Advogado gestor?
Se você é Advogado e tem preocupação com a gestão de sua carreira e de seu escritório, este artigo lhe será muito útil.
Porém, se você não é Advogado, mas sente que a forma como está conduzindo seu trabalho, profissão, escritório, consultório, clínica, empresa, também poderá tirar proveito deste artigo, pois muito do que escrevo aqui serve para todo e qualquer tipo de profissional liberal, como médico, psicólogo, fonoaudiólogo, arquiteto, engenheiro, contabilista, entre outros.
De modo geral, na formação desses profissionais, à exceção dos Administradores, não são disponibilizadas disciplinas sobre Gestão, Planejamento, qualidade, empreendedorismo, marketing, vendas, Finanças, entre outras.
A imagem a seguir mostra uma pesquisa que fiz recentemente, em um evento sobre gestão em escritórios de advocacia, que contou com a presença de cerca de 250 advogados. Na ocasião, fiz a seguinte pergunta aos participantes:
Quantas disciplinas de gestão você teve em seu curso de Direito?
Os números falam por si, e talvez por esse motivo tivemos a presença de grande número de participantes.
Os números apresentados na pesquisa mostram, de certa forma, o interesse tardio, mas verdadeiro, dos advogados em conhecer e adotar princípios e ferramentas para a gestão de seus negócios.
Mas, para fazer gestão, um dos temas importantes é refletir e discutir sobre uma estratégia, a fim de que a gestão possa ser mais efetiva.
Advogados costumam fazer bons cursos, adquirir boa formação, e procurar ter um bom desempenho profissional. Mas para que?
Tantas vezes um advogado se associa a um escritório consolidado, renomado e apreciado, mas fica meio se perguntando se trabalhar ali vai lhe levar a algum lugar em termos profissionais.
Vale a pena estar aqui? Não estou sendo subutilizado? Será que minha carreira está evoluindo?
Por quantas vezes um escritório formado por advogados conhecidos, reconhecidos e bem sucedidos, mas não conseguem alcançar maiores e melhores resultados, enquanto sociedade, e ficam se perguntando até que ponto é interessante manter aquela sociedade.
Será que estamos sabendo aproveitar as oportunidades de mercado da membro forma? Não poderíamos estar em outra posição bem melhor do que a que estamos?
O pensamento estratégico
Estes dilemas levam a uma importante questão:
Será que estamos trabalhando numa estratégia adequada?
Mas, para discutir essa questão, faz-se importante discutir o que é uma estratégia, o que é algo estratégico.
Embora seja um termo muito utilizado, sua compreensão nem sempre é desprovida de erros conceituais, o que pode, muitas vezes, levar a uma utilização inadequada.
Afinal, é frequente se confundir estratégia com algo importante, algo inteligente, esperto, planejamento, organização, futuro, crescimento, metas, boa execução.
Por isso, trilhei, com aquele grupo, um caminho no sentido de compreender o que é uma estratégia, quando é que algo é estratégico.
E coloquei então, a seguinte questão:
Quais os três principais problemas que você enxerga em seu escritório de advocacia?
Esta questão aberta, gerou as seguintes respostas:
A frequência com que cada problema era citado levava ao aumento no tamanho da fonte. Assim, a imagem mostra que os problemas mais citados foram: gerenciamento, gestão, infraestrutura, cobrança, tempo, feedback e captação de clientes, sendo este último o campeão.
Não era intenção, e por isso não entrei no mérito do problema de cada um respondente à pesquisa. Apresentá-los aqui, entretanto, permite ao leitor uma avaliação de suas próprias dificuldades em reação a uma quantidade maior de colegas de profissão.
Estou pensando estrategicamente?
Mas, a partir desta enquete sobre os principais problemas de vários escritórios de advocacia ali representados, discuti os conceitos de estratégia, tática e operação, para que cada participante pudesse fazer uma classificação dos problemas por si apontados.
Basicamente apresentei que:
- Um problema é estratégico quando afeta boa parte ou todo o escritório, leva um tempo longo para ser resolvido, e sua solução depende de decisão de quem dirige o escritório, seja um ou mais sócios;
- Um problema é tático quando afeta um departamento do escritório, leva um tempo não muito longo para ser resolvido, e sua solução depende de decisão de quem gerencia aquele departamento, ou seja, não envolve a direção;
- Um problema é operacional quando afeta um setor, um serviço, ou mesmo apenas uma atividade do escritório, leva um tempo curto para ser resolvido, e sua solução depende de decisão de quem supervisiona aquele setor, serviço ou atividade.
Solicitei, assim, que cada respondente classificassem os três principais problemas de seu escritório, em termos de problemas estratégico, tático ou operacional.
Os resultados foram:
O que isto nos diz?
Primeiramente, gostaria de registrar que este perfil de respostas, para este tipo de enquete, é muito frequente.
A leitura permite verificar a incidência de problemas operacionais, previamente apontados como os principais problemas de um escritório.
As respostas estão erradas? Você pode estar se perguntando.
Não se trata de certo ou errado. Trata-se, sim, de fazer uma reflexão sobre se realmente cada advogado está raciocinando estrategicamente.
Se você entende que os principais problemas de seu escritório são problemas operacionais, isto é, problemas localizados, não tão complexos, que podem ser resolvidos rápido, e não tem sido solucionados, o que está faltando é, possivelmente, muito mais, decisão e vontade do que capacidade e recursos.
O que é uma estratégia?
Para apresentar o conceito de estratégia, nada melhor do que trazer o conceito de objetivo, e, através da diferença entre objetivo e estratégia, deixar bem claro o que é uma estratégia.
- Objetivo é um alvo a ser alcançado.
- Estratégia é o caminho para alcançar o objetivo.
Objetivo é um alvo a ser alcançado!
Estratégia é o caminho para alcançar um objetivo!
Para que ter uma boa estratégia? Por que?
Mas, se é assim, como então posso definir uma estratégia para o meu escritório? Você pode se perguntar.
Apresento a seguir os 14 passos para definir e implantar uma estratégia para o seu escritório.
Os 14 passos para fazer definir uma estratégia em seu escritório de advocacia
- Reúna as pessoas com poder de decisão no escritório. Deixe claro os conceitos de objetivo e estratégia.
- Identifique os principais objetivos para o escritório. Isto pode ser feito a partir da identificação dos principais problemas do escritório. Para isto você pode, juntamente com seus pares, relacionar os principais problemas, problemas estratégicos, do escritório. Para cada problema estratégico, estabeleça um objetivo, que vá solucionar o problema.
- Para cada objetivo, defina um caminho para alcançá-lo.
- Reúna os objetivos definidos e estabeleça um grande objetivo que represente ou incorpore todos os outros objetivos.
- Se possível, use o conceito de Visão de Futuro para definir o grande objetivo. Estamos falando da mesma coisa. E se vocês já têm uma Visão de futuro definida para o escritório, reflita, discuta, questione, com os seus sócios e gestores, esse objetivo maior, e seu relacionamento com os demais. Discutam se ele é de fato, o objetivo que irá levar o escritório aonde vocês querem chegar.
- Para esse grande objetivo (ou Visão de Futuro), defina o caminho para alcançá-lo. Pode ser que você precise relacionar mais de um caminho, mas é importante que não sejam muitos. Se forem necessários muitos caminhos, possivelmente o grande objetivo que você escolheu não seja tão grande assim.
- Defina um prazo para o alcance do grande objetivo (ou Visão de Futuro).
- Esse caminho, ou conjunto de caminhos é sua estratégia. Descreva-a, de modo que fique claro para todos.
- Uma vez entendida a estratégia, relacione as ações que o escritório precisará colocar em prática, para alcançar o objetivo. Para cada ação, trace planos de ação. Um bom plano de ação deve conter pelo menos: O QUE fazer, QUEM será o responsável por fazer, QUANDO deverá ser feito. É altamente desejável, mas não imprescindível, que, neste nível, de assunto, sejam definidos COMO cada ação será feita, POR QUE, e ONDE.
- Delegue, para cada responsável, autoridade para executar a acolá que lhe cabe.
- Acompanhe, pelo menos uma vez a cada dois meses.
- Avalie, identifique eventuais falhas, atrasos, defina e execute ações corretivas, faça ajustes.
- Ao fim do período definido para o alcance do objetivo. Faça avaliação, reflita sobre os acertos e erros do processo. Avalie sua estratégia, discutindo acertos e erros na execução da estratégia.
- Comece tudo novamente!
Faça alguma coisa!
O conhecimento técnico sobre assuntos jurídicos é uma competência inegociável de um Advogado. Mas para fazer mais e melhor uso desse conhecimento, o Escritório de Advocacia precisa praticar gestão, de modo a alcançar resultados superiores com conceitos, princípios e ferramentas simples e poderosas.
Por isso, convido você a conhecer o Guia Gestão Simplificada, através do artigo Como fazer Gestão Simplificada ou do vídeo Como fazer Gestão Simplificada.
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