Você é um bom planejador? Você é daqueles que planejam cuidadosamente, e detalhadamente, antes de iniciar um projeto? Ou você, como diria Chico Buarque, age duas vezes antes de pensar?
Reflita conforme o Ciclo PDCA.
Conhecido como um método gerencial extremamente prático, sobretudo pela facilidade de compreensão, o PDCA corresponde, em inglês a Planejar (Plan), Fazer (Do), Verificar (Check) e Atuar corretivamente (Act).
Recomenda-se que, em qualquer projeto que venhamos a enfrentar na vida profissional ou mesmo pessoal, Planejar antes; Executar; Verificar os resultados; e, conforme os resultados Agir, para melhorar o corrigir.
Por que o título deste artigo?
O título vem do fato de que devemos praticar P, D, C, e A. Em que intensidade? 25% para cada? Obviamente esta não seria uma resposta adequada. Depende da natureza do negócio, da função que você ocupa, do momento que a empresa passa, etc.
Mas, seguramente, dá para dizer que o gestor, em qualquer nível, deve concentrar seus esforços e tempo em Planejar e Verificar.
Aí reside o problema.
Em levantamentos conduzidos em nossos projetos de consultoria, treinamentos e pesquisa, a maior parte do tempo que boa parte de nossos gestores dedica-se à etapa de Execução – Do. Há casos em que 67% do tempo de um diretor relaciona-se com executar tarefas. Acredite, não inventei estes números!
Mas qual o problema? O problema é que gestor não é pago para executar, para fazer, mas para fazer fazerem. Você já viu um técnico de futebol, vôlei, ou qualquer outro esporte, chutar a bola? NÃO, veementemente não!
Então o papel do gestor não é ficar executando tarefas. Ele deve planejar para que sua equipe execute bem as tarefas que lhes cabem.
Para aprofundar esse e outros assuntos, e conhecer ferramentas para avaliar resultados utilizando indicadores, conheça o Guia GESTÃO SIMPLIFICADA, que traz um pacote de ferramentas para lhe ajudar a fazer gestão.