Pra começar…
Possivelmente você já ouviu falar do estilo de administrar baseado em “apagar incêndio“.
Que mal existe em apagar incêndio? Talvez os bombeiros representem uma das profissões mais nobres e dignas de elogio, não é mesmo? Quantas e quantas vezes acompanhamos, em acidentes, incêndios e catástrofes, o empenho, dedicação e abnegação dos bombeiros, arriscando suas vidas para salvar vidas de outros.
Pois bem, o problema está em que ninguém, bem intencionado, deseja que aconteça um incêndio, mas quando ocorre, não há tempo a perder. Todos param tudo o que estão fazendo e correm em busca de apagar o incêndio, salvando vidas e minimizando eventuais prejuízos físicos e ambientais.
E, de fato, se para tudo o mais mesmo. A situação prioritária, naquele instante, é apagar o incêndio, haja o que houver. Ninguém considera a possibilidade de “administrar o incêndio”. O objetivo é extinguir o fogo!
E todos correm, da forma que puderem, muitas vezes nem tão ordenadamente, ao contrário dos bombeiros, que estão preparados e de prontidão para esses casos de urgência.
Pois bem, ressalvada essa injustiça com os bombeiros, a administração do estilo apagar incêndio assim foi intitulada porque existem alguns gestores que vivem correndo, resolvendo problemas para ontem, de tantos e tão graves que são.
Você já viu gestor que mal tem tempo para conversar com sua equipe? Tomar um café, nem pensar! Passa o dia correndo para cá e para lá, ou fazendo sua equipe correr, por que tem que dar conta dos compromissos, corrigir coisas mal feitas, reencaminhar encomendas não entregues, atender clientes que estão reclamando, e assim por diante.
É a isso que se denomina apagar incêndio: a desorganização, pressa, e excesso de coisas por fazer e consertar, entende?
Quem criou essa analogia com certeza desmereceu o trabalho planejado, organizado, qualificado, estruturado, arriscado, ousado e de resultado dos bombeiros.
Pois bem, e por que estou falando apagar incêncio aqui e agora? Por que é uma das maneiras mais didáticas que eu considero de mostrar o que não é, o que o que é gestão. Vou fazer isso mostrando o Método PDCA, que é o tema central desse artigo. Vamos ver:
- O que é e para que serve o PDCA
- As etapas do PDCA
- Conceitos e princípios de Planejamento
- Conceitos e princípios de Execução
- Conceitos e princípios de Avaliação
- Conceitos e princípios de Agir Corretivamente
Compreendendo o PDCA (como o PDCA pode ajudar você a gerenciar)
No artigo As cinco atribuições essenciais de um gestor – você pode!, apresentei as clássicas funções administrativas do POC3, quando pedi para você fazer uma reflexão sobre suas tividades gerenciais. Pois agora faço-lhe um novo convite. Conheçamos um método muito parecido com aquele, porém mais simples e mais prático. Aliás, como tratei no artigo Não faça da gestão algo complexo!, as melhores coisas da vida costumam ser as mais simples.
Embora o POC3 não seja difícil, Walter Shewhart, um engenheiro norte-americano especialista em controle da qualidade propôs o Ciclo PDCA, como forma de planejar, executar, avaliar e corrigir falhas de processos. Mais tarde Edwards Deming disseminou o PDCA, seguido por Kaoru Ishikawa. Mas o que é o PDCA?
É simples. O P-D-C-A é um Método de gerenciamento que classifica as funções de um gestor em quatro:
- P de Planejar (Plan em inglês)
- D de Executar (Do em inglês)
- C de Checar, ou Avaliar (Check em inglês)
- A de Agir (Act em inglês)
Por mais que se tenha tentado utilizar traduções, as quatro letras originais P-D-C-A acabaram prevalecendo. É como algumas palavras “mundializadas” como Marketing, Know-how ou Wifi.
E não precisa ficar complicando, com conceitos e metodologias novas, inovadoras e às vezes arrasadoras. Coloque em prática o PDCA, e você terá resultados positivos. Vamos ver em que consiste cada etapa.
Você pode ver cada etapa em detalhe acessando os artigos individuais, conforme links abaixo:
- P de Planejar (Plan em inglês)
- D de Executar (Do em inglês)
- C de Checar, ou Avaliar (Check em inglês)
- A de Agir (Act em inglês)
Prezado professor Kleber Nóbrega, o artigo é simplesmente, excelente. De forma clara e concisa é apresentado este método eficaz de gerenciamento das rotinas do nosso dia a dia.
O que sempre me chama a atenção é que o planejamento é essencial para o sucesso de quaisquer atividades que nos propomos a fazer. Ele minimiza e muito a questão dos riscos, desperdícios, retrabalhos, etc. Mais do que nunca as lideranças, sejam elas, na família, nas escolas, nas empresas, etc. devem destinar recursos (tempo) para esta atividade crucial.
Como bem afirmou Vicente Falconi: ” se gerenciar é perseguir resultados, não existe gerenciamento sem método”. O método é colocado com a essência do gerenciamento, e neste caso, o PDCA, é este método. Ele é o caminho para alcançar o resultado desejado.
Gostaria muito que você continuasse abordando este tema no seu blog.
Mais uma vez… PARABÉNS.
Grato, Emerson. Brevemente teres mais artigos sobre o assunto. E adiante, um livro será lançado…
Olá Professor Kleber, sou aluna de Jomar e estou cursando o 1º período de Administração na Estácio de Sá – Recife. Por indicação do professor Jomar vim visitar o seu site e ler o seu artigo, fico muito grata, pois através dele entendi facilmente as etapas do PDCA.
Ótimo artigo Prof. Kleber.
Este artigo esta explicando muito bem as 4 etapas do PDCA. Quando fala sobre os gestores que trabalham apagando incêndio, me lembra da cultura do “sair fazendo”, onde os gestores não conseguem se planejar e acabam realizando as tarefas no decorrer que vão surgindo. Trabalhando dessa forma o problema nunca é solucionado, pois sua causa não é tratada.
Valeu, Pomolly. Muito grato por seu comentário!
Dr Kléber, brilhante o artigo!
Nos faz refletir sobre como agimos no dia-a-dia.
Se gerenciamos com as etapas do PDCA de forma sistemática para alcançar bons resultados.
Muito importante mesmo esse artigo!!!
Parabéns!!!
Pois é Elijara. O PDCA é tão simples de entender, que nos anima a incentivar amplamente o seu uso!!! Grato pelo comentário…
Professor Kléber, o Sr. foi extremamente feliz ao fazer esta analogia dos bombeiros com o apagar incêndio e o PDCA. Perfeito!
Exatamente assim, vejo no dia a dia, lideranças atarefadas, lotadas de atividades, constantemente sem tempo.
Particularmente, busco sempre me programar, me planejar. Procuro planejar minhas atividades desde o momento em que acordo até a hora de retornar para casa novamente.
Ao realizar esta leitura, a todo momento me veio à tona o livro “a tríade do tempo” de Christian Barbosa, onde o autor relaciona atividades que são urgentes, importantes e circunstanciais. Será que os gestores estão realizando as atividades importantes ou as urgentes e circunstanciais?
Certa vez li que planejar é gerenciar, frase na qual sou totalmente de acordo.
Obrigado pela leitura, professor.
Abraços.
Grato, Jarlyson, pela contribuição!
Excelente texto, logo no comecinho relembrei uma época em que trabalhava com um Gestor que apenas apagava incêndio, que tudo o que ele pediu era pra ontem… me fez perceber o quanto isso é prejudicial para equipe e a empresa, pois o problema é tratado, mas, a causa não. Com o estudo do PDCA podemos tratar as causas do problema e evitar o corre corre durante o nosso dia a dia.
Valeu, Rafaela…
Grato pelo comentário, Rafaela…
Grato pelo comentário…
Bom meu amigo e professor Kleber, a introdução ao PDCA ficou excelente… esta primeira parte ficou bem mais fácil, em minha percepção, de sua assimilação.
Pude analisar o artigo anterior na sua íntegra, mas agora, ficou mais fácil a sua compreensão e aplicação. Até para fazer recapitulação e transmitir para as equipes nas empresas fica mais fácil.
Amanhã vou refazer a leitura com a equipe e começar a utilizar nos processos da empresa.
Mais um vez parabéns pela excelente publicação.
Grato, Emerson, pelo comentário. Bom saber que você vai discutir com sua equipe…
Olá professor Kleber,
Sou aluna do professor Jomar Neto e foi por indicação dele que cheguei a este artigo, depois de lê-lo, fico extremamente grata ao Jomar por ter indicado o blog, em especial este artigo, e à você, por esta transcrição de conhecimento de forma tão simplificada e objetiva, posso afirmar por experiência própria, que este tipo de administração beira ao fiasco se não for corrigida, pois na empresa em que trabalho atualmente, existia este modelo de gestão, que se não tivesse sido corrigido, a empresa teria falido, pois trata diretamente com clientes e fornecedores e por falta de planejamento estratégico e operacional, não conseguia dar conta da demanda.
Seu artigo foi escrito de maneira excelente, Obrigada.
Grato, Nicole, pelo feedback e pelo comentário. Bom saber que gostou!!!
Bom dia, professor! Otimo texto. Sou aluno do professor Jomar do curso de Administração da faculdade Estácio Recife.
Grato, Cesar. Sempre é bom receber feedback. Sendo aluno do Prof Jomar, sinto que vocês estão bem assessorados…
Excelente artigo , obrigado professor pude compreender com clareza e tive as respostas de todas as minhas dúvidas. Sou aluno de Administração da Estacio Recife o professor Jomar Neto indicou o seu blog para turma. Parabéns pelo texto altamente explicativo.
Grato, Carlos. É muito bom receber comentários sobre artigos que escrevemos…
Muito bom o texto, professor! Esclarecedor e completo.
O uso do PDCA ajuda e facilita toda a minha atividade dentro da organização. A utilização dessa ferramenta é essencial para o desenvolvimento da equipe e das atividades que a mesma realiza.
Sou também aluna do professor Jomar da Faculdade Estácio do Recife e estamos analisando seu texto para maiores compreensões na sala de aula. Obrigada pelo maravilhoso artigo!
Professor venho lhe parabenizar pela excelente abordagem sobre o método PDCA, de forma pertinente e de fácil compreensão. A utilização de situações do cotidiano na explicação facilitou muito a compreensão. Sou aluno do professor Jomar, do curso de Administração da Estácio Recife. Agradeço ao senhor pela contribuição do seu conhecimento, ajudou-me bastante.
Artigo muito esclarecedor professor Kleber, conteúdo excepcional, de fácil entendimento. Sou aluna do professor Jomar da faculdade Estácio Recife,estou cursando o primeiro período do curso de Administração e esse artigo com certeza me auxiliou bastante. Esse é um dos assuntos que estão sendo abordados nesse período, e seu artigo veio a complementar. A introdução do método PDCA a uma gestão só tende a agregar valores. Obrigada pelo artigo!
Olá Carla. Agradeço pelo feedback. Vejo que o Professor Jomar, além de transmitir bons conteúdos, estimula os alunos a uma postura de educação, reconhecimento e atenção. Parabéns pelo professor. E parabéns pelo seu empenho…
Excelente assunto,relatando o cotidiano de um gestor, onde relata os princípio fundamentais da administração. Excelente artigo, parabéns pelo conteúdo abordado!
Grato, Valnez, pelo feedback.
Boa noite professor! Trabalhamos seu conteúdo na aula de gestão da qualidade na faculdade Estácio do Recife com o professor Jomar e foi bastante esclarecedor sobre as dúvidas que havíamos tendo. Obrigado!
Bom dia professor! O seu conteúdo foi ótimo para o nosso aprendizado sobre o PDCA, com palavras simples e bem objetivo, o texto é ótimo e bem feito. Digo muito obrigado por mim e por todos da minha sala. Curso Administração da Faculdade Estácio do Recife, prof Jomar Neto.
Boa noite, Professor Kleber Nóbrega! Muito grata pelo excelente assunto abordado neste post, pelo auxilio que está proporcionando a nós alunos de Administração principalmente. Também sou aluna do Professor Jomar na Faculdade Estácio do Recife, conheci este blog através dele. O mundo virtual precisa de mais pessoas que queiram passar seus conhecimentos, e conteúdos relevantes como os seus neste blog. Abraços!!!
Grato, Tamires. Além de escrever bem, você passa uma energia positiva. Abraços ao Professor Jomar!!!
Boa tarde Kleber Nóbrega, sou aluna de administração da Estácio do Recife do professor Jomar e vim conferir seu material sobre PDCA e achei excelente e super interessante. Parabéns !
Grato, Willyane!