Com frequência ouvimos profissionais e empresas se dizerem diferenciadas. Afinal de contas, quantas vezes alguém afirma que seus produtos são diferenciados, seu serviço é diferenciado, seu atendimento é diferenciado, não é mesmo?
Na verdade, é muito tentador dizer-se diferenciado. Por isso, se você perguntar a várias pessoas ou empresas, dificilmente alguém vai reconhecer que seu serviço ou produto não é diferenciado.
Não importa se você trabalha com produto ou serviço, ou em qualquer segmento da economia (saúde, educação, transporte, comércio, profissional liberal). Sempre haverá espaço para ser e agir de forma diferenciada.
É disso que trato neste artigo.
A questão importante que trago é:
Você (sua empresa, organização) é, de fato, diferenciado, ou apenas diferente?
Você sabe como se diferenciar de seus concorrentes? Reflita comigo a partir das questões a seguir:
- Você é um profissional diferenciado?
- Sua empresa é uma empresa diferenciada?
- Se você ou sua empresa são diferenciados, isto é resultado de alguma ação planejada e pensada, ou ocorreu por acaso?
Diferenciado ou diferente?
Com frequência escuto estes dois termos usados de forma equivocada, como se fossem a mesma coisa. Não são!
Se consultarmos um dicionário, teremos como resposta:
- Diferente: que não é igual; que não coincide; que difere, diverge; divergente, diverso, desigual:
- Diferenciado: tornado diferente
Onde isto nos leva?
- Enquanto diferente pode ser casual, diferenciado é proposital
- Enquanto diferente pode ser inconsciente, diferenciado é confiante, deliberado, visando atingir determinado fim
- Enquanto diferente é adjetivo, e dá qualidade a algo, diferenciado é particípio passado do verbo diferenciar, que tem a ver com tornar diferente, sendo, portanto. resultado de ação deliberada visando alcançar determinado resultado.
Duas coisas são diferentes quando não existe semelhança entre elas. Assim, azul é diferente de vermelho. Madeira é diferente de aço. Mulher é diferente de homem.
Já diferenciado é quando algo que, uma vez tendo sido igual, ou semelhante, foi, propositalmente tornado diferente.
Assim, um serviço é diferenciado quando, em algum momento tendo sido concebido e executado de forma similar, teve alterações introduzidas, visando ter sido tornado diferente daquele similar.
Assim pode-se dizer que um atendimento é diferente quando se compara, por exemplo, o atendimento num hospital com o atendimento num restaurante, ou num banco.
Falar em atendimento diferenciado é quando, comparando o atendimento em duas instituições similares (dois restaurantes, por exemplo), encontra-se atributos no atendimento de uma destas suficientes para se afirmar que aquele é melhor do que o outro.
Dois irmãos são diferentes. Dois irmãos gêmeos são diferentes, mas não são diferenciados.
Suponha que você seja um médico e tenha um irmão também médico, que atua na mesma especialidade que você e que estudou e participou de muito mais congressos e cursos de aperfeiçoamento que você.
Você é diferente de seu irmão, embora possa ter um monte de coisas semelhantes.
Mas a forma como ele age profissionalmente o diferenciou de você. Ele se tornou um profissional mais qualificado e experiente, que entrega, muito provavelmente, melhores resultados a seus pacientes do que você.
Portanto, se você fala que algo, alguém ou alguma empresa é diferenciada, você deve estar querendo dizer que aquilo, aquele ou aquela, embora pudesse fazer igual a outros ou outras, optou em adotar práticas diferentes, e melhores, que, de fato, a diferenciam das demais.
Isso é, verdadeiramente, ser diferenciado.
Se este algo, alguém ou alguma empresa simplesmente faz algo diferente, mas que não se caracteriza como algo melhor, como acima do padrão praticado pelos outros, ele ou ela é, apenas e tão somente, diferente. Isso não é ser diferenciado!
Ser diferente não é ruim nem lhe faz desmerecedor de elogios. Ser diferente apenas é não ser igual, de forma natural.
Se diferenciado exige mais. Significa que você se diferenciou, uma vez tendo feito ou sido igual. Ser diferenciado é ter deixado de ser igual, de forma intencional.
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Reflexões
Assim, relaciono aqui algumas reflexões, na expectativa de que você, leitor, possa provocar algumas ações de melhoria em sua vida, em sua organização, ou na empresa onde você atua.
- O que você tem ou faz, diferente de outros?
- Em que você é, de fato, diferenciado? E sua empresa?
- De quem você é diferenciado? E sua empresa?
- E sua empresa é diferenciada?
- Em que sua empresa é, de fato, diferenciada?
Os sete passos para se tornar diferenciado
Assim, relaciono, a seguir, os sete passos para caminhar rumo à verdadeira diferenciação.
- Primeiramente, entenda verdadeiramente, se você é diferenciado, ou apenas diferente. Reflita se sua diferenciação é fruto de algo consciente, planejado, pensado, ou se é obra do acaso.
- Para cada produto e serviço, ou grupo de produtos e serviços, identifique as diferenças. Ou seja, identifique, de forma clara, específica, e objetivo, o que os torna diferenciado de seus concorrentes. Relacione, para cada grupo, as características de qualidade do que você oferece, e compare estas com o que seus concorrentes oferecem. Se você não encontrar os itens diferenciadores, é porque você não é diferenciado. Essa é uma importante constatação.
- Então, encontre os itens diferenciadores. Qualquer característica que você encontre, e que existe algum competidor que também ofereça, pelo menos na sua região de atuação, não garante diferenciação. De preferência, encontre coisas únicas que você faz.
- Identificados esses itens diferenciadores, estabeleça planos de ação para incorporar cada aspecto aos seus produtos e serviços atuais.
- Compartilhe com todas as áreas de sua organização. Faça com que todos compreendam a importância da diferenciação, e o impacto da diferenciação na preferência de seus clientes e usuários. Mas, em especial, compartilhe com o pessoal de comunicação, com o pessoal de operação. Unifique a linguagem, sobretudo entre as equipes de comunicação com o mercado.
- Coloque para funcionar. Introduza ou modifique produtos e serviços. Lance no mercado. Ofereça, disponibilize e avalie a aceitação. E confirme se o que você pretendia alcançar foi percebido por seus clientes e usuários.
- Faça ajustes, para sintonizar o que você pretendia, com a percepção clientes e usuários.
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