12 PRINCÍPIOS QUE TODO GESTOR DEVE ADOTAR

Gestor precisa de CPF?

No artigo O CPF QUE TODO GESTOR DEVE USAR apresentei a você a ideia do CPF DO GESTOR (Conceitos, Princípios e Ferramentas), como algo imprescindível para uma boa gestão

Por que e para que o CPF DO GESTOR?

Por que conceitos, princípios e ferramentas são a essência na vida de um gestor.

Conceitos dão consciência ao gestor sobre o que ele precisa saber para fazer uma boa gestão. Princípios norteiam a atuação do gestor sobre como agir, junto à sua equipe, clientes, parceiros, sócios e fornecedores. Ferramentas são instrumentos, métodos, metodologias, que o gestor vai usar para fazer planejamento e gestão

E você pode se perguntar:

Quais são os 12 princípios que norteiam a atuação do gestor?

Neste artigo detalho os 12 princípios para você ser um melhor gestor, alcançando maiores e melhores resultados.

Princípios orientadores do gestor


Princípios norteiam a atuação do gestor sobre como agir, junto à sua equipe, clientes, parceiros, sócios e fornecedores, ou seja, dos stakeholders.

É tentador usar um modelo de gestão, reconhecido, para relacionar seus princípios. Isso nos leva ao risco, sempre, de cometer injustiças, ou de ser tendencioso. Neste sentido, dois modelos que costumamos reconhecer como abrangentes, quase universais, e que, sem dúvida, recomendo, são a Norma ISO 9004, e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG-FNQ)

Assim, relaciono princípios que considero aplicáveis a praticamente todo tipo de organização, tomando como referência inicial os dois modelos citados (ISO 9004; MEG), mas 

  1. Foco no cliente (ISO 9004). Compromisso com as partes interessadas (MEG).
  2. Liderança (ISO 9004). Liderança transformadora (MEG). Princípios de liderança, gestor líder chefe.
  3. Envolvimento de pessoas (ISO 9004). Cultura organizacional.
  4. Abordagem por processos (ISO 9004). Orientação por processos (MEG).
  5. Pensamento sistêmico (MEG). Abordagem sistêmica da gestão (ISO 9004). 
  6. Melhoria contínua (ISO 9004).
  7. Decisões baseadas em fatos e dados. Tomada de decisões baseada em fatos (ISO 9004). Princípio de Pareto 80/20.
  8. Aprendizado organizacional e inovação (MEG).
  9. Adaptabilidade (MEG). Cultura ágil.
  10. Relações mutuamente benéficas com fornecedores (ISO 9004).
  11. Cultura ágil
  12. Filosofia lean

A norma ISO 9004 (2015) recomenda que os princípios nela contidos foram desenvolvidos para serem utilizados pela Alta Direção para dirigir a organização à melhoria de desempenho. 

O MEG-FNQ registra que o uso com sucesso dos oito princípios de gestão por uma organização resultará em benefícios para as partes interessadas, tais como melhoria no retorno financeiro, criação de valor e aumento de estabilidade. Uma vez tendo e adotando os princípios corretos, para uma boa gestão, caberá ao gestor o uso de ferramentas, que apresento na seção seguinte.

Foco no cliente

Foco no cliente: Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras do cliente, atendam aos requisitos e procurem exceder as suas expectativas (ISO 9004).

Compromisso com as partes interessadas: É preciso o entendimento das necessidades e demandas, bem como o estabelecimento de pactos com as partes interessadas, em especial os clientes, suas inter-relações com as estratégias e com os processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. Sem isso, perde-se o foco do negócio (MEG).

Alguns fazem controvérsia sobre “foco no cliente” x “foco do cliente”, alegando que “foco do cliente” coloca verdadeiramente o interesse do cliente acima do fornecedor de produtos ou prestador de serviços, e que “foco no cliente” continua sendo uma postura de valorizar mais a empresa fornecedora do que o cliente em si.

Eu, particularmente, não faço distinção entre as duas expressões. Vejo que o mais importante é, de fato, colocar o interesse do cliente acima do interesse de quem fornece produtos e serviços, e trabalhar para atendê-lo.

Liderança

Liderança: Líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização (ISO 9004).

Liderança transformadora: Corresponde à atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, sempre atenta aos cenários e tendências e seus possíveis impactos para a organização e as partes interessadas, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da empresa, preparando líderes e pessoas. Todos devem estar engajados com o mesmo propósito (MEG).

Envolvimento de pessoas

Envolvimento de pessoas: Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização (ISO 9004).

Muitos autores citam as pessoas como um fator, elemento dos mais importantes para empresas e organizações.

Abordagem por processos

Abordagem de processo: um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo (ISO 9004).

Orientação por processos: Neste Fundamento, fica clara a importância dos processos, que devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, utilizando dados e informações de forma a agregar valor para as organizações e as partes interessadas (MEG).

Planejamento e gestão por processos são conhecimentos e metodologias de grande relevância para a gestão, competitividade, qualidade e produtividade nas organizações.

Pensamento sistêmico

Abordagem sistêmica para gestão: Identificar, entender e gerenciar os processos inter relacionados, como um sistema, contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir seus objetivos (ISO 9004).

Pensamento sistêmico: É preciso que todos os colaboradores tenham o entendimento de que todas as atividades da organização possuem relação de interdependência, seja internamente, seja entre a organização e o ambiente com o qual interage. Essa visão macro é fundamental para o sucesso do negócio e vai permitir que nada seja deixado de lado no dia a dia (MEG).

Melhoria contínua

Melhoria contínua: Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente (ISO 9004).

Melhoria continua, um princípio derivado da trilogia de Dr Juran – criar, manter, melhorar – historicamente ligado a programas de qualidade, tem, de fato, sido adotada de forma ampla, inclusive guardando forte ligação com inovação.

Decisões baseadas em fatos e dados

Abordagem factual para tomada de decisões: Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações (ISO 9004).

O princípio “fatos e dados”, preconizado pelos programas de qualidade total, é hoje amplamente utilizado, facilitado cada vez mais pela disponibilidade de dados, ampliada pela transformação digital.

Aprendizagem organizacional e inovação

Aprendizado organizacional e inovação: Para ser competitiva no mercado, toda organização, seus colaboradores e redes precisam sempre buscar novos patamares de competência, por meio de um ciclo de aprendizado permanente. Aprender e inovar sempre: esse é o caminho (MEG).

Peter Senge, no livro A Quinta disciplina, disseminou o conceito e princípios da aprendizagem organizacional, como forma de as empresas e organizações se manterem competitivas. Hoje, com a disponibilização de conteúdos digitais, a aprendizagem tornou-se bem mais difundida e facilitada.

Adaptabilidade

Adaptabilidade: Toda organização tem de ter flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil. Sem essa agilidade, nossas chances de sermos bem-sucedidos diminuem drasticamente. Ciclos rápidos de aprendizagem, velocidade na implementação de melhorias com o emprego de métodos ágeis, estes são fatores que impulsionam a transformação (MEG).

Relações benéficas com fornecedores

Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: uma organização e seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor (ISO 9004).

A tradicional relação antagônica com fornecedores foi “quebrada” com os princípios da qualidade, vindo a se transformar, de uma relação ganha-perde, numa relação ganha-ganha. Hoje os conceitos de cadeia de suprimentos e ecossistema ganharam força e aplicabilidade, vindo a se consolidar como princípios de gestão universais.

Cultura ágil

Com a velocidade crescente de mudanças e transformações, adotar princípios  ágeis na gestão e operação vem se tornando desafio e solução para empresas.

Chamo de cultura ágil o conjunto de valores do manifesto ágil e os 12 princípios do desenvolvimento ágil, apresentados a seguir.

Os Valores do MANIFESTO ÁGIL

De acordo com as experiências de desenvolvimento de software e ajudando os outros a desenvolver, os dezessete signatários do manifesto ágil definiram os quatro valores do desenvolvimento ágil:

  • Os indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
  • O funcionamento do software acima de documentação abrangente;
  • A colaboração com o cliente acima da negociação e contrato;
  • A capacidade de resposta a mudanças acima de um plano pré-estabelecido;

Os 12 princípios do desenvolvimento ágil são os seguintes: do MANIFESTO ÁGIL

  1. Garantir a satisfação do cliente, entregando rápida e continuamente software funcional;
  2. Até mesmo mudanças tardias de escopo no projeto são bem-vindas.
  3. Software funcional é entregue frequentemente (semanal ou mensal – o menor intervalo possível);
  4. Cooperação constante entre as pessoas que entendem do ‘negócio’ e os desenvolvedores;
  5. Projetos surgem por meio de indivíduos motivados, devendo existir uma relação de confiança.
  6. A melhor forma de transmissão de informação entre desenvolvedores é através da conversa ‘cara a cara’
  7. Software funcional é a principal medida de progresso do projeto;
  8. Novos recursos de software devem ser entregues constantemente. Clientes e desenvolvedores devem manter um ritmo até a conclusão do projeto.
  9. Design do software deve prezar pela excelência técnica;
  10. Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não é feito – é essencial;
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento.

Filosofia lean

Os pontos-chave da lean manufacturing são:

Qualidade total imediata:  ir em busca do “zero defeito”, e detecção e solução dos problemas em sua origem.

Minimização de desperdícios: eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).

Melhoria contínua: redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação

Processos “pull”: os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção.

Flexibilidade: produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção.

Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores, tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação.

Lean é basicamente tudo o que concerne a obtenção de materiais corretos, no local correto, na quantidade correta, minimizando o desperdício, sendo flexível e aberto a mudanças.

Os ganhos com o CPF do Gestor

Conceitos trazem clareza. Dominando conceitos, o gestor adquire clareza sobre o saber para fazer uma boa gestão. 

Princípios geram confiança. Adotando princípios, o gestor alcança confiança sobre como agir, junto à sua equipe, clientes, parceiros, sócios e fornecedores.

Ferramentas trazem segurança. Utilizando ferramentas, métodos, metodologias, o gestor vai fazer planejamento e gestão para atuar com a segurança necessária para alcançar maiores e melhores resultados. 

Conheça mais sobre o CPF do Gestor

Gostou do tema? 

Que tal conhecer mais sobre o CPF do Gestor?

Você pode conhecer o CPF do Gestor e melhorar seus resultados pessoais e profissionais.

Utilize o botão WHATSAPP em nosso Blog com o seguinte texto “QUERO CONHECER O CPF DO GESTOR”, e entraremos em contato para  mostrar todo o potencial do conceito, e mudar sua vida e o futuro de sua empresa.

Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.