10 PASSOS PARA VOCÊ FAZER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ÁGIL!

Planejamento estratégico ágil, para quem?

O papel principal de um executivo é definir os rumos para o futuro da organização, muito mais do que a administração do dia a dia. 

O planejamento estratégico serve para definir, essencialmente, as grandes estratégias para qualquer empresa ou organização alcançar os seus objetivos maiores.

Atualmente, o mundo atual, volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA) exige que saibamos fazer, fazer bem feito, mas acima de tudo, fazer com agilidade. Daí a necessidade de planejamento estratégico ágil.

Neste artigo os 10 passos essenciais para você fazer planejamento estratégico ágil. 

Antes, porém, devemos compreender o que é planejamento estratégico ágil.

O que é planejamento estratégico ágil

Planejamento estratégico é o processo de analisar uma empresa/organização em relação ao ambiente em que atua, e definir objetivos de longo prazo, a serem alcançados através de estratégias de longo, médio e curto prazos

O conceito de planejamento estratégico ágil em nada se diferencia do conceito de planejamento estratégico tradicional e usual

A diferença reside, sim, na utilização de princípios e métodos que permitam a formulação do plano de forma mais ágil e objetiva, e que o seu acompanhamento aconteça de forma mais frequente e flexível, permitindo uma sintonia maior da organização às transformações dos ambientes externo e interno.

O planejamento estratégico ágil se caracteriza por ser:

  1. Elaborado com agilidade;
  2. Facilmente compreensível;
  3. Simples de executar;
  4. Flexível;
  5. Focado em resultados de 3 a 12 meses;
  6. Monitorável;
  7. Adaptável e atualizável.

No artigo 50 RAZÕES PARA FAZER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ÁGIL,  apresentei uma lista completa sobre o assunto. Na seção a seguir, apresento os cinco principais motivos.

Cinco motivos para fazer planejamento estratégico ágil

  1. A quantidade de transformações que ocorrem no mundo;
  2. A necessidade de ser mais ágeis na tomada e implantação de decisões e ações para responder aos desafios internos e externos;
  3. Tempo escasso de gestores para dedicarem um tempo à reflexão e definição de estratégias;
  4. O excesso de desafios, internos e externos, para os quais devemos encontrar respostas
  5. A pouca disponibilidade de metodologias ágeis para planejamento estratégico;

Para ter acesso à lista completa, acesso o artigo 50 RAZÕES PARA FAZER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ÁGIL

Cinco ganhos em fazer planejamento estratégico ágil

  1. Você vai compartilhar, de forma ágil, informações sobre as mudanças nos ambientes interno e externo da organização ;
  2. Você vai definir objetivos com objetividade;
  3. Definir diretrizes para tomada de decisão, com orientação para enfrentar novas situações, distintas de situações conhecidas e vivenciadas no passado;
  4. Agilizar tomada de decisões, com base nestas diretrizes definidas;
  5. Priorizar as prioridades para o futuro imediato. Sem redundância, o “priorizar as prioridades” significa priorizar o essencial do essencial, forçando o exercício do desapego;

Mas, afinal, como fazer planejamento estratégico ágil?

Apresento a seguir dez passos essenciais para você fazer um planejamento estratégico ágil.

Dez passos para fazer planejamento estratégico ágil

  1. Olhe um pouco para trás. Analise o passado recente da empresa/organização, algo como os últimos 12 meses. Trace um rápido panorama do passado recente, entendendo o contexto e os fatores preponderantes.
  2. Faça uma síntese deste passado recente. Isso mesmo, sintetize em poucas palavras, ou em até três tópicos, o que houve de melhor, o que aconteceu de mais difícil, os principais desafios enfrentados e superados, e as dificuldades ainda presentes. Tenha em mente que três itens para cada um desses fatores conseguirá traduzir a essência do passado recente vivenciado pela empresa/ organização;
  3. Defina o futuro imediato desejado. Olhe para a frente, isto é, para o próximo período – algo entre 3 e 12 meses. Trace um rápido panorama do futuro imediato, procurando entender o contexto e os fatores preponderantes neste futuro imediato.
  4. Faça uma síntese de seu futuro imediato. Faça uma síntese das principais oportunidades e ameaças para o futuro imediato, algo entre 3 e 12 meses, e os fatores internos positivos ou negativos que precisarão ser utilizados para potencializar resultados positivos;
  5. Defina um objetivo estratégico para toda a organização, que envolva todas as áreas de atuação de sua equipe. A ideia deste objetivo único é ser uma antecipação da visão de futuro, para um período mais curto;
  6. A partir deste objetivo, defina 3 estratégias para seu alcance. Ou seja, defina 3 opções de caminho para alcançar o objetivo estratégico;
  7. Defina Objetivos e Resultados Chave (OKRs) para cada área, setor ou unidade de negócio;
  8. Para cada resultado-chave, defina as iniciativas a serem implantadas, ou seguidas, com responsáveis e prazos para sua execução;
  9. IMPORTANTÍSSIMO Sintetize sua estratégia para este futuro imediato. Quanto menos você escrever, será melhor. Uma boa estratégia deve caber em 1 ou 2 páginas.
  10. Acompanhe e ajuste o que foi planejado. Todo plano estará sujeito a mudanças. Nenhum plano é suficientemente bom que não precise ser modificado ou atualizado. Utilize indicadores e métricas para acompanhar a execução das estratégias.

E agoras, você vai ficar aí parado?

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