Uma empresa deve sempre crescer? Uma empresa deve sempre dizer sim a um cliente novo? Uma empresa ativa deve aproveitar todas as oportunidades que aparecem? SUA empresa tem coragem de dizer não a um cliente?
A figura apresentada neste artigo sugere um momento de reflexão de um executivo diante da possibilidade de alcançar objetivos financeiros…
Para Michael Porter, “ter estratégia implica deixar de fazer determinadas coisas. Não atender determinados clientes. Não atender determinados canais de distribuição. Não oferecer produtos com determinadas características”.
Quando se tem uma estratégia, bem concebida e definida, torna-se possível dizer não a algumas oportunidades – às vezes verdadeiras tentações – que o mercado nos apresenta.
- Aumentar o tamanho do negócio deve ser aceito se você tiver condição de manter (ou aumentar) a operação com os padrões de qualidade e produtividade alcançados;
- Vender para um novo mercado deve ser feito se você tem uma boa estrutura, equipe e sistema de vendas, que vão lhe permitir reproduzir, neste novo mercado, o que você já faz em seus mercados atuais;
- Incluir novos produtos em seu portfólio deve ser aceito se sua empresa tiver condição de manter a capacidade de inovação, além da qualidade e produtividade dos produtos atuai;
- Prestar serviços – o diferencial do mundo atual! – deve ser considerado se você souber como prestar serviços. Tome cuidado especial com isto!
Algumas empresas têm a coragem de dizer não a um cliente. Sua empresa tem esta coragem? Ou se limita a aceitar novos pedidos, sem ter garantia da capacidade de atendê-los?
Algumas empresas preferem se manter no tamanho atual, sob pena de comprometer a qualidade do que fazem. Sua empresa cresce inadvertidamente?
Algumas empresa estabelecem metas de crescimento, e têm disciplina em não ir além do planejado?
Enfim,
- Dinheiro é algo muito tentador.
- Sua empresa sabe dizer não (a uma tentação)?
- Veja: o importante não é “dizer não”. É saber dizer não!
Para isto, você deve conhecer bem seu negócio e saber administrá-lo.
Aí, sim, diga não….