56 MOTIVOS PARA FALAR DE (e investir em) SERVIÇOS!

Para quem este artigo serve

Muitos empreendedores acham que somente a indústria gera e leva a riqueza. Isso foi verdade, por muito tempo.

Alguns países têm sua riqueza originada, em sua maior parte, da produção de bens, ou seja, da atividade industrial. Outros concentram sua economia em atividade agrícola ou pecuária. Mas oque temos visto, cada vez mais, é o crescimento do setor de serviços. 

Atualmente, porém,  você, essa lógica de “riqueza vindo principalmente da indústria” vem sendo repensada.

Os serviços em seu negócio e sua vida

Afinal de contas, qual é a atividade industrial ou agrícola que não envolve serviços? 

Reflita comigo:

  • Qualquer que seja a sua empresa, não existem serviços em seu negócio?
  • Os serviços vêm crescendo ou diminuindo em seu faturamento?
  • E o futuro, vai envolver mais, ou menos serviços?

Você precisa entender que os serviços representam o futuro do seu negócio!

Neste post trago para você 56 motivos para você pensar, falar e investir em serviços, e garantir a sobrevivência e crescimento dos negócios.

56 motivos para pensar, falar e investir em serviços

  1. Os serviços têm a maior PARTICIPAÇÃO NO PIB dos países mais desenvolvidos
  2. Você é um PRESTADOR DE SERVIÇOS. Seja porque trabalha numa empresa de serviços, seja porque, trabalhando numa indústria, você presta serviços. É ou não é?
  3. Nós todos SOMOS prestadores de serviços
  4. O homem existe para SERVIR
  5. Nós somos todos CLIENTES DE SERVIÇOS
  6. TODA EMPRESA EXISTE PARA SERVIR A SEUS CLIENTE, embora poucas conseguem descobrir e aproveitar  isso
  7. Os SERVIÇOS REMOTOS (prestamos à distância) só crescem
  8. Ainda existe uma PERCEPÇÃO de que os SERVIÇOS SÃO CAROS, por absoluta falta de entendimento do impacto de um serviço na vida de pessoas ou nas atividades de uma empresa
  9. Os PRODUTOS SE TRANSFORMANDO em serviços – ninguém compra mais CDs, DVDs, iPOD, entre outros 
  10. Os serviços são o que, de fato, DIFERENCIA os produtos
  11. A SERVITIZAÇÃO está transformando a indústria
  12. O mundo ANALÓGICO está se transformando em mundo DIGITAL
  13. A necessidade de HUMANIZAÇÃO DO SERVIÇO, em contrapartida à automatização dos serviços
  14. O crescimento do TERCEIRO SETOR envolve principalmente serviços 
  15. O Crescimento da INDUSTRIALIZAÇÃO DE SERVIÇOS cria empreendimentos para atender cada vez mais, quantidades maiores de pessoas
  16. O setor de serviços é o que MAIS EMPREGA PESSOAS
  17. Estamos vendo e vivendo uma crescente INTERNACIONALIZAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS
  18. A ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO leva ao desapego material
  19. A ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO leva à desvalorização de produtos “físicos”
  20. O DESEMPREGO de pessoas em realizar atividades usuais
  21. A PRECARIEDADE DO TRABALHO (empobrecimento do trabalho) leva as pessoas a prestarem mais serviços
  22. A AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIAL cresce mais e mais, reduzindo a necessidade de pessoas para executar o trabalho
  23. Do mesmo modo, a AUTOMATIZAÇÃO AGRÍCOLA também reduz a dependência de pessoas à frente das atividades
  24. E temos também a AUTOMATIZAÇÃO dos SERVIÇOS, tornando desnecessária a presença de pessoas para diversos tipos de serviços 
  25. O CRESCIMENTO ECONÔMICO aumenta o volume de serviços
  26. O COMÉRCIO vem aumentando a OFERTA DE SERVIÇOS, indo assim, muito além de vender produtos – no mínimo, a entrega assistida daquilo que vende.
  27. O desenvolvimento de PRODUTOS NOVOS E MAIS COMPLEXOS gera NOVOS SERVIÇOS
  28. Surgimento de NOVOS SERVIÇOS que não existiam até pouco tempo (alguns tipos de  turismo, de eventos, tecnológicos, de comércio, de saúde, educacionais, etc.)
  29. O Aumento do PREÇO DOS SERVIÇOS, tornando alguns serviços disponíveis a pessoas de renda alta
  30. Por outro lado, a redução do PREÇO DOS SERVIÇOS proporcionada por ganhos de produtividade e o uso de tecnologia nos serviços
  31. Aumento do PODER AQUISITIVO permitindo contratação de serviços antes inviáveis
  32. Precisamos identificar e comunicar O VALOR DOS SERVIÇOS
  33. Precisamos DESCOBRIR (ou desencobrir) os SERVIÇOS OCULTOS
  34. Todo PRODUTO PRESTA UM SERVIÇO
  35. Os SERVIÇOS DE ATENDIMENTO é que fazem a diferença
  36. O crescimento do HOME OFFICE leva as pessoas a trabalhar em novas tarefas
  37. A necessidade de identificar o PROPÓSITO DO SERVIÇO que ofereço a meu cliente
  38. O serviço precisa ser POSICIONADO para cada cliente
  39. Serviços PRECISAM SER PROJETADOS, não acontecem por acaso.
  40. A melhor PROPAGANDA DE UM SERVIÇO é feita por quem presta o serviço. Não é o departamento de Marketing que vende o próximo contrato de um serviço mal executado
  41. Para trabalhar em serviços, existem TÉCNICAS ESPECÍFICAS DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAS 
  42. Para trabalhar com serviços tem que ter SABER SERVIR / COMPORTAMENTO SERVIDOR
  43. Para fazer gestão em serviços tem que ter LIDERANÇA DE SERVIÇO, isto é, líderes que sabem se colocar a serviço do cliente, e promovem essa postura em sua organização 
  44. Para prestar serviços superiores é necessário ter ESTRATÉGIA DE SERVIÇO, isto é, uma oferta de serviços com proposta de valor compatível com as dores e ganhos almejados pelos clientes.
  45. Para prestar serviços superiores é necessário ter CULTURA DE SERVIÇO, isto é, uma cultura que promova o serviço ao cliente
  46. Para prestar serviços superiores é necessário ter um AMBIENTE DE SERVIÇO ADEQUADO, ou seja, instalações, equipamentos e sistemas que por si só, prestam serviço ao cliente.
  47. Para prestar serviços superiores é necessário ter PROCESSOS SERVIDORES, isto é, processos que facilitam e agilizam a experiência do cliente
  48. Para prestar serviços superiores é necessário ter PRODUTOS SERVIDORES, isto é, produtos que facilitam a utilização de produtos
  49. Para prestar serviços superiores é necessário ter ESPÍRITO DE SERVIR, valores associados a promover conceitos e princípios relacionados ao senso de servir
  50. Quem trabalha com serviços tem que planejar a EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
  51. Para uma entrega de serviços superiores você precisa fazer DESIGN DE SERVIÇO
  52. Por que prestadores de serviços não podem deixar de planejar e mapear a JORNADA DO CLIENTE
  53. Para vender um serviço, você precisa conhecer O SERVIÇO DO SERVIÇO 
  54. O cliente de serviços exige, cada vez mais, vivenciar EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS
  55. Para proporcionar uma boa experiência ao cliente, você não precisa de gente experiente, precisa de gente que entenda de EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
  56. Para proporcionar uma boa experiência ao cliente, você não precisa de gente experiente, precisa de gente que saiba TRANSFORMAR A VIDA DO CLIENTE

Vai aqui uma provocação:

Se você não está no mundo dos serviços, em que mundo você está vivendo?

O que você deve fazer sobre os serviços em seu negócio

Eu sei que estou lhe entregando um conhecimento muito poderoso para você transformar o futuro dos seus negócios. 

Mas eu sei também que posso ajudar você listando alguns passos para você transformar o seu negócio

Portanto, a partir dos 55 motivos listados acima, eu apresento os 10 passos para você fazer o seu negócio crescer e serviços e alcançar maiores resultados

  1. Releia os motivos listados neste artigo
  2. Reflita sobre o seguinte: Alguns motivos listados têm caráter geral, ou seja, tratam de países, de economias, mas têm relação distante com o seu negócio. Então, identifique quais motivos têm alguma relação direta com seu negócio.
  3. Em seguida, assinale os 20 que fazem mais sentido para o seu negócio. Em seguida liste os 15 mais impactantes. Por fim, selecione as 10 que mais incomodam você e o seu negócio, ou que podem alavancar oportunidades para você atuar.
  4. A partir desta lista de 10, reflita sobre como está o desempenho de sua empresa ou organização. Isso mesmo, faça uma autoavaliação em relação a esses 10 aspectos prioritários.
  5. Em seguida, sem mostrar a sua auto avaliação, discuta com sua equipe, sobretudo aquelas pessoas que dividem a gestão do negócio com você
  6. Faça um comparativo da avaliação que você fez com a avaliação feita junto à sua equipe. Elabore um parecer que congregue os diferentes pontos de vista, traçando assim um diagnóstico da situação atual.
  7. Encontre, junto com sua equipe, diretrizes e ações que poderão mudar esta realidade, minimizando as dificuldades e viabilizando oportunidades.
  8. Elabore um plano de ação conjunto
  9. Envolva todos na execução do plano
  10. Acompanhe, monitore, avalie, analise, corrija, faça ajustes, melhore, e repita essa reflexão a cada 3 meses.

Mexa-se!

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