Para quem este artigo serve
Muitos empreendedores acham que somente a indústria gera e leva a riqueza. Isso foi verdade, por muito tempo.
Alguns países têm sua riqueza originada, em sua maior parte, da produção de bens, ou seja, da atividade industrial. Outros concentram sua economia em atividade agrícola ou pecuária. Mas oque temos visto, cada vez mais, é o crescimento do setor de serviços.
Atualmente, porém, você, essa lógica de “riqueza vindo principalmente da indústria” vem sendo repensada.
Os serviços em seu negócio e sua vida
Afinal de contas, qual é a atividade industrial ou agrícola que não envolve serviços?
Reflita comigo:
- Qualquer que seja a sua empresa, não existem serviços em seu negócio?
- Os serviços vêm crescendo ou diminuindo em seu faturamento?
- E o futuro, vai envolver mais, ou menos serviços?
Você precisa entender que os serviços representam o futuro do seu negócio!
Neste post trago para você 56 motivos para você pensar, falar e investir em serviços, e garantir a sobrevivência e crescimento dos negócios.
56 motivos para pensar, falar e investir em serviços
- Os serviços têm a maior PARTICIPAÇÃO NO PIB dos países mais desenvolvidos
- Você é um PRESTADOR DE SERVIÇOS. Seja porque trabalha numa empresa de serviços, seja porque, trabalhando numa indústria, você presta serviços. É ou não é?
- Nós todos SOMOS prestadores de serviços
- O homem existe para SERVIR
- Nós somos todos CLIENTES DE SERVIÇOS
- TODA EMPRESA EXISTE PARA SERVIR A SEUS CLIENTE, embora poucas conseguem descobrir e aproveitar isso
- Os SERVIÇOS REMOTOS (prestamos à distância) só crescem
- Ainda existe uma PERCEPÇÃO de que os SERVIÇOS SÃO CAROS, por absoluta falta de entendimento do impacto de um serviço na vida de pessoas ou nas atividades de uma empresa
- Os PRODUTOS SE TRANSFORMANDO em serviços – ninguém compra mais CDs, DVDs, iPOD, entre outros
- Os serviços são o que, de fato, DIFERENCIA os produtos
- A SERVITIZAÇÃO está transformando a indústria
- O mundo ANALÓGICO está se transformando em mundo DIGITAL
- A necessidade de HUMANIZAÇÃO DO SERVIÇO, em contrapartida à automatização dos serviços
- O crescimento do TERCEIRO SETOR envolve principalmente serviços
- O Crescimento da INDUSTRIALIZAÇÃO DE SERVIÇOS cria empreendimentos para atender cada vez mais, quantidades maiores de pessoas
- O setor de serviços é o que MAIS EMPREGA PESSOAS
- Estamos vendo e vivendo uma crescente INTERNACIONALIZAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS
- A ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO leva ao desapego material
- A ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO leva à desvalorização de produtos “físicos”
- O DESEMPREGO de pessoas em realizar atividades usuais
- A PRECARIEDADE DO TRABALHO (empobrecimento do trabalho) leva as pessoas a prestarem mais serviços
- A AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIAL cresce mais e mais, reduzindo a necessidade de pessoas para executar o trabalho
- Do mesmo modo, a AUTOMATIZAÇÃO AGRÍCOLA também reduz a dependência de pessoas à frente das atividades
- E temos também a AUTOMATIZAÇÃO dos SERVIÇOS, tornando desnecessária a presença de pessoas para diversos tipos de serviços
- O CRESCIMENTO ECONÔMICO aumenta o volume de serviços
- O COMÉRCIO vem aumentando a OFERTA DE SERVIÇOS, indo assim, muito além de vender produtos – no mínimo, a entrega assistida daquilo que vende.
- O desenvolvimento de PRODUTOS NOVOS E MAIS COMPLEXOS gera NOVOS SERVIÇOS
- Surgimento de NOVOS SERVIÇOS que não existiam até pouco tempo (alguns tipos de turismo, de eventos, tecnológicos, de comércio, de saúde, educacionais, etc.)
- O Aumento do PREÇO DOS SERVIÇOS, tornando alguns serviços disponíveis a pessoas de renda alta
- Por outro lado, a redução do PREÇO DOS SERVIÇOS proporcionada por ganhos de produtividade e o uso de tecnologia nos serviços
- Aumento do PODER AQUISITIVO permitindo contratação de serviços antes inviáveis
- Precisamos identificar e comunicar O VALOR DOS SERVIÇOS
- Precisamos DESCOBRIR (ou desencobrir) os SERVIÇOS OCULTOS
- Todo PRODUTO PRESTA UM SERVIÇO
- Os SERVIÇOS DE ATENDIMENTO é que fazem a diferença
- O crescimento do HOME OFFICE leva as pessoas a trabalhar em novas tarefas
- A necessidade de identificar o PROPÓSITO DO SERVIÇO que ofereço a meu cliente
- O serviço precisa ser POSICIONADO para cada cliente
- Serviços PRECISAM SER PROJETADOS, não acontecem por acaso.
- A melhor PROPAGANDA DE UM SERVIÇO é feita por quem presta o serviço. Não é o departamento de Marketing que vende o próximo contrato de um serviço mal executado
- Para trabalhar em serviços, existem TÉCNICAS ESPECÍFICAS DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAS
- Para trabalhar com serviços tem que ter SABER SERVIR / COMPORTAMENTO SERVIDOR
- Para fazer gestão em serviços tem que ter LIDERANÇA DE SERVIÇO, isto é, líderes que sabem se colocar a serviço do cliente, e promovem essa postura em sua organização
- Para prestar serviços superiores é necessário ter ESTRATÉGIA DE SERVIÇO, isto é, uma oferta de serviços com proposta de valor compatível com as dores e ganhos almejados pelos clientes.
- Para prestar serviços superiores é necessário ter CULTURA DE SERVIÇO, isto é, uma cultura que promova o serviço ao cliente
- Para prestar serviços superiores é necessário ter um AMBIENTE DE SERVIÇO ADEQUADO, ou seja, instalações, equipamentos e sistemas que por si só, prestam serviço ao cliente.
- Para prestar serviços superiores é necessário ter PROCESSOS SERVIDORES, isto é, processos que facilitam e agilizam a experiência do cliente
- Para prestar serviços superiores é necessário ter PRODUTOS SERVIDORES, isto é, produtos que facilitam a utilização de produtos
- Para prestar serviços superiores é necessário ter ESPÍRITO DE SERVIR, valores associados a promover conceitos e princípios relacionados ao senso de servir
- Quem trabalha com serviços tem que planejar a EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
- Para uma entrega de serviços superiores você precisa fazer DESIGN DE SERVIÇO
- Por que prestadores de serviços não podem deixar de planejar e mapear a JORNADA DO CLIENTE
- Para vender um serviço, você precisa conhecer O SERVIÇO DO SERVIÇO
- O cliente de serviços exige, cada vez mais, vivenciar EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS
- Para proporcionar uma boa experiência ao cliente, você não precisa de gente experiente, precisa de gente que entenda de EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
- Para proporcionar uma boa experiência ao cliente, você não precisa de gente experiente, precisa de gente que saiba TRANSFORMAR A VIDA DO CLIENTE
Vai aqui uma provocação:
Se você não está no mundo dos serviços, em que mundo você está vivendo?
O que você deve fazer sobre os serviços em seu negócio
Eu sei que estou lhe entregando um conhecimento muito poderoso para você transformar o futuro dos seus negócios.
Mas eu sei também que posso ajudar você listando alguns passos para você transformar o seu negócio
Portanto, a partir dos 55 motivos listados acima, eu apresento os 10 passos para você fazer o seu negócio crescer e serviços e alcançar maiores resultados
- Releia os motivos listados neste artigo
- Reflita sobre o seguinte: Alguns motivos listados têm caráter geral, ou seja, tratam de países, de economias, mas têm relação distante com o seu negócio. Então, identifique quais motivos têm alguma relação direta com seu negócio.
- Em seguida, assinale os 20 que fazem mais sentido para o seu negócio. Em seguida liste os 15 mais impactantes. Por fim, selecione as 10 que mais incomodam você e o seu negócio, ou que podem alavancar oportunidades para você atuar.
- A partir desta lista de 10, reflita sobre como está o desempenho de sua empresa ou organização. Isso mesmo, faça uma autoavaliação em relação a esses 10 aspectos prioritários.
- Em seguida, sem mostrar a sua auto avaliação, discuta com sua equipe, sobretudo aquelas pessoas que dividem a gestão do negócio com você
- Faça um comparativo da avaliação que você fez com a avaliação feita junto à sua equipe. Elabore um parecer que congregue os diferentes pontos de vista, traçando assim um diagnóstico da situação atual.
- Encontre, junto com sua equipe, diretrizes e ações que poderão mudar esta realidade, minimizando as dificuldades e viabilizando oportunidades.
- Elabore um plano de ação conjunto
- Envolva todos na execução do plano
- Acompanhe, monitore, avalie, analise, corrija, faça ajustes, melhore, e repita essa reflexão a cada 3 meses.
Mexa-se!
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