Quem não vive para servir?

Quem tem interesse em servir?

Pessoas, profissionais, empresas e organizações vivem para servir.

Alguns descobrem isso. E tem mais sucesso ou alcançam melhores resultados em tudo o que fazem.

Outros não se dão conta disso, e perdem a grande oportunidade de serem mais úteis, deixando assim de se fazerem reconhecidas, lembradas e preferidas por pessoas, clientes e comunidade.

Afinal de contas, para que vivemos?

Qual o sentido de nossa vida, seja pessoal, seja profissional?

Vivemos para nos alimentar e usufruir do prazer de bem viver? Ou temos um papel mais importante que apenas viver?

Vivemos para nós ou para os outros?

Enfim, O que servir tem a ver com viver e sobreviver, como pessoa ou organização?

O que servir tem a ver com viver e sobreviver, como pessoa ou organização?

Servir ou vir a ser?

A sentença “quem não vive para servir não serve para viver” é muito conhecida e citada.

Alguns atribuem sua autoria a Gandhi, outros afirmam que foi dita por Jesus Cristo. É utilizada em contextos religiosos, ou de organizações voluntárias, militares, ou entidades beneficentes.

Mais do que a autoria ou o contexto, prefiro pensar que a sentença tem muito significado, e, muita serventia.

Por isso, indago: o que está por trás dessa sentença?

Diferentes conotações de Servir

A palavra servir tem diferentes conotações.

  • Servir é fazer o bem. Há quem diga que servir é fazer o bem, não importa a quem;
  • Com relação a voluntariado ou filantropia, servir é ajudar, doar, doar-se, dar a mão; auxiliar, dar auxílio;
  • Em sentido familiar, servir é amar, é ser pai, mãe, irmão;
  • Em sentido religioso, servir é obedecer, é compromisso, é ser cristão, é reinar, é um privilégio, é ser um servo; é ser caridoso;
  • Em sentido militar a função de servir à pátria leva muitas pessoas a passar a vida servindo;
  • Em assuntos ligados à saúde, servir é tratar, cuidar, amparar, humanizar;
  • Em serviços de alimentação e bebidas, servir é por a mesa ou por na mesa; é servir comida e bebida; oferecer algo; servir é uma arte;
  • Em termos de funcionalidade de um produto, servir é ter utilidade, ter serventia: quando um objeto não desempenha mais suas funções, não sendo mais útil, dizemos que não serve mais.
  • Em assuntos profissionais, servir é prestar serviços; cumprir determinados deveres e funções; é agir com responsabilidade; é agir com iniciativa, com presteza; é ter utilidade, fazer coisas úteis; é vender algo, fornecer algo;
  • Em qualquer sentido, ou em todos os sentidos, servir é “desempenhar as funções de”, seja no papel principal ou em substituição a: fulano estava servindo como apoio, beltrano está a serviço da secretaria.

Como se vê, servir tem a ver com diversos entendimentos possíveis.

Servir é ser inferior. Mesmo?

Por outro lado, a palavra servir guarda relação com serventia, serviçal servidão, escravidão, servilismo, subserviência, ser inferior,

Por isso, pode-se vir a afirmar que servir é ser inferior. Será mesmo?

Será mesmo que servir é ser inferior?

Vejamos manifestações de algumas pessoas sobre servir.: colocar frases de grandes personagens mencionando “servir”, seguido da pergunta. Fulano foi / é alguém inferior?

Martin Luther King

Martin Luther King Jr., pastor protestante e ativista político norte-americano, tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo (Fonte: Wikipedia)

Em 1964, King se tornou a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz, que lhe foi outorgado em reconhecimento à sua nação e à sua liderança na resistência não violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.

A questão: Martin Luther King foi alguém inferior?

Gandhi

Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução (Fonte: Wikipedia).

Para Gandhi, no dia em que o homem se der conta de que seu papel é servir a todos, deixaremos de ter guerras e conflitos. Dentro do ideal de paz e não violência que ele defendia, uma de suas frases foi: “Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!”.

Com a filosofia de não violência, Gandhi liderou a independência da Índia.

A questão: Gandhi foi alguém inferior?

Roberto Carlos

Roberto Carlos, considerado o Rei da justiça popular brasileira, é saudado por muitas pessoas como uma pessoa humilde, de gestos simples, e que se coloca a serviço de seus fãs.

Roberto Carlos, breve biografia

Certa vez não realizar um show, pouco tempo depois de ter perdido a esposa, ele comenta que existe uma música que ele tinha dificuldade de cantar naquela época. Diz ele “essa música fala de coisas tristes, de coisas que não gosto de dizer agora, mas eu sei que vocês gostam muito dessa música então, então…” ele se põe a cantar a música.

Gosto de mencionar esse trecho, pois Roberto, apesar de preferir não cantar a música, se coloca a serviço da plateia, e canta, para servir seus fãs.

A questão: Roberto Carlos é alguém inferior?

Lee Cockerel

Lee Cockerel, foi vice-presidente executivo responsável pelas operações do Walt Disney World® Resort por mais de 10 anos. Como integrante do Disney Institute, dá palestras e aulas sobre liderança e desenvolvimento profissional.

Para Lee Cockerel, se você quer ser gestor de uma empresa de serviços, comece sendo garçom. Com essa ideia, ele defende que todo e qualquer líder de empresa de serviços precisa, primeiramente, aprender a servir, para poder liderar pessoas a servirem seus clientes.

Entre as organizações que atende estão corporações incluídas na lista das 500 maiores do mundo da revista Fortune, agências governamentais, instituições de ensino e entidades sem fins lucrativos. Vive em Orlando, Flórida:

A questão: Lee Cockerel é alguém inferior?

Servir ou ser servido?

As pessoas que cito aqui são verdadeiros exemplos de pessoas que se colocam, ou se colocaram, a serviço de uma causa, ou a serviço daqueles que gostam de seu trabalho.

Servir tem a ver com altruísmo, enquanto ser servido tem a ver com egoísmo.

Servir tem a ver com altruísmo. Ser servido tem a ver com egoísmo.

Você é uma pessoa de atitudes altruístas, que gosta de fazer o bem?

Ou é alguém egoísta, que só pensa em si sem dar de si?

Você prefere se relacionar, trabalhar, conviver com pessoas egoístas, que só pensam em si, ou prefere estar junto e realizar algo com pessoas altruístas, que procuram ajudar outras pessoas, e que se sentem bem com a felicidade dos outros?

Empresas focadas em Servir

Do mesmo modo que pessoas, existem organizações e empresas que se colocam a serviços de seus clientes, usuários e cidadãos.

Por mais incrível que alguém possa considerar, servir pode ser adotado como princípio empresarial, afinal servir pode dar dinheiro não é mesmo?

Pois passo a apresentar aqui alguns exemplos de empresas que fazem uso do servir como filosofia de sua atuação.

Starbucks

Starbucks é uma empresa multinacional norte-americana, com a maior cadeia de cafeterias do mundo. Com sua sede em Seattle, tem cerca de 14.000 lojas em todo o mundo.

Um dos grandes desafios enfrentados pela Starbucks, em seu esforço de se transformar de indústria produtora de excelentes grãos de café em local para servir café, foi a transformação cultural de aprender a se colocar a serviço dos clientes, e fazer vendas amigáveis.

Hard Rock Café

Hard Rock Café é uma cadeia estadunidense de restaurantes temáticos com mais de 191 unidades espalhadas em 59 países, cujo tema é o Rock ‘n Roll.

O Hard Rock Café tem como lema de trabalho a sentença: “Ame todos. sirva todos”.

Atualmente há mais de 143 lojas do Hard Rock Café, em cerca de 36 países, e há projetos para novas expansões.

Ritz Carlton

Ritz-Carlton é uma rede de hotéis de luxo e resort com 70 estabelecimentos nas maiores cidades de 23 países diferentes. Abriu seu primeiro hotel em Boston, nos Estados Unidos.

O Ritz Carlton tem várias iniciativas baseadas no servir, sendo uma das mais marcantes o lema utilizado para ressaltar como eles tratam seus funcionários e como esperam que estes tratem seus clientes.

“Somos damas e cavalheiros servindo damas e cavalheiros”

Google

Google  é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.

Tendo começado sua atuação como um programa de buscas, rapidamente se tornou a ferramenta de buscas mais utilizada no mundo. O Google faz uso de princípios ligados a servir, e oferece gratuitamente seu principal serviço.

Faz isso com tal inteligência que é, hoje, através de outras fontes de receitas, uma das empresas mais valorizadas do mundo.

Quem não vive para servir não serve para viver

Ora, tanto pessoas como organizações existem, então, para servir aos outros.

A nossa evolução, como pessoas, faz com que ao nascermos, sejamos servidos o tempo todo. Ao passar pela juventude, começamos a nos tornar pessoas úteis, e passamos a servir. Na fase adulta, quando passamos boa parte do tempo trabalhando, servimos muito. Mais tarde, com as dificuldades físicas, reduzimos nossa capacidade de servir. Deixamos de viver!

Assim são as organizações. Enquanto são úteis, produzindo bens e serviços, atraem clientes, obtém receitas, sobrevivem e crescem. Quando deixam de ser úteis, servindo menos, reduzem de tamanho, ou mesmo deixam de existir.

Por essa razão, vale o ditado “quem não vive para servir não serve para viver”

Assim, compartilho um trecho de um poema de um famoso poeta alemão:

  • Há homens que lutam um dia: e são bons…
  • Há outros que lutam um ano; e são melhores…
  • Há aqueles que lutam muitos anos; e são muito bons…
  • Porém, há os que lutam toda uma vida: estes são imprescindíveis!

Bertolt Brecht

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Um  roteiro para servir mais e melhor

Para você, que pretende se tornar, a si ou à sua organização, alguém mais servidor, trago alguns passos que lhe ajudarão a seguir essa trilha.

  1. Comece refletindo se você é uma pessoa de perfil  altruísta ou egoísta;
  2. Daí reflita se você pretende continuar como está ou se pretende mudar isto;
  3. Em seguida, faça a mesma reflexão sobre a empresa ou organização onde você trabalha. A organização tem um perfil egoísta, que prioriza se servir das pessoas para alcançar seus resultados? Ou os alcança se colocando a serviços das pessoas, internas e externas?
  4. Reflitam então, se pretendem manter esse perfil, ou se pretendem alterar, incorporando princípios baseados em servir?
  5. Reúna um grupo de pessoas, com poder de engajamento para compor uma espécie de grupo de aprendizado.
  6. Leia a respeito (temos vários artigos neste Blog sobre servir, comportamento servidor, empresa servidora, pessoas servidoras, líderes de serviço, processos servidores, produtos servidores, ambiente de esboço, estratégia de serviço, cultura de serviço);
  7. Procure exemplos de pessoas servidores e empresas servidoras;
  8. Reflita sobre o modo como essas pessoas e organizações agem, e a forma como alcançam resultados, servindo;
  9. Incorpore alguns princípios e práticas adotadas por pessoas, empresas e organizações focadas em servir;
  10. Atualize-se continuamente. Reveja suas práticas. Discuta com sua equipe. Faça ajustes e correções. Conheça novos casos de pessoas e organizações.

Como servir na prática…

Para você se aprofundar sobre o servir, conheça AS DEZ DICAS DE OURO DOS SERVIÇOS