir o futuro da empresa e dos negócios 

Ganhos da Gestão estratégica 

  • Garantir o acompanhamento futuro da empresa e dos negócios 

Ganhos da gestão de iniciativas e projetos 

  • Fazer acontecer o futuro da empresa e dos negócios 

Ganhos integrados

  • Planejamento estratégico sem gestão estratégica e sem gestão de iniciativas e projetos vai apenas definir o futuro, sem garantia de que vá acontecer;
  • Gestão estratégica sem planejamento estratégico pode fazer acontecer estratégias dissociadas de um futuro bem definido e que faça mais sentido;  
  • Gestão de iniciativas e projetos dissociados de um plano estratégico pode fazer acontecer melhorias e inovações que não vão levar à sobrevivência e sustentabilidade dos negócios.

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Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.