- Você concorda que “atendimento” é tudo na vida de uma empresa?
- Ou será que o serviço é mais importante?
- Qual é a diferença entre estes dois conceitos?
Um excelente serviço (com bom atendimento). ALgo como um profissional bonito, bem vestido, sorridente, entregando um serviço bem feito
Com frequência escuto pessoas afirmando que “atendimento é tudo na vida de uma empresa”, e que o “atendimento deve ser diferenciado”. Quando escuto isso, costumo perguntar: qual a diferença entre serviço e atendimento?
Poucas vezes a resposta é adequada. Mas paira no ar algo diferente, surpreendentemente envolvente!
Aproveito o artigo do dia para contribuir com o tema.
Tudo o que uma empresa – sobretudo prestadora de serviços, faz, é serviço. Porém, aqueles serviços prestados em contato com o cliente, em que se faz necessário uma maior atenção quanto ao tratamento, é o que se deve chamar de Atendimento.
Tudo o que uma empresa de serviços faz é serviço
O significado de Atendimento tem a ver com: atender, dar atenção a, despachar.
Portanto, atendimento deve ser relacionado com a atenção dispensada a alguém, cliente ou não, em que podemos (e devemos) dar o melhor tratamento possível.
Neste sentido, valem expressões como respeito, carinho, educação, polidez, cuidados, acolhimento, entre outros.
Mas daí a dizer que atendimento é tudo vai uma grande distância.
Serviço é tudo! Isso sim.
O serviço prestado diante do cliente é ATENDIMENTO
Imagine uma empresa que presta um ex-ce-len-te atendimento, mas não presta o serviço que o cliente contratou… Já viu isto?
Não basta ser bonito, sorridente e simpático, se o serviço final, entregue ao cliente, é prestado com erro, atraso ou incompleto!
131Reflexão…
- Como os clientes de sua empresa estão sendo atendidos?
- Ainda que esteja sendo atendidos com respeito, atenção, e agilidade, estão recebendo o serviço que esperavam?