Você já se planejou para 2022?
No artigo Parar é estratégico, fiz uma provocação sobre a necessidade de você, gestor, fazer sua parada estratégica para otimizar seus resultados no ano que se inicia, ou até mesmo para o primeiro trimestre ou semestre.
Naquele artigo eu apresentei o conceito de parada estratégica, e relacionei alguns motivos para você fazer sua parada estratégica.
Neste artigo quero evoluir nossa conversa, e ajudá-lo a decidir sobre em qual momento será mais oportuno você fazer planejamento estratégico.
Assim, começo perguntando:
O que você agregou, de novo, em seu planejamento para 2022?
Neste artigo relaciono 22 momentos oportunos você fazer planejamento estratégico .
Por que planejamento estratégico
Todos sabemos a importância de planejar o futuro, seja para um período de cinco anos, um ano, alguns meses ou mesmo semanas.
Planejar traz como benefícios a redução de incertezas, inseguranças, e a antecipação de fatos que, sem um planejamento, poderiam aparecer como surpresas ou coisas inesperadas.
Planejar não significa definir exatamente o que você vai fazer no futuro, mas, muito mais, identificar possibilidades, oportunidades e ameaças, para que, quando estas surgirem, você esteja melhor preparado sobre o que fazer, e como reagir.
Nesse sentido, planejamento estratégico corresponde a repensar as grande ações e tomar as melhores decisões para o futuro do que você faz.
Assim, apresento 7 razões principais para você fazer planejamento estratégico.
- Cria consenso entre os gestores sobre o que é importante estrategicamente;
- Alinha os esforços de todos para o alcance de objetivos comuns;
- Agiliza e fundamenta a tomada de decisão;
- Orienta o orçamento da organização;
- Otimiza a utilização dos recursos humanos e financeiros;
- Aprofunda o conhecimento sobre a organização, mercado/clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores;
- Facilita a reestruturação organizacional frente às mudanças do ambiente.
No artigo 50 RAZÕES PARA FAZER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ÁGIL, apresentei uma lista completa sobre o assunto.
A essência do planejamento estratégico
Seja em termos pessoais ou corporativos, o planejamento estratégico corresponde a você pensar, para um período um pouco mais distante – 3 a 12 meses, 1 a 3 anos, que produtos e serviços você vai oferecer, como será esta oferta, como você vai conquistar mais clientes e espaço de trabalho, do que você vai abrir mão, e, principalmente, quais são suas prioridades.
Planejamento estratégico é utilizado para fazer reflexões, e tomar decisões estratégicas.
O que são decisões estratégicas?
São decisões que atendem a três requisitos:
- Abrangem toda a organização / empresa ou pelo menos boa parte desta;
- Têm impacto de médio a longo prazo, algo entre seis meses e um ano, podendo ser alguns anos;
- Envolvem diretoria, gerências, chefias, supervisão e toda a equipe.
Planejamento estratégico corresponde a, pelo menos a cada seis meses ou no máximo um ano, você parar, analisar o passado recente, fazer um diagnóstico do ambiente presente, e fazer uma prospecção de possibilidades e oportunidades para o futuro da organização, tomando decisões e definindo diretrizes e ações para este horizonte de planejamento.
E qual a melhor hora para fazer planejamento estratégico?
Sempre é hora de fazer um planejamento estratégico, porém existem alguns momentos mais apropriados para tal.
Trato disso na seção a seguir.
22 momentos oportunos para fazer planejamento estratégico
Muitos me perguntam qual o melhor momento para fazer um planejamento estratégico.
- Devo fazer planejamento estratégico próximo ao fim do ano, para integrar ao orçamento do novo ano fiscal?
- … no início do ano, mais precisamente no primeiro mês, para alavancar resultados no ano que se inicia?
- … apenas quando estou começando um novo negócio?
- … apenas quando inicio um novo mandato, um novo período de gestão?
- … em período de crise?
- … ao fazer uma fusão?
- … na chegada de um gestor principal?
Na verdade, toda e qualquer época é apropriada para fazer planejamento estratégico, dependendo do contexto de cada organização ou empresa.
E até mesmo no contexto de cada profissional, afinal de contas, planejamento estratégico não é recomendado apenas para organizações.
Porém, existem alguns momentos em que pensar e decidir sobre estratégias se torna mais oportuno, necessário e até mesmo crítico.
Eis uma lista de momentos oportunos para fazer planejamento estratégico:
- Antes de iniciar um novo período fiscal (no Brasil, coincide com o calendário anual);
- Mesmo após o ano iniciado, para você integrar com o orçamento anual, fazendo os ajustes necessário;
- A cada trimestre ou semestre, coincidindo ou não com as vendas de cada estação do ano;
- Quando ocorrem mudanças de gestores;
- Por ocasião de fusões e incorporações;
- Em momentos de crise, pandemia, retração de mercado, catástrofe;
- Quando ocorrem mudanças críticas em legislação ou alterações nas regulamentações;
- Quando chegam grandes concorrentes na sua região de atuação;
- Em períodos de grande inovação de produtos, serviços, tecnologia;
- Em momentos de expansão de atividades;
- Em períodos de crise econômico-financeira;
- Em períodos de crises sociais;
- Em períodos eleitorais;
- No dia seguinte a uma eleição majoritária;
- Em períodos que antecedem ou sucedem conflitos, guerras;
- Em momentos de desequilíbrios entre sócios e gestores;
- Diante da necessidade de reafirmar a continuidade de sócios ou gestores de uma organização;
- Quando sócios e gestores precisam ou desejam fazer redefinição de papéis e responsabilidades;
- Sempre que você estiver com dúvidas sobre investir para aumentar o volume de atendimentos / produção ou para segurar o crescimento;
- Sempre que você tiver alternância de resultados alcançados, por exemplo entre meses subsequentes, ou seja, um mês com resultados bons, no mês seguinte resultados ruins, e isso se repete por 4 a 6 meses seguidos;
- Outro bom momento para fazer planejamento estratégico é cerca de três a seis meses depois que você tiver concluído um plano estratégico. A revisão e um plano estratégico e, possivelmente, e estava mais importante para consolidação de um plano estratégico;
- Por fim, a qualquer momento em que você queira, ou necessite, tomar decisões que envolvem toda a organização, e cujos efeitos vão atingir não apenas a operação do dia a dia, o que você faz hoje, mas tudo aquilo que você quer continuar fazendo no futuro, ou as coisas novas que você quer passar a fazer, e mesmo coisas que você precisa parar de fazer. Não espere apenas o início do ano para planejar suas estratégias!
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Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.